O Sul do Brasil é mais alfabetizado, mais trabalhador, mais desenvolvido, mais empreendedor, tem os melhores índices de desenvolvimento, qualidade de vida, enfim. Paga também muito mais impostos que o Norte, não era de se esperar que recebessem mais recursos também? Mas não é o que ocorre.
Ao invés do governo premiar os estados que conseguem bons resultados, TAXA mais ainda, enquanto os nordestinos são BONIFICADOS com uma quantidade cada vez maior de verbas.
E o presidente Lula promete expandir o assistencialismo.
Isso está certo?
(Se responder informe seu estado).
2006-12-22
04:41:21
·
42 respostas
·
perguntado por
Almirante Kirk
3
em
Governo e Política
➔ Outras - Governo e Política
Para quem não entendeu que eu estou retratando a geografia de forma GENÉRICA, é SUL: abrangendo as macroregiões "Sul+Sudeste" e, NORTE: abrangendo as macroregiões "Norte+Nordeste".
2006-12-22
05:09:41 ·
update #1
Ninguém "precisa de ajuda", o que as pessoas precisam é de oportunidades. Meu avô por exemplo, é alemão, veio morar aqui no interior de Santa Catarina (Forquilhinha) no início da década de 30 junto com outros imigrantes sem nada no bolso. Nunca recebeu "bolsa-família", mas nem por isso deixou de crescer na vida - começou plantando arroz, criando suínos, trabalhando, enfim: correndo atrás. Hoje ele possui uma cooperativa que leva seu nome (Junckes), e têm a felicidade e o orgulho de dizer que conseguiu prover formação e estudos para todos os seus filhos.
2006-12-22
05:14:40 ·
update #2
Não estou sendo discriminador nem preconceituoso - mesmo porque, não fui eu quem pré estabeleceu estes conceitos que aí estão – só não acho justo essa política paternalista governamental, é desestimulante. O sucesso do bolsa-família não tem que ser medido pelo número de cidadãos que INGRESSAM no programa, mas sim pelo número que SAI, no entanto, Lula não tem sequer projetos para encaminhar essas pessoas para uma vida autônoma. O bolsa-escola, implementado inicialmente no DF pelo ex-Ministro e ex-PTista Cristovam Buarque (e copiado por quase vinte países no mundo obtendo até menção honrosa da ONU), é muito anterior a esse atual governo infelizmente acabou tomando outros rumos empacotado sob a égide do "Bolsa Família", perdeu com isso o sentido das contrapartidas - e essa foi uma das minhas grandes decepções acerca desse desgoverno.
2006-12-22
05:18:53 ·
update #3
Sou de Santa Catarina.
2006-12-22
05:19:42 ·
update #4
Já estive aí SIM! Foi em Porto Seguro, durante as férias em 2004 e me lembro muito bem. Axé Moa em plena terça-feira e a praia estava LOTADA, eu perguntei para um baiano: "É todo dia assim?" ai ele me respondeu: "Tah limpeza, tah limpeza, aqui nóis não se estressa não!"... foram exatamente com essas palavras. As vezes aqui em casa nóis até brincamos, "ta limpeza, ta limpeza". É incrivel como eles vivem por lá, essa foi a impressão que eu tive.
Também visitei Salvador e não era muito diferente, baianas cobrando 15 reais para tirar uma foto! Absurdo.
2006-12-22
05:24:28 ·
update #5
Pelo amor de Deus, eu não prego a desagregação de país nenhum, nem sou contra nordestinos, o que condeno é a implementação de sistemas que incentivam a ACOMODAÇÃO, o Ministério da Saúde não tem dados de 64% das famílias que deveriam estar sendo monitoradas pelos progetos de esmola social, é justamente esse o problema da pobreza no Brasil! Falta de vontade política para um trabalho mas sério, sustentável, de longo prazo para com as regiões menos desenvolvidas.
Sou contra a ESTATIZAÇÃO!
2006-12-22
05:40:42 ·
update #6
Porque os nordestinos aí de baixo estão me ofendendo pessoalmente?!? É falta de argumentos mais sólidos? Entã deveriam antes de mais nada estudar um pouco, vão LER UM LIVRO antes de me criticarem sem argumentos plausíveis, eu estou convesando numa boa, não ofendi e nem me direcionei diretamente a NINGUEM!
E porque são tão contra a separação? Será que é porque vão perder o pé-de-meia fácil do governo seus cara-de-pau!?! Se fossem mesmo tão CORRETOS teriam orgulho de sua própria região e concordariam com isso.
Claro que não sou a favor de separação, mas quem concorda com esse ATUAL LULISMO, é porque é mal-intecionado ou se beneficia individualmente de alguma maneira. TA-NA-CARA!
2006-12-22
05:58:50 ·
update #7
Porque os nordestinos aí de baixo estão me ofendendo pessoalmente?!? É falta de argumentos mais sólidos? Entã deveriam antes de mais nada estudar um pouco, vão LER UM LIVRO antes de me criticarem sem argumentos plausíveis, eu estou convesando numa boa, não ofendi e nem me direcionei diretamente a NINGUEM!
E porque são tão contra a separação? Será que é porque vão perder o pé-de-meia fácil do governo seus cara-de-pau!?! Se fossem mesmo tão CORRETOS teriam orgulho de sua própria região e concordariam com isso.
Claro que não sou a favor de separação, mas quem concorda com esse ATUAL LULISMO, é porque é mal-intecionado ou se beneficia individualmente de alguma maneira. TA-NA-CARA!
2006-12-22
05:59:00 ·
update #8
NAO PREFIRA O CONTRARIO
ta bom assim!
ta todo mundo feliz, se mecher! aff aff!
SC
2006-12-22 04:44:34
·
answer #1
·
answered by Alexandre P 4
·
4⤊
2⤋
Porque o filho da P... do Lula não dá conta com suas bolsas família, bolsa creche, bolsa falta d'água, etc...
Quem votou no "homi", agora que aguente!!!
MG
2006-12-22 04:51:14
·
answer #2
·
answered by Engenheiro 2
·
8⤊
1⤋
NUNCA VI TANTA ALIENAÇÃO NESSAS RESPOSTAS (ou seria interesse???)
Vamos esclarecer uma coisa: É uma tremenda hipocrisia ou burrice dizer que no passado o sul ou sudeste foram favorecidos. Muito pelo contrário, toda a política colonialista privilegiada investimentos na faixa litorânea do país, especialmente no nordeste onde foi iniciado todo o esforço de colonização. Regiões onde prevaleceu o espírito aventureiro, segundo Sérgio Buarque de Holanda.
Já São Paulo se tornou dinâmico e produtivo especialmente pela condição geográfica que privilegiava uma produção de consumo menos exportadora e voltada para o mercado interno, mas principalmente pela garra dos nossos imigrantes como italianos, japoneses e outros, que vieram com muita vontade de trabalhar e construir uma nova nação. Aqui prevaleceu o espírito empreendedor.
É extremamente covarde e ignorante a atitude de transferir o mérito de SP para outras regiões.
Leiam mais história, especialmente a obra de Caio Prado Jr. "Formação Econômica do Brasil" e "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda e vão entender mais antes de falarem besteiras.
2006-12-22 06:05:52
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
Na minha opinião, ninguém tem que bancar ninguém. Sou contra paternalismos. SP
2006-12-22 04:57:37
·
answer #4
·
answered by podocarpo 7
·
5⤊
2⤋
Mais de qualquer forma muito obrigado por elogiar a região Sul, apesar de que todas as regiões são dignas do mesmo tipo de elogio.
./),,,/)
(=';'=)
(,('')('') Beijos e Feliz Natal!
RS
2006-12-22 04:50:21
·
answer #5
·
answered by Angel Lebrun 6
·
4⤊
1⤋
Discutir regiões é pobreza de espiríto. O Pará, como exemplo, tem reservas enormes de ferro, alumínio, florestas e é rico?
Se reservas fossem riqueza, o Japão e a Coréia seriam um miseráveis, dependentes de um bolsa-país. A riqueza está na cultura de seu povo. Jogar dinheiro para uma população pobre e sem educação é jogar dinheiro fora. Bolsa família deveria ter a correspondência de obrigatoriedade de ir para a escola.
E porque o Pará (foi um estado que peguei de exemplo) é pobre? Simples: tem que exportar 2 vagões inteiros de minério de ferro, umas 80 toneladas, para poder importar uma placa de computador que pesa pouco mais de 100 gramas.
Lá fora compram nosso produto bruto, a preço de banana, mas revendem os produtos manufaturados com ganhos elevadíssimos. Isso porque eles detêem a tecnologia. Nós só exploramos nosso recursos. E quando acabar? Viveremos de que? Todo o Brasil de bolsa miséria?
Vai ocorrer a mesma coisa com a cana: nosso solo será utilizado para produzir álcool, mas a tecnologia de uso, teremos que importar. Ou alguém acredita que as patentes de carro a álcool são brasileiras? Cada carro produzido, os royalties vão embora...
Resumindo: assistencialismo, seja em que região for, sem educação é enganação, apenas meio de manter seus eleitores quietinhos ( e cada vez mais ignorantes e dependentes do governo). temos que para com essa conversa de Norte, nordeste, Sul, pobre e classe média, PT e PSDB e acordar. Isso é o jogo que o poder quer. É a forma de se manter no poder.
Sou do Paraná e comprovo: sempre foi um estado essencialmente agrícola. Agora tem montadoras de automóveis( que exigem a criação de milhares de fabricas menores, como parafusos, vidros, plásticos, etc)
A arrecadação maior do estado hoje é das indústrias, não da agricultura, pois gera milhares de empregos, enquanto a agricultura gera renda, mas poucos empregos devido à mecanização.
E pensar que a agricultura produtiva é que ainda sustenta o Brasil, dá para imaginar nosso atraso em relação aos países industrializados do mundo...exportamos toneladas de soja e compramos os derivados de fora, ou pagamos a autorização para produzir.
2006-12-22 05:12:44
·
answer #6
·
answered by Gilberto C 5
·
3⤊
1⤋
Em sendo para ajudar as pssoas que precisam e tem fome, para o momento está certo, mas para um futuro próximo não concordo, pois deixa estas pessoas sem interesse em buscar seu próprio sustento.
2006-12-22 05:11:53
·
answer #7
·
answered by gelci s 3
·
3⤊
1⤋
pode ate' ser meu amigo,,,,, mas o indice de pobreza nas grandes metropolis e cidades,,,, nao e' tao pequeno quanto vc imagina nao,,,,,, as vezes essas pessoas nao tem dinheiro no bolso mais tem uma hospitalidade...... so' vendo para crer.....
2006-12-22 04:58:18
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
A coisa ñ é tão simples assim ...
Afundar oq já esta no fundo ñ resolve as coisas ... precisamos de um pais forte .. ñ de regiões fortes e outras na pobreza .. isso ñ é bom para o sul tb ñ ...
Sou Mineiro
2006-12-22 04:49:08
·
answer #9
·
answered by PC 3
·
5⤊
3⤋
É muito fácil falar de barriga cheia, sem ver o que acontece no estado alheio. A desigualdade é muito grande no Brasil, a região Nordeste foi explorada até o esgotamento... Já a região Sul teve outro tipo de desenvolvimento na colonização...
Os tempo são outros... Somos todos Brasileiros, e nenhum Brasileiro merece fome, doença, descaso, nem os nordestinos, nem os sulistas, nem ninguém.. Temos que nos ajudar, ajudar ao próximo...
Sou paulistana e moro no Ceará. Já vi duas realidades bem diferentes, e garanto que machuca ver esse povo sofrendo...
2006-12-22 05:05:16
·
answer #10
·
answered by Mariana R 3
·
4⤊
3⤋