English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

14 respostas

A discussão sobre o surgimento da vida continua gravitando em cima das hipóteses de formação a partir de matéria inanimada ou a partir de "sementes" trazidas no núcleo de cometas e meteoritos, o que entretanto apenas transfere o problema da genese da vida para um local além da terra.

Com relação a extinção da vida a resposta é sempre muito simples. Basta submeter a bioesfera a condições na qual os mecanismos básicos associados a vida sejam impossíveis, o que pode acontecer, por exemplo, com uma mudança climática provocada por um efeito estufa ou um inverno nuclear.

Limitadas as posições de equilíbrio passiveis de serem atingidas pelo sistema planetário é bastante possível que a vida na terra só seja extinta quando de uma catástrofe planetária de maior escala, como um choque com um cometa por exemplo.

São passíveis de formulação sistemas de equações que repreentam a dinâmica de sistemas do tipo predador-presa. Entretanto dada a multiplicidade de interações entre seres vivos é impossível conhecer as posições de equilíbrio dinâmico associadas a sistemas predador-presa posicionados ao longo de cadeias alimentares mais complexas. Tais sistemas poderiam mostrar a extinção de espécies devido a desequilíbrios, mas são impossíveis de serem formulados.

Apenas é possível tecer conjecturas, de que a vida na terra pode ficar insustentável por exemplo por um descontrole na geração de gases estufa, elevando a temperatura até o ponto de vaporização da água. O homem acha que isso é pouco, mas não é demais lembrar que são apenas 70 graus que separam a possibilidade de vida na terra e a sua impossibilidade. Além disso, o sistema planetário pode correr para uma nova situação de equilíbrio no caso de uma geração maciça de gases, elevando a temperatura a patamares irresistíveis. O aumento não precisa necessariamente ser incremental.

2006-12-22 03:57:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Há um ditado chinês que prega que o Homem primeiro engatinha, depois anda, fica forte e passa a correr. Em matéria de conhecimento sobre o surgimento da vida estamos apenas começando a "engatinhar", portanto, até que cheguemos a entender a extinção falta muito.....

2006-12-26 22:45:42 · answer #2 · answered by Abutre2013 3 · 1 0

As pessoas nao tem interesse em discutir o obvio e evidente.

2006-12-26 14:29:41 · answer #3 · answered by julio 2 · 1 0

Alguns dias atrás, passou no Fantástico. A vida humana pode acabar, mas depois de nós, ainda haverá vida no planeta.

2006-12-24 11:29:00 · answer #4 · answered by blacaxe 3 · 1 0

Olá Heitor e Colegas,

Tive a oportunidade de assistir no final de semana passada, no meu curso de especialização, uma aula fantástica dada por um grande cientista brasileiro a respeito do DNA.

Mais do que um código genético, o DNA é uma linguagem de programação bio-química muito sofisticada e surpreendentemente simples.

Bem, pelo menos da forma como ele explicou o tema, fruto de seus trabalhos com décadas de pesquisa.

Da menor bactéria ao ser vivo mais complexo, a linguagem de programação da vida é a mesma.

Ele nos explicou como são produzidas as proteínas e como são realizadas terapias complexas para doenças graves cuja recuperação só foi possível à partir do uso de bio-engenharia.

Explicou também que podemos obter Insulina Humana, produzida de forma exponencial em um meio bacteriano que recebeu a instrução codificada de DNA que permite a sua produção, sendo depois extraida deste meio para beneficiar milhares de pessoas.

É possível produzir muitas coisas necessárias ao ser humano à partir de instruções que já se encontram codificadas em nosso DNA, com o auxílio de outros organismos.

A total compatibilidade desta linguagem bioquímica entre os seres vivos abre precedentes ilimitados para avanços no futuro.

Ele mostrou também como, à partir desta programação, os organismos podem com o tempo se aperfeiçoar e adquirir condições mais favoráveis de adaptação ao meio.

Estas mutações naturais positivas, permitem aos organismos agregar um maior potencial para a sua sobrevivência.

A bio-engenharia, à partir do estudo dos genes permite que mutações artificiais agreguem diversas características capazes de tornar um organismo mais resistente à ação de fungos, pragas e substâncias tóxicas.

Ficaria difícil para mim explicar toda a sua explanação neste breve espaço.

Depois desta aula, tive a grata satisfação de perceber que o potencial que gera a vida é extremamente grande, devido à esta extraordinária e poderosa linguagem de programação bio-química, que é o DNA.

Embora a intervenção do homem na natureza seja, sem dúvida alguma, capaz de produzir graves mudanças e extinguir os modelos mais complexos de organismos vivos, o potencial capaz de viabilizar a vida numa escala microscópica é sem dúvida alguma, enorme e extraordinário.

Do que pude perceber, a natureza, desde tempos imemoriais, soube lutar com suas próprias forças para contornar as graves ameaças que sempre a colocaram sob graves riscos, inclusive catástrofes de nível planetário.

Mesmo sendo o fator humano uma enorme ameaça, acredito que ela possa encontrar, de uma forma ou de outra, uma meio de superá-lo, não sem sofrer, evidentemente, graves perdas.

Espero que encontremos uma forma de não colocá-la numa situação tão crítica. Acredito contudo, que o potencial da vida possa sobreviver, até mesmo, à ação do ser humano.

Um grande abraço!!!

2006-12-23 20:49:24 · answer #5 · answered by Peregrino 6 · 1 0

Não temo a extinção humana.
O que me preocupa é que o homem destrua o planeta antes de partir...

2006-12-22 11:42:47 · answer #6 · answered by ? 7 · 1 0

Respondo com uma nova pergunta: o que é VIDA?

Uma vez que a vida se instala num local é muito difícil erradicá-la. Não nos esqueçamos que as bactérias também são formas de vida e elas são ubíquas!

Para bem do argumento, admitamos que, de facto, todas as formas de vida que conhecemos se extinguem. Será que sabemos exactamente o que é, afinal de contas, VIDA? Será que os nossos constrangimentos em torno do conceito VIDA não nos cegam para outras formas que consideraríamos "vivas" se os nossos horizontes se alargassem? Quando chegarmos a outros planetas, como saberemos reconhecer o que está "vivo" e o que está "inanimado"?

O meu ponto é o seguinte: a vida é extremamente difícil de erradicar uma vez que se instala num local e, mesmo que tal aconteça, teremos alguma vez a certeza de o que sobrou é, de facto, inanimado?

2006-12-28 17:45:28 · answer #7 · answered by Tiago N 1 · 0 0

Mas só pode existir extinção de algo que exista, senão o que se extingüiria, concorda??/
A vida se auto-regula, a mesma no nosso planeta, cria ciclos onde prevalecem espécies para cada período, sendo essas substituídas de acordos com as transformações eventuais físicas e ambientais.

2006-12-26 15:37:06 · answer #8 · answered by MimaBarbie 4 · 0 0

Eu acho qe se a Humanidade tiver em risco de extincao, haveremos de arranjar alguma maneira de neutralizar la. Seja la o qe for numa situacao de perigo a humanidade e capaz de se unir e pensar em alguma maneira escapar a extincao.
Feliz natal

2006-12-23 23:18:06 · answer #9 · answered by Filipe 1 · 0 0

É bom lembrar que segundo os cientistas a terra não passou apenas por uma extinção em massa e sim várias, devidos segundos eles a vários fatores, incluindo a do impacto do meteoro.

2006-12-22 19:40:58 · answer #10 · answered by grandeurso1 3 · 0 0

Quanto à extinção existem várias possibilidades: colisão com um grande asteróide (razoavelmente provável), explosão de uma estrela próxima (pouco provável), fim da vida do Sol (é certo mas muito distante pode acontecer muita coisa antes).
No mais, efeito estufa, poluição, desmatamento, etc. só afetarão alguns seres vivos, outros se adaptarão ou migrarão mas não será uma extinção total da vida no planeta.

.

2006-12-22 11:59:02 · answer #11 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers