Ainda circula pela internet a absurda noticia de que nos EUA existe um livro didático que ensina que a Amazônia não é brasileira e pertence a comunidade internacional, chegando inclusive ao absurdo de mostrar páginas do livro com um mapa do Brasil sem a Amazônia.
Já pesquisei e me informei a fundo e é mais uma lenda da internet. Não acreditem, pois não tem fundamento.
Mas para alguns, e eu estou inserido neste contexto, é preciso a pessoa mesmo constatar isso. É bom, pois aprofunda nosso senso critico.
Então aí vão as informações sobre este assunto e tire suas próprias conclusões:
O livro An introduction to Geography - Uma introdução à Geografia, em português -, do autor David Norman, adotado por escolas americanas, destaca, na sua página 76, que “Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas”.
Na página que se refere a América Latina, um mapa ilustra o texto com parte da Floresta Amazônica presente em vários países, entre eles o Brasil, demarcada como sendo a PRINFA (Primeira Reserva Internacional da Floresta Amazônica).
O texto que acompanha a ilustração informa que a criação da PRINFA “se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na América do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada de países irresponsáveis, cruéis e autoritários”.
E tem mais: “O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que países latino-americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras de exploração”, observa o texto escolar.
Agora vejam alguns links com informações a esse respeito:
http://www.quatrocantos.com/lendas/54a_amazonia_finraf.htm
http://www.iis.com.br/~cat/goldenlist/novo-hoax-amazonia.htm
http://www.e-farsas.com/corrente_amazonia.htm
Vejam a versão da Embaixada do Brasil em Washington:
http://www.brasilemb.org/cultural/cultural_amazon1.shtml
Pra completar a farsa, vejam o que diz um dos mais comfiáveis sites de criticas jornalistas do Brasil, o Observatório da Imprensa a esse respeito:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp14102003992.htm
2006-12-22 07:02:53
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Claro que sim...mais uma lenda disseminada pela internet.
Veja detalhes em http://www.quatrocantos.com/lendas/54f_amazonia_finraf.htm
Mas com existe quem acredita em qualquer coisa que lê, mesmo que não tenha base nenhuma...
É o tipo de pessoa que vem no Y!R saber se está grávida.
2006-12-22 14:50:25
·
answer #2
·
answered by Strider 6
·
1⤊
0⤋
Só há uma solução para quem quer comer um bolo daqui a alguns anos.. é come-lo hoje... e não deixar nada, a não ser migalhas.
Devemos então ocupar a Amazônia o mais breve possível deixando reservas florestais... eles e os europeus sempre fizeram isso. Os EUA não têm florestas.. só reservas e com muito poucos indios.
2006-12-22 14:58:43
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O BRASIL SOB O COMANDO DOS CIVIS,PASSOU A SER "O PAÍS DE TODOS".
EM UM PÁIS QUE VALE TUDO,TUDO PODE ACONTECER.
2006-12-22 14:57:12
·
answer #4
·
answered by Agata L 5
·
0⤊
0⤋
A È? Os Americanos vão entrar mesmo de " Sola" se ninguem fizer nada... Aliás já entraram né?
2006-12-22 14:51:57
·
answer #5
·
answered by teteia 4
·
0⤊
0⤋
E o que tem isso? O Brasil nunca foi nosso. Todos os pesquisadores, missionários etc. estrangeiros que estão no Brasil têm objetivos bem diferentes dos que declaram. Eu poderia citar de memória umas 20 entidades que dizem ser uma coisa e são outra. Sabe quem não pode degradar a Amazônia? Só os brasileiros. E não fique revoltado. Quando você nasceu já era assim e quando morrer vai continuar sendo. Boa sorte!
2006-12-22 14:51:15
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋