English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Porque tem gente que acha que os negros são diferentes só porque não sõ brancos? isso é um absurdo!!não existe difereça nenhuma entre brancos e negros, apenas a cor é diferente e mais nada, eles não deixam de ser mais ou menos inteligentes por causa de sua cor.Gostaria de saber o que as pessoas que são racistas tem a me dizer sobre isso(uma explicação para eu saber o que se passa na cabeça, pois não consigo entender????

2006-12-22 00:34:16 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

3 respostas

Olá Baixinha.

Aqui no sul, muitas pessoas são racistas.

Talvez seja porque a maioria é da cor branca, e tem bem menos negros e mulatos que nas regiões mais ao centro e norte do Brasil.

Realmente por aqui se vê poucos negros em faculdade, em ensino médio, em profissões que exijam formação superior.

Também são poucos negros proprietários de comércio ou indústria.

Por outro lado, os comerciantes, industriais, profissionais liberais e professores negros são bem respeitados e têm sucesso e tratamento igual aos brancos.

Ainda assim, apesar da legislação condenar o racismo, ele dificilmente deixará de existir em pequena parcela da população branca; isso é cultural.

Também existe um pouco de reserva de mercado por parte do negros, o que acaba criando uma barreira natural. Por exemplo: na nossa cidade tem um monte de sociedades e cultura alemã, que aceitam negros e mulatos como sócios, mas existem organizações de negros que não aceitam brancos. É racismo ao contrário.

Para finalizar, acho que o racismo é uma coisa milenar, e mesmo com tanta informação e conscientização, jamais deixará de existir, apesar de ser cada vez menor.

2006-12-22 08:22:11 · answer #1 · answered by Hilmar RH+ 4 · 0 0

Para reflexão.

A Panela.
A velha empregada de minha família era uma senhora negra. Chico, o neto dela - como é costume acontecer quando não temos irmãos - , era o meu companheiro constante de brincadeiras e diversão. Em tudo quanto fazíamos, a parte de Chico era sempre a mais pesada, secundária e passiva. Ele tinha que , sempre, doar-dar, e, nunca, receber . Um dia corri para casa, à saída da escola porque Chico e eu tínhamos projetado construir uma vala que fosse do poço à lavanderia . Sem darmos por isso, cada um de nós assumiu logo o seu papel – como de costume. Chico era o “ Condenado “ a trabalhos forçados, suando e repetindo esforços. E eu o implacável guarda, com uma vara na mão ! A maneira como eu estava maltratando aquele menino negro era quase digna de um adulto imbuído de preconceitos de cor. Foi quando a nossa preta velha chamou-nos : - Crianças, venham pôr a minha panela no fogão! Corremos para a cozinha. A panela estava no chão e nós a agarramos com ambas as mãos . Mas um grito e a largamos, perplexos de que ela nos tivesse mandado pegar em uma coisa que – era evidente que sabia – estava extremamente quente e iria nos queimar. Em seguida, em graves e brandas palavras, tão nítidas e simples que até hoje as posso escutar, partindo do fundo do tempo, ela disse-nos assim : - Ora! Ora! Vocês dois se queimaram. Que coisa mais engraçada ! A cor da pele de vocês é tão diferente , mas a dor que estão sentindo é igualzinha para ambos, não é verdade ? Concordamos que sim. E nunca mais pude me esquecer desse episódio (fato) que sem dúvida alguma fez de mim uma pessoa diferente e melhor, é claro.
Abraços.

Meu irmão branco...

Quando eu nasci, eu era negro...
Quando eu cresci, eu era negro...
Quando eu vou ao sol, eu sou negro...
Quando eu estou com frio, eu sou negro...
Quando eu estou com medo, eu sou negro...
Quando eu estou doente, eu sou negro...
Quando eu morrer, eu serei negro...

E você, Homem Branco...

Quando você nasceu, era rosa...
Quando você cresceu, era branco...
Quando você vai ao sol, fica vermelho...
Quando você fica com frio, fica roxo...
Quando você está com medo, fica branco...
Quando você fica doente, fica verde...
Quando você morrer, ficará cinza...

Depois de tudo isso, Homem Branco,
como você ainda pode me chamar
de Homem de Cor?

2006-12-23 22:21:02 · answer #2 · answered by Ambiental 5 · 0 0

O meu marido é mulato, e eu sei que ele já passou por isso e eu estava presente, foi esse ano, eu fui a um shopping fazer uma entrevista e o deixei me esperando a guarda foi perguntar o que estava fazendo ali parado (se deu a intensão que ele ia assaltar alguma loja), achei um absurdo, me deu uma raiva queria denucia-la mas meu marido não deixou.Eu odeio qualquer tipo de preconceito ou racismo. Pra mim quem pensa assim é ignorante e não tem amor no coração.

2006-12-22 16:24:06 · answer #3 · answered by Fernanda 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers