English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não vale dizer que cabelo é na cabeça e pêlo é no corpo, eu quero saber se existe alguma diferença biológica entre os cabelos e os pêlos corpôreos, e se não tem, pq dos nomes diferentes!?!?

2006-12-22 07:05:22 · 10 respostas · perguntado por Andre M D 5 em Ciências e Matemática Biologia

10 respostas

Pêlos são apêndices filiformes de origem dérmica e formados por queratina, que cobrem a pele dos mamíferos, fornecendo-lhes proteção contra as diferenças de temperatura. Ou, tão-só, são hastes queratinizadas formadas pelo folículo piloso.

Sua espessura é a mais variada possível: varia de alguns centésimos de milímetros até 0,03 mm (nas barbas e sobrancelhas). A espessura do pêlo varia também em função da etnia: é mais espesso na etnia negra, menos espesso na etnia amarela e extremamente mais fino na etnia branca.

A cor dos pêlos nos mamíferos é dada pela quantidade de melanina. A produção de melanina diminui a medida que envelhecemos. Em conseqüência disso, os pêlos podem ficar sem melanina quando envelhecemos, passando a ter a cor branca.

Nos restantes animais, os apêndices equivalentes chamam-se muitas vezes cílios (principalmente nos protozoários).

Nas plantas, as estruturas semelhantes que se encontram, por exemplo, cobrindo as folhas e caule, têm origem e estrutura diferente e normalmente denominam-se tricomas.

O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem na parte superior da cabeça do corpo humano. Diferenciam-se dos pêlos comuns pelo seu elevadíssimo número e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores (loiros, ruivos, castanhos, negros e, em pessoas idosas ou sob condições anômalas, brancos). Os cabelos crescem numa parte específica da epiderme humana denominada couro cabeludo.

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.

Índice [esconder]
1 Estrutura interna cabelo
1.1 Cutícula
1.2 Córtex
1.3 Medula
1.4 O pH do cabelo
2 Estrutura de um fio de cabelo
3 Tipos de cabelo
3.1 Anomalias da haste do cabelo
3.1.1 Tricorrehexis Nodosa
3.2 Cabelos saudáveis e cabelos danificados
4 Ver também
5 Referências



[editar] Estrutura interna cabelo
O fio de cabelo se divide em três regiões distintas: cutícula, córtex e medula.


[editar] Cutícula
Camada externa do fio de cabelo que se divide e 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.)


[editar] Córtex
Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompido através de química e sua transformação é permanente.

[editar] Medula
É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.


[editar] O pH do cabelo
O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH = 6,1). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.


[editar] Estrutura de um fio de cabelo

Estrutura de um fio de cabelo.A estrutura de um fio de cabelo é composta dos seguintes partes,

fio de cabelo
superfície da pele
sebo
folículo capilar
glândula sebácea

[editar] Tipos de cabelo
Secos: como o couro cabeludo tem pouca oleosidade, os fios acabam ficando ressecados, quebradiços e sem brilho.
Normais: não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável, só que, infelizmente, são raros.
Oleosos: basta um dia sem lavar que eles já ficam com aspecto sujo, oleoso, pesado. Isso ocorre porque glândulas sebáceas têm atividade excessiva. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.
Mistos: possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar.

[editar] Anomalias da haste do cabelo

[editar] Tricorrehexis Nodosa
Todo o comprimento da haste do cabelo (sobretudo na proximidade das pontas), encontramos a presença de verdadeiros nódulos, oriundos de uma alteração tanto longitudinal como transversal da secção curtical.


[editar] Cabelos saudáveis e cabelos danificados
Cabelos saudáveis: cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Cabelos danificados: apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.
Ausencia de melanina

Uma família de albinos em pintura para exposição, usualmente é fato curioso para a população por ser um fenômeno pouco comum.Nos humanos a falta de melanina nos cabelos é provocada por uma doença denomindada albinismo.[1]

2006-12-22 09:44:59 · answer #1 · answered by =) 4 · 0 0

a diferença é somente biológica, sendo que os pêlos crescem somente na puberdade e cabelos crescem a vida toda.

2006-12-22 16:01:09 · answer #2 · answered by aparecido a 1 · 0 0

Vistos ao microscópio, são primos. A diferença é sobretudo biológica: os pêlos crescem principalmente na puberdade, enquanto que os cabelos crescem desde o nascimento. Mais tarde, os cabelos (sobretudo nos homens) verão a sua queda acelerada, mas não os pêlos.

Note-se que em algumas línguas, a mesma palavra designa o pêlo e o cabelo (por exemplo, hair em inglês).

2006-12-22 15:36:54 · answer #3 · answered by fabiojl82 1 · 0 0

Tem diferença, sim. Eu não saberia definir biologicamente o que faz a diferença, mas cabelo cresce indefinidamente e pêlo só cresce até o tamanho determinado geneticamente. Assim, cabelo da cabeça é cabelo, barba é cabelo, cabelo das pernas, braços, axilas, pubis, etc. é pêlo. Espero ter respondido pelo menos parcialmente sua pergunta.

2006-12-22 15:28:23 · answer #4 · answered by lilinha32 7 · 0 0

Os cabelos são mais espessos, os fios são mais grossos, entendeu?

2006-12-22 15:21:41 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

[Pê]lo é da [pe]le; [cabe]lo é da [cabe]ça.
O problema é descobrir de onde é o Rabelo...

2006-12-22 15:21:40 · answer #6 · answered by Xiquim 7 · 0 0

Por convenção, cabelo é quando nasce no couro cabeludo, parte superior da cabeça. São pêlos com algumas características peculiares, como pelo padrão de crescimento e pela alta concentração.

A função do principal do cabelo é regular a temperatura do cérebro, matendo aquecido no frio e fresco no calor.

Demais pêlos são distribuídos pelo corpo, também com concentrações típicas, como nas axilas e virilha. Há uma carga genética que indica volume e dispersão desses pêlos, geralmente vinculada a um complexo processo de seleção natural pelo qual a humanidade teve que se adaptar aos ambientes para sobreviver.

2006-12-22 15:11:45 · answer #7 · answered by Strider 6 · 0 0

na minha opinião... o pêlo é mais fino e tem menas proporção..
já o cabelo é + grosso e em maior quantidade...

só q até hj não entendo pq o cachorro tem pêlo e não cabelo?!rs

bjos ma!

2006-12-22 15:11:32 · answer #8 · answered by caroline 1 · 0 0

Biologicamente talvez não exista grande diferença, salvo o maior índice de crescimento daquilo que se convencionou chamar cabelo. Se cabelo valesse alguma coisa, nascia dentro da cabeça, e não fora dela. E certas partes do corpo não teriam. Boa sorte!

2006-12-22 15:08:36 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Biologicamente falando, meu caro, é a mesma coisa.

O nome diferente é uma maneira popular usada para diferenciar o local. Por exemplo, dizemos BARBA para especificar pelo no rosto, pels púbicos para os lugares íntimos e CABELO pro da cabeça. =]

2006-12-22 15:08:05 · answer #10 · answered by Cayo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers