A 1ª sinfonia foi executada pela primeira vez em 1800.
Aos oito anos de idade apresentou um concerto para cravo. Em uma carta pública de 1780, Christian Gottlob Neefe afirmava que o seu discípulo, Beethoven, de dez anos, dominava todo o repertório de J.S.Bach e o apresentava como um segundo Mozart.
Em 1795 Beethoven publicou o sua primeira obra, integrada pelos Trios para piano Op. 1 (3). Obras que, como as Sonatas para piano Op. 2, mostravam a personalidade (embora não ainda o gênio) de seu criador. Esse gênio começou a se revelar só anos depois, em seu Op. 7 e Op. 10.
2006-12-22 09:09:31
·
answer #1
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
Ludwig van Beethoven (Bonn, 16 de Dezembro de 1770 — Viena, 26 de Março de 1827) foi um compositor erudito alemão do perÃodo de transição entre o Classicismo e o perÃodo romântico . à considerado o maior e mais influente compositor do século XIX. Suas 32 sonatas para piano são consideradas o "Novo Testamento da Música", sendo o Cravo Bem-Temperado de Johann Sebastian Bach, o "Antigo Testamento".
Vida ArtÃstica
A sua vida artÃstica poderá ser dividida em três fases: 1ªfase: Quando se muda para Viena em 1792, e alcança a fama de brilhantÃssimo improvisador ao piano; 2ªfase: Quando, por volta de 1794, se inicia a redução da sua acuidade auditiva, facto que o leva a pensar em suicÃdio; 3ªfase: Quando, nos últimos dez anos de vida, fica completamente surdo, impedido de executar e ouvir música, escrevendo obras abstractas que, naquele tempo, ninguém compreendia.
Ludwig van BeethovenEm 1801, Beethoven afirma não estar satisfeito com o que compôs até então, decidindo tomar um "novo caminho". Três anos depois, em 1803, surge o grande fruto desse "novo caminho": a Sinfonia nº3 em Mi bemol Maior apelidada de "Eroica", cuja dedicatória a Napoleão Bonaparte foi retirada com alguma polémica. A Sinfonia nº3 em Mi bemol Maior era duas vezes maior em duração que qualquer sinfonia escrita até então.
Em 1808, surge a Sinfonia nº5 em Dó menor - a sua tonalidade preferida -, cujo o famoso tema da abertura foi considerado por muitos como uma evidência da sua loucura.
bj...
2006-12-22 09:15:07
·
answer #2
·
answered by eu Amabile 7
·
0⤊
0⤋
A PRIMEIRA SINFONIA
Eis algumas informações interessantes sobre a primeira sinfonia de Beethoven, composta no ano de 1800, quando ele tinha 30 anos, na cidade de Viena (Itália).
A primeira sinfonia de Beethoven é uma obra de juventude (notar que, ao falarmos de juventude para Beethoven estamos nos referindo à idade de 30 anos!), que ainda apresenta um caráter eminentemente clássico, sendo inteira moldada segundo a estrutura formal das últimas sinfonias de Haydn. Embora outras sinfonias do mestre também sigam tal padrão, nesta é que notamos o quanto Beethoven dominava a composição acadêmica, pois mesmo seguindo a rígida forma-sonata, ainda nos dá alguns indícios de sua rebeldia (com muita causa) que faria, mais tarde, expandir a forma até os coros da Nona Sinfonia.
Por se tratar de uma sinfonia clássica, há poucas divergências nas leituras, em geral seguem padrões mais ou menos fixos de andamento e dinâmica. O que costuma variar de uma gravação para outra, e isso faz muita diferença em se tratando de Beethoven, é a qualidade sonora. Uma orquestra bem balanceada, uma gravação minuciosa e uma boa masterização fazem muita diferença.
As gravações clássicas desta sinfonia são geralmente encontradas em coletâneas ou caixas do conjunto inteiro das 9, sendo as mais famosas de Herbert von Karajan, Leonard Bernstein (ambos pela Deutsche, embora exista uma versão de Karajan pela EMI e de Bernstein pela Sony, qualquer uma vale), Otto Klemperer (EMI) e Eugen Jochun (Deutsche). Destas clássicas, a mais recomendada é a de Bruno Walter, pela espontaneidade da leitura, jovial e intensa (Sony).
2006-12-22 09:00:19
·
answer #3
·
answered by Francisco P 4
·
0⤊
0⤋