English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem já esteve lá e nao é hipócrita conta; pra quem conhece cidade tiradentes, na periferia de São Paulo ou outra grande favela, Cuba é toda desse jeito, instalações horríveis, depredadas pelo tempo e pela falta de manutenção, o centro da cidade, toda ela é assim, exceto as áreas para turistas, que são um pouco melhor, mas um lixo também. Carros velhos da década de 40 e 50 circulando pelas ruas, sendo consertados em becos fedidos, ruas esburacadas, as pessoas têm medo de se aproximarem dos turistas, quando o fazem é para pedir dinheiro, olham para os estranhos com desconfiança, receio, medo, má vestidas, roupas surradas, desbotadas, não se vê um só cubano ou cubana, que se destaque pela elegância, uma boa roupa, bons sapatos, todos são meio-mendigos, é impressionante! tudo é feio, desgastado e pobre, horrível! - muitos velhos desdentados e em estado péssimo de aparência, parecendo doentes, perambulam pelas ruas, muitos mesmo. É a personificação da decadência, da coisa que não deu certo

2006-12-22 07:55:38 · 10 respostas · perguntado por Spectre 2 em Governo e Política Outras - Governo e Política

10 respostas

Veja bem, colega. As pessoas que falam de Cuba referindo-se a este país como se fosse um paraíso não são cubanos. Ou são funcionários do governo de Castro ou são turistas, que vão à Ilha a passeio, passam boas temporadas em hotéis de luxo, desfrutam das praias cubanas fechadas aos habitantes locais e não conhecem um décimo da realidade de vida do cubano comum. Para tipos assim, é muito fácil, assim como interessa ao regime comunista, dizer que Cuba é num lugar onde as pessoas têm acesso à saúde, à educação e onde as pessoas não passam por dificuldades para viver. Mas o que nos dizem os cubanos que enfrentaram um mar cheio de tubarões para alcançar a costa de Miami? "Que a vida em Cuba é insuportável, que só existem duas categorias de pessoas que podem viver bem na Ilha: os figuras do Partido Comunista e os turistas." E sabe quem são essas pessoas? São engenheiros, professores, desportistas, arquitectos, médicos... pessoas comuns que teriam todas as condições de dizer: "Graças ao comunismo eu consegui fazer faculdade" mas não, preferem entrar num bote e se arriscarem para alcançar no estrangeiro a digninidade que não podem ter em seu próprio país.
Ignorar a pobreza que há em Cuba só é possível a alguns porque a ideologia, que fica muito bonita nos discursos, quando lhes enche a pança e dá conforto torna possível defender até o indefensável. Por isso vc vê brasileiros derramando lágrimas de crocodilo por Fidel e o regime cubano mas nunca verá essas pessoas escrevendo uma linha sequer para denunciar os desrespeitos aos direitos humanos que ocorrem contra pessoas que discordam da situação de extrema miséria que a ditadura dos Castro as impõe. Preferem culpar o "blolqueio", obviamente essas doutas almas se "esquecem" que o "bloqueio" é conseqüência directa da política castrista para com os EUA e que nenhuma democracia, nenhum país democrático, deve se sentir obrigado a manter laços comerciais com tiranias que lhe são hostis.
Só o que nos consola é saber que nenhum déspota é eterno, e que cedo ou tarde um povo oprimido conquista sua liberdade sem que para isso precise sair de seu país e viver como exilado.
Um Feliz Natal pra vc, um abraço e tudo de bom,

Clayton.

2006-12-22 09:57:46 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 1 1

O curioso é que tá cheio de aloprados aqui que dizem ser contra a ditadura mas apoiam esse ditador tirano que é o muribundo do Castro. Não é uma grande hopocrisia?

2006-12-22 12:17:08 · answer #2 · answered by nunnys 7 · 1 0

Será que nos tempos "democraticos'' de Fulgêncio Batista eram melhores??

2006-12-22 08:05:49 · answer #3 · answered by Sousa 5 · 1 0

united statespensamentos para você: Errar é humano, mas também é humano perdoar. Perdoar é próprio de almas generosas. Platão ============= Errar é humano; perdoar, divino. Alexander Pope ============= O maior erro do ser humano, é tentar tirar da cabeça aquilo que não sai do coração desconhecido ============ Insistir no erro faz parte da mediocridade de se pensar humanamente. mc LUZ!

2016-12-18 17:50:50 · answer #4 · answered by ? 4 · 0 0

São uns alienados mentais..elogiam porque não vivem lá.Alem de tudo isso.. o povo não tem direito a informação. triste né?.

2006-12-22 13:17:37 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Realmente é um paradoxo. Para eles, o Chile está errado porque dá certo, e Cuba está certa porque dá errado, vai entender...

Eu conheço um site aliás (da Austrália) onde dá para se ter uma boa idéia dos países, é muito show: trás números, um monte fotos, verbetes, notícias, etc... Cuba é muito mal citada nesse site http://www.emporis.com/en/, e as imagens fazem jus à crítica.

O que impressiona são as skylines das cidades americanas.

Antes de conhecer o site quando ainda era mais novo, pensava que lá fosse como aqui, tinha até esse costumezinho medíocre de cultuar o antiamericanismo sem mais nem menos. Conforme fui crescendo, me informando melhor, e conheci o site (que trás inclusive os preços das construções, pontes, arranha-céus, etc), minha visão nesse sentido mudou completamente.

Só para se ter noção, o PIB do Texas, sozinho, é quase maior que todo o Produto Interno Bruto do Brasil - isso é algo impressionante se levado em conta que trata-se de uma região quase desértica e de um Estado do tamanho Mato Grosso do Sul.

Eles são adimirávei pelo que tem de bom e detestáveis pelo que tem de ruim, no final das contas, ficam muito mais coisas boas a serem relevadas do que esses eventuais desvios (como o do atual governo Bush por exemplo) que em qulquer país do mundo as vezes acabam ocorrendo. Esse é o meu ponto de vista.

2006-12-22 08:50:55 · answer #6 · answered by Almirante Kirk 3 · 0 0

O problema não são os elogios, ou os xingamentos, o que me deixa abismado é a grande preocupação com uma ilha tão pequena

2006-12-22 08:13:05 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O povo cubano se adaptou a sua realidade,isso é capacidade de qualquer povo em qualquer cultura,conceituada boa ou ruim,as pessoas de nossa cultura são estressadas ao máximo e se adaptam a ela(a maioria),não é diferente em Cuba.

2006-12-22 08:03:58 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Claro que todas as ditaduras são más. Mas quando era o Fulgencio Batista e todo o povo era escravizado em benuficio de poucos e sobretudo dos interesses americanos, poucos vozes se levantaram.
Hoje, o povo cubano sofre mais com o estúpido embargo da USA do que com o regime, ao ponto de ser consensual que se não houvesse embargo, talvez o regime já tivesse evoluído para uma democracia. Assim, cerram os dentes em torno do seu líder, como raiva não contida contra o imperalismo da América que os atrofia.
Lembro apenas que nem tudo é mau: Cuba, entre outras coisas e perante muitas dificuldades, tem dos melhores médicos do mundo, não possui analfabetos e o povo tem um élevado nível cultural médio. Talvez outros países governados pela direita fascista - também ditaduras - não possam dizer o mesmo!
Vamos acabar com o embargo a esse povo mártir, que ele acabará por se saber governar em liberdade, sem perder os seus ideais de solidariedade !

2006-12-22 12:34:55 · answer #9 · answered by R Campos 5 · 1 2

Onde há ditadura, de direita ou esquerda: povo é mero detalhe.

Fulgêncio Batista, Fidel Castro, Militares, no futuro Chavez. Tanto faz!!!

A ditadura é uma estupidez!

2006-12-22 09:10:54 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers