Algumas pessoas associam o socialismo com ditaduras, mas não sabem que o capitalismo também financiou ditaduras brutais na América Latina, inclusive no Brasil (1964 a1985). O socialismo clássico, contido nos manuais revolucionários marxistas é simplesmente impossível de ser implantado por uma série de razões de caráter estrutural. O socialismo clássico previa o fim da sociedade de classes, o que é muito difícil de implantar por conta da rígida estrutura classista promovida pelo Estado através dos seus institutos jurídicos, e da própria reprodução ideológica já bem encimentada nas mentes de todos ,de que o mundo "é assim mesmo e não pode/deve ser mudado". Entretanto, existe uma nova forma de socialismo que levanta a bandeira do reformismo, buscando, através do aparelho do Estado, minimizar os problemas do capitalismo, através do atendimento das reivindicações de direitos como: escolas públicas de qualidade, saúde pública eficiente, aposentadoria decente, salários mais justos, diminuição da tributação para os menos favorecidos, programas sociais de relevância, proteção ao trabalho e ao trabalhador, segurança pública, etc. Dentro desse novo enfoque do socialismo, seria possível a aplicação no nosso país, como ocorre em vários países europeus...
2006-12-23 01:31:11
·
answer #1
·
answered by ... 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que além de uma utopia, é um modo de ditadura, pois o povo não tem liberdade alguma, e o povo sempre seguindo o governo mesmo gostando, sempre vive na miséria, os grandes socialistas em sua grande maioria são demagogos e déspotas, enquanto seu povo segue os conceitos do socialismo seus governantes vivem como capitalista, consumista, tomam os melhores champagnes, vestem as melhores roupas de marca, andam de carros luxuosos, comem e vivem como reis, aplicam seu dinheiro no mercado capitalista e no final viram heróis e lendas. Se o socialismo fosse cumprido realmente como deveria ser, até que poderia dar certo mas mesmo assim eu acho que que esse regime tole voce de suas idéias, sua liberdade de expressão, seu modo de viver e pensar. Apesar do que nós estamos passando em nosso país, ainda assim sou mais capitalista.`´E a minha opinião.
2006-12-23 06:30:34
·
answer #2
·
answered by francisco tadeu n 2
·
0⤊
0⤋
O Socialismo clássico é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem ao Estado, onde não existe o direito à propriedade privada e, em tese, a desigualdade social.
A expressão socialismo foi consagrada por Robert Owen em 1841, terá sido pela primeira vez utilizada com uma certa precisão por Pierre Leroux, em 1831, seguido de Fourier, 1833, depois de começar a circular por volta de 1820.
Ao longo de décadas, o chamado Socialismo realmente existente alterou profundamente a semântica do termo "Socialismo", que hoje é erroneamente associado por alguns ao totalitarismo e ao desrespeito a certos direitos humanos. O desafio que enfrentam alguns teóricos de hoje, notadamente os de orientação revisionista, é associar a idéia de socialismo à democracia (luxemburguismo) e devolver valores humanísticos em seus ideais, que apesar de serem incluídos na teoria marxista original, nunca foram postos em prática. De fato, atualmente, muitas correntes de pensamento divergem acerca do socialismo. Algumas não crêem que as experiências taxadas de socialistas (URSS sendo o maior exemplo) possam realmente ser assim consideras por não terem se mantido fiéis a proposta dos pensadores originais, outras consideram necessária a adequação do socialismo ao contexto atual, e crêem que tanto as definições dos pensadores originais como o socialismo posto em prática não se adequam à atualidade. O grande consenso que há entre essas diversas correntes de pensamento, nos tempos de hoje, é o de trabalhar para alcançar a justiça social, o que faz com que as definições clássicas de socialismo, bem como as publicações a seu respeito, sirvam mais como orientação histórica do que como "manuais ideológicos" ou definições exatas (pelo menos para a maioria dos pensadores), sendo assim alguns críticos do socialismo clássico (e aí se incluem não apenas defensores de outros sistemas político-econômicos, mas também uma significativa parcela dos socialistas modernos) acreditam que o modelo de transição proposto por Marx em sua teoria não tenha mais fundamento nos tempos de hoje.
As diferentes teorias socialistas surgiram como reação ao quadro de desigualdade, opressão e exploração que enxergavam na sociedade capitalista do século XIX, com a proposta de buscar uma nova harmonia social por meio de drásticas mudanças, como a transferência dos meios de produção das classes proprietárias para os trabalhadores. Uma conseqüência dessa transformação o longo prazo seria o fim do trabalho assalariado e a substituição do mercado por uma gestão socializada ou planejada, com o objetivo de adequar a produção econômica às necessidades da população, assim chegando ao comunismo. Tais mudanças exigiriam necessariamente uma transformação radical do sistema político. Alguns teóricos postularam a revolução social como único meio de alcançar a nova sociedade. Outros, como os social-democratas, consideraram que as transformações políticas deveriam se realizar de forma progressiva, sem ruptura, e dentro do sistema capitalista.
Entre os críticos do socialismo podemos citar o economista Ludwig von Mises, que define o socialismo como sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos de uma sociedade controla todos os outros indivíduos através da coerção e compulsão organizada. Um exemplo de governo totalitário nesses moldes foi a URSS durante o regime de Josef Stalin, cujo governo é acusado de ter provocado a morte de milhares de militantes do próprio socialismo (ver em Stalinismo).
No aspecto político, o socialismo, tal qual qualquer sistema de classes, tem um Estado para garantir o domínio da classe proprietária sobre as demais (ex.: o feudalismo tinha uma estrutura estatal que garantia o domínio dos senhores feudais; o capitalismo, tem um estrutura estatal que garante o domínio dos proprietários/capitalistas). O Estado socialista caracteriza-se pelo domínio dos trabalhadores. Mas, como todo Estado, ele tem formas diferentes de relações entre as diversas instituições . Podemos definir basicamente duas formas de regime num Estado socialista: as democracias operárias e os Estados Operários Burocráticos. As democracias operárias caracterizaram-se por um alto controle dos trabalhadores sobre a planificação econômica (controle operário); a criação de mecanismos de controle pela base; a fusão dos poderes executivos e legislativos; a revogabilidade permanente dos mandatos, indicados pelos organismos de base; a eleição direta via organismos para todos os cargos (inclusive militares), com cláusulas de impedimento de reeleição; separação do Estado e partido; ampla liberdade entre os trabalhadores para expressarem suas posições, à excepção dos casos de sublevação armada. Os regimes de Estado Operário Burocrático eram caracterizados pelo domínio de uma casta burocrática; a supressão, ou manutenção apenas na forma, dos organismos de base; a planificação por essa burocracia, sem controle operário; e alta hierarquização no seviço público; fusão de Estado e partido; supressão da liberdade de imprensa. O primeiro pode ser encontrado como experìência histórico em caráter embrionário no processo conhecido como Comuna de Paris, em 1871 e, no Estado Russo pós-revolução de outubro, até a ascensão de Stálin. O segundo, no Estado Russo a partir de Stálin, na China, Coréia do Norte, Cuba, e no Leste Europeu. É interessante observar que os dois regimes não são tão semelhantes como era de se esperar (já que ambos recebem o rótulo de socialistas) e que o Estado Operário Burocrático foi duramente criticado e rechaçado por Trotsky, um conhecido pensador socialista. Esse exemplo serve bem para ilustrar como o pensamento socialista pode tomar formas diferentes e frequentemente conflitantes.
--------------------------------------------------------------------------------
Partidos brasileiros que utilizam a denominação "Socialismo" ou "Socialista":
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade (extrema esquerda)
PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (extrema esquerda)
PSB - Partido Socialista Brasileiro (esquerda clássica)
PPS - Partido Popular Socialista (centro-esquerda) /é uma utopia , leia o que o socialismo e que na realidade! FELIZ NATAL!!!!
2006-12-22 20:49:29
·
answer #3
·
answered by Jussara 3
·
0⤊
0⤋
Sendo o socialismo a ideologia da igualdade de oportunidades para o cidadão, numa sociedade que preza a liberdade em todo o sentido, julgo que nunca poderá ser utopia mas sim a sociedade do desenvolvimento ao serviço do Homem!Claro que me refiro ao socialismo democrático ou social democracia como ela existe sobretudo nos países nórdicos. Não é por acaso que a Noruega e a Suécia são os países como o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Mundo. Nenhum país com governos de direita ou de extrema direita está incluído no grupo dos países desenvolvidos do mundo, ou pelo menos naqueles onde existe o melhor índice de qualidade de vida e onde os indicadores sociais são mais avançados !
Se pode ser aplicado ou não no Brasil, dependerá do nível de instrução e de cultura política do seu povo. Só um povo desenvolvido e culturalmente atuante pode construir uma nova sociedade mais justa!
Vamos a isso?
2006-12-22 20:04:02
·
answer #4
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
Axo bem =P
2006-12-22 19:12:04
·
answer #5
·
answered by carlitos 1
·
0⤊
0⤋