Quando o refrigerante está gelado, o "gás" (que realmente é um íon, o bicarbonato= HCO3-) está dissolvido na água do refrigerante. Aumentando-se a temperatura, o que significa aumentar a velocidade das partículas do refrigerante, ocorre a reação do bicarbonato com a água, produzindo o gás, CO2.
H+ + HCO3- + H2O -> CO2 + 2H2O
A velocidade das moléculas de CO2 é maior do que a atração pelas moléculas do líquido (que já é pequena, pois ele é apolar) e ele evapora. Assim, diz-se que o refrigerante perdeu o gás.
2006-12-23 00:44:22
·
answer #1
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
0⤊
0⤋
Existe uma coisa chamada segregação.
O gás está no refrigerante na forma do ion bicabornato como disse a vovó e quando congela a agua tende a se congelar sozinha (por isso é mais claro a fase solida) deixando o soluto, no caso os ions os flavorizantes e tudo mais que tem no refri além da H20, concentrados na fase liquida. Um pouco fica no gelo, mais isso nao é importante. Ai ocorre a reação que a vovó falou com maior velocidade devido a maior concentração, mas não é só isso...
Existe outra coisa chamada nucleação.
O gás, as bolhinhas que surgem no copo de chopp, cerveja, refri, sonrisal, etc precisam ter um certo tamanho crítico a partir do qual só crescem, senão elas morrem e voltam para o liquido. Uma superficie sólida em contato com o liquido facilita tudo porque só precisa de meia bolha do tamanho crítico para crescer e sair do liquido. Por isso a maioria das bolhas surgem pequeninas no fundo e nas paredes do copo, repare.(Explicar melhor isso fica pra outra hora se alguem quiser.)
Como o gelo forma-se em cristais ele gera um monte de superfícies que facilita a nucleação do gás aumentando drasticamente a velocidade da reação.
Os dois efeitos combinados fazem o gas sair do líquido e quando vc abre o refri ele vai embora, e se ainda estiver congelado um monte de bolhas surgem no gelo, acabando com o gas rapidinho.
2006-12-23 06:32:51
·
answer #2
·
answered by Tia do Batima 2
·
1⤊
0⤋
O gás é perdido porque todos os gases são regidos pela lei dos gases ideais, que prova que o gás tem compressibilidade e ocupa todo o volume que lhe é oferecido. Ex.: Todo o gás de um cilindro de 2m³ (grande) de oxigênio pode ser armazenado em uma seringa de 50mL. O que realmente se congela no caso do refrigerante é água, quando um material congela ele aproxima todas as moléculas e assim forma os cristais, a proximidade e a força das moléculas de água fazem o gás do refrigerante se concentrar numa parte que não esteja preenchida por água congelada, quando se descongela o refrigerante o gás não se mistura novamente (afinal ele ocupa o volume oferecido) por que o devido a compressão que ele sofreu uma compressibilidade e seu volume foi alterado, então quando você abre o refrigerante o gás é liberado para o ambiente.
2006-12-23 04:06:27
·
answer #3
·
answered by Eng.Quimico 4
·
1⤊
0⤋
Fácil. Ao se congelar o refrigerante, o gas nao se mistura ao gelo e ao ser descongelado. ele evapora pois nao pertence mais a condicao inicial
2006-12-23 09:21:29
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acho que é pelo seguinte fato:
Quando o refrigerante é congelado, o que congela na verdade é a própria água que existe no mesmo, tanto que aparece um monte de gelo com uma certa coloração (do refrigerante), como se fosse raspadinha, e o gás se desprende do líquido (uma reação química não reversivel apenas pelo descongelamento)..... minha teoria....
2006-12-22 18:51:19
·
answer #5
·
answered by Eric 4
·
0⤊
0⤋