Ora, se a própria Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que ninguém deve ser discriminado por sua cor, religião, classe social ou mesmo idioma, por que razão Organismos Internacionais ainda priorizam apenas umas poucoas língua de trabalho em detrimento de todas as outras? É isso o que se chama de Democracia Linguística? Enquanto somente "seletos" países tem sua língua falada em reuniões de cúpula, todos os demais devem "democraticamente" se submeterem a traduções simultâneas (horrorosas por sinal) além de gastarem quantias colossais para tradução de documentos vários... É isso justo? Assim, sendo o Esperanto uma língua já plenamente viva e de eficácia comprovada, por que motivo nós preferimos trocar o nosso português pelo inglês, em vez de inteligentemente nos utilizarmos de um instrumento neutro de comunicação??
2006-12-22
07:56:31
·
11 respostas
·
perguntado por
LeonKappa
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Idiomas e Línguas
http://raporto.info/brazilo/?p=50
2006-12-22
07:59:26 ·
update #1
Porque o Esperanto ainda não é uma grande fonte de oportunidades de negócios, empregos e renda.
Como estamos vendo o nascimento, aqui e ali, de empresas que adotam o Esperanto como língua de trabalho, é só dar tempo ao tempo para que esse tendência se fortaleça, com um grande crescimento do números de empresas no âmbito da economia intra-Esperanto.
Assim que começarem a surgir em maior escala oportunidades de negócios e empregos para quem souber Esperanto, ele vai deslanchar, porque não existe solução melhor para a comunicação internacional que essa genial língua planejada.
2006-12-22 10:40:19
·
answer #1
·
answered by Vallef 1
·
0⤊
0⤋
Dentre as línguas artificiais criadas com o intuito de servir como língua franca de comunicação internacional, o esperanto foi a que obteve o maior sucesos, sendo falada por centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Mas o próprio esperanto é fruto de elementos de discriminação, já que seu vocabulário é composto prioritariamente com fontes de línguas indo-européias ocidentais. O que será que, por exemplo, os mais de um bilhão de chineses pensam disso?
O esperanto tem uma comunidade internacional de praticantes bem desenvolvida, mas a sua utilização como um instrumento formal de trabalho nos organismos internacionais somente aumentaria ainda mais os problemas que você relata com relação a tradução de documentos e interpretação simultânea.
Cabe ressaltar que a existência de múltiplas línguas é um elemento de identidade cultural e que possui seu valor, cabendo se preservar os desenvolvimentos alcançados pela humanidade nesse aspecto. Nisso também há importantes esforços de pesquisadores brasileiros em sistematizar dialetos indígenas.
2006-12-22 08:09:29
·
answer #2
·
answered by Strider 6
·
2⤊
0⤋
O esperanto foi uma boa idéia, mas acho q é melhor as pessoas saberem o inglês, pois é a língua mais popular, é a "língua mundial" agora na minha opinião. Se você não fala a língua de outra pessoa, você fala em inglês
2006-12-22 08:01:19
·
answer #3
·
answered by Vinicius 2
·
1⤊
0⤋
Inglês não é a língua mais falada no mundo. A língua mais falada do mundo é mandarim (chinês) A população da china e tão grande, que mandarim se tornou a língua mais falada do mundo! Inglês é realmente uma língua usada para comunicação internacional. Mas em termos de maior quantidade de pessoas que falam, o mandarim ganha.
2016-12-18 17:50:51
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Porque em cada país existem grupos de descendentes directos dos constructores da Torre de Babel, interesados em que os povos deste planeta tenham dificuldades em comunicarse e comprenderse entre sí.
2006-12-22 22:50:27
·
answer #5
·
answered by omeirelles 6
·
0⤊
0⤋
Falta de divulgação... Não é muito fácil encontrar boas aulas de esperanto, ou cursos gratuitos, até mesmo site escrito em esperanto.
Para que algo funcione, é preciso, primeiramente divulgação em massa, caso contrário, ficará no esquecimento.
Pensei em me aprofundar no esperanto, mas não encontrei esperança para continuar.
Tudo se aprende, se no lugar de inglês, francês ou espanhol nas escolas ensinassem o esperanto, com certeza em pouco tempo haveria muito mais pessoas interessadas em aprender.
Tinha um site que eu acessava que tinha até font em esperanto, mas, acabei formatando minha HD, e perdi todos meus endereços, inclusive este, sobre esperanto... Talvez um pouco mais no futuro, volte a procurar.
Esta sua questão, já é um caminho para as pessoas saberem que existe o Esperanto... e que é uma linguagem.
2006-12-22 08:05:48
·
answer #6
·
answered by *DJ* 6
·
0⤊
0⤋
Infelizmente a questão da língua está ligada a cultura e ao histórico da população. Mesmo que você quisesse implantar uma língua "artificial" como é o esperanto, isso levaria centenas de anos e talvez nunca fosse conseguido. A rigor a única maneira de implantar uma língua é criando a necessidade dela junto ao povo. Veja o que está acontecendo com o inglês, ela não está sendo implantada pelos países de língua inglesa, mas foi se tornando cada vez mais popular a ponto de, atualmente, ser a única e verdadeira língua internacional. Porém isso aconteceu sem imposição, aconteceu pela necessidade.
2006-12-22 08:02:34
·
answer #7
·
answered by Escatopholes 7
·
0⤊
0⤋
Tem esperanto pela internet, alguém usa? É uma língua bem intencionada, mas não pegou. É mais fácil para os latinos, mas será que não é difícil para os não latinos? Pessoalmente, vi na wikipedia uma língua artificial mais fácil ainda: a "interlingua" que se parece com um italiano de ortografia simplificada.
Mas com certeza mais dificil para os não-latinos
2006-12-22 08:02:19
·
answer #8
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋
sei lá !
2006-12-22 08:01:55
·
answer #9
·
answered by Quiel 2
·
0⤊
0⤋
Porque a língua é inata das culturas e civilizações, é a forma mais crua dos homens se comunicarem.
Não adianta inventar porque não vai colar.
2006-12-22 08:01:20
·
answer #10
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋