English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Lendas

2006-12-21 22:36:18 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

6 respostas

A HISTÓRIA DO NATAL

A história universal recolheu as origens e os símbolos do Natal. É a festa da solidariedade cristã. Mas, afinal o que é o Natal ?

Quem é o Papai Noel ?

Papai Noel... Santa Claus... Saint Nicholas... Père Noel... Sinterklaas… Father Chrismas… Kris Krigle… Na verdade, estas figuras representam a mesma pessoa. A diversidade de nomes deve-se à maneira com que cada povo, ao longo da História, acostumou-se a chamar esse velhinho que, especialmente para as crianças, é sinônimo de Natal. Há os que vinculam a figura de Papai Noel à do bispo São Nicolau, que teria vivido na cidade de Mira, na Ásia Menor, no século 4. “Atribuíram-se a ele vários milagres, mas o que marcou definitivamente foi sua bondade e a prática de distribuir presentes entre as crianças”. Nasceu daí uma devoção que se espalhou na Idade Média por toda Europa, originando a figura estilizada de Papai Noel, que toda madrugada do dia 25 de dezembro entra sorrateiramente nas casas, carregando um enorme saco às costas, para depositar sob a árvore de Natal presentes às crianças que se comportaram bem durante o ano. Há países como a Polônia em que os presentes são distribuídos às crianças no dia 6 de dezembro, data do nascimento de São Nicolau. “A primeira vez em que se mencionou a figura de Papai Noel foi no livro Uma Visita de São Nicolau escrito em 1823, pelo inglês Clement Moore”. Foram os irlandeses que agregaram a essa figura entes pagãos, como os gnomos, transformando-os em ajudantes, de Papai Noel, na fabricação dos brinquedos a serem distribuídos nas comemorações natalinas.Em 1866, o cartunista norte-americano Thomas Nast resolveu dar formas ao personagem relatado no livro de Moore e desenhou, no Harper’s Weekly, um velhinho bonachão, de barbas brancas, muito semelhante ao estereótipo do vovô bondoso, que acabou se transformando na figura oficial de Papai Noel.

Missa do Galo
Para os católicos, tão tradicional quando o presépio e a árvore de Natal é a Missa de Galo, celebrada à meia noite. Há, porém, um sentido para que esta celebração seja realizada tão tarde. O nascimento e a sua ressurreição se deram em plena madrugada, antes que o sol nascesse, e é justamente nesse período que o galo anuncia o fim das trevas e surgimento de um novo dia.

É dentro desta simbologia que foi instituída a Missa do Galo.

Os Reis Magos
Os três Reis Magos: Melchior, Baltasar e Gaspar. Conforme conta a tradição, do Oriente e guiados pela estrela de Belém, acorreram ao local do nascimento de Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mira. A visita, relatada no Evangelho de São Mateus, não traz tantos detalhes, mas, ao longo dos séculos, foi-se acrescendo a esse episódio uma série de dados que deram ao perfil peculiar a essas três figuras.

As Velas
As velas simbolizam Cristo, a Luz do mundo. Vela Vermelha: lembra Isaias, profeta que anunciou 1000 anos antes a vinda do Salvador. Vela Azul: lembra João Batista, que anuncia que está próximo o Salvador, orai e preparai os caminhos. Vela Cor de Rosa: lembra Maria, filha de Israel, que deu o seu Sim e dele nasceu o Salvador. Vela Amarela: o símbolo de ouro e da realeza, que vem em sua plenitude para seu povo.

Cartões Natalinos

Foi o artista inglês John Horley quem, em 1843, resolveu enviar ao amigo distante Sr Henry Cole um cartão onde esta ilustrada uma reunião familiar com a expressão A merry Chrismas and a Happy New Year to you (Um alegre Natal e um feliz Ano-Novo para você). Este é o primeiro registro do envio de um cartão de Natal.

Ceia de Natal

A ceia de Natal deve ter sentido comunitário da Família de Deus, em alegre convívio ao redor da mesa. Cristo reuniu seus Apóstolos em uma ceia, foi na última ceia que Ele institui o Santíssimo Sacramento.

Bolas Coloridas
As bolas coloridas, por seu número e variedade de cores, simbolizam as obras humanas e que permanecem na estrela de Belém.

Músicas "Noite Feliz" e "Jingle Bells”

A música sempre foi uma das formas mais sublimes de se transmitir sentimentos e mensagens. Duas canções tornaram-se universais: "Jingle Bells" e "Noite Feliz" escrita e musicada há 182 anos. Jingle Bells não tem qualquer conotação religiosa, preferindo falar sobre andar de trenó. Noite Feliz transmite todo o ambiente terno e de profunda oração que cercou o nascimento de Jesus.

Presépio
Quem tomou a iniciativa de montar o primeiro presépio foi São Francisco de Assis, em 1224, preparado numa gruta, em um bosque italiano a cena do nascimento de Jesus como foi descrita nos evangelhos. A iniciativa de São Francisco foi tão comovente que a partir daí, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo.

Os sinos
Os sinos falam da alegria que devemos ter durante a nossa vida, porque Cristo nasceu para ser nosso companheiro durante esta vida.

Os presentes
Os presentes de natal representam o Grande Presente – Deus, que se fez nosso irmão.

Os arranjos
Os arranjos secos simbolizam a humanidade árida que precisa do Cristo.

Arvore de Natal

A Árvore de Natal é outro símbolo de enorme força que foi extraído de rituais pagãos. Durante o inverno os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentar a esperança de que a primavera se aproximava. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas nela penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus à Humanidade. Já as vela representam a presença de Cristo como Luz. O hábito de armar árvore de Natal ganhou o mundo a partir de 1841 quando o príncipe Albert montou uma árvore no palácio real britânico

A Estrela

No ano 5 a.C. documentos astronômicos indicam que teria ocorrido uma grande explosão estrelar, resultando numa grande luminosidade que permaneceu no céu por inúmeros dias. Este fato pode ter originado a imagem da estrela de Belém, já que Jesus nasceu entre os anos 8 e 4, antes da chamada era cristã. A estrela serviu de guia para os três reis magos até Belém.

Publicado em 23.12.2001 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.

2006-12-21 22:53:48 · answer #1 · answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7 · 0 0

História do Natal

Quando iniciou o natal?

Algumas celebrações de inverno eram comemoradas muito antes de existir o Natal, ou de se ter dado o nome ao Natal, até mesmo antes do nascimento de Jesus.

O Início desta celebração, aconteceu na Europa, onde os europeus comemoravam a chegada da luz, dos dias compridos e o fim do inverno europeu, tratando assim de uma comemoração Pagã pelo "Retorno do Sol".

No início da história do Natal, esta festividade existia em várias partes do mundo, porém sem data fixa para ser celebrada, assim no século IV depois de Cristo, o papa Julius I, fixa uma data para esta celebração, mudando a história do Natal, 25 de Dezembro.

A idéia do papa era substituir os rituais pagãos por uma festa cristã.

O que é o Natal?

O Natal é um evento cristão socialmente mais importante, junto com a Páscoa e em países predominamente cristão, o Natal tornou-se o feriado mais rentável para lojas e alguns estabelecimentos, pois o Natal é caracterizado pela troca de presente entre família e amigos, sendo estes trazidos pelo lendário Papai Noel.

bj e feliz ano novo...

2006-12-25 18:22:07 · answer #2 · answered by eu Amabile 7 · 1 0

Lendas do Natal

ENFEITE DE ESTRELAS

Sicília, Itália. Na noite do nascimento de Jesus , todas as criaturas vivas foram a Belém homenagear o novo rei e oferecer-lhe presentes . Até as árvores levaram seus frutos, mas o pinheiro não tinha algo para ofertar ao bebê. Vendo isso , um anjo sentiu pena do pobre vegetal e pediu às estrelas que descessem à Terra e enfeitassem os galhos da árvore do pinho, que ficou toda iluminada. Quando o Menino Jesus a viu , sorriu e lhe deu a benção . Desde então, os pinheiros são enfeitados com pequenas velas, colocadas pelas pessoas.

O LENHADOR E O MENINO JESUS

Lenda alemã. Na véspera do Natal , uma criança , tremendo de frio e fome , bateu à porta da casa de uma família pobre . O dono da morada, um lenhador , depois de lhe dar comida , ofereceu-lhe repouso. No dia seguinte , quando a família acordou viu uma luz brilhando intensamente, no quarto onde dormia o hóspede. Ele era o Menino Jesus . Como gratidão pela bondade da família, o Visitante Divino cortou um galho de pinheiro , plantou-o e disse que a árvore ficaria verde e daria frutos o ano inteiro . Assim, a árvore do pinho foi eleita para representar o dia do nascimento de Cristo.


AS TEIAS PRATEADAS

A tradição de decorar as árvores com fitas prateadas é explicada por uma outra lenda. Uma vez, certa mulher enfeitou seu pinheiro de Natal com todo cuidado , mas , durante a noite, as aranhas estragaram o trabalho, espalhando teias entre os ramos . Jesus viu e, sentindo que mulher ficaria triste quando descobrisse o estrago, transformou todas teias em fios de prata.


HISTÓRIA DE PAPAI NOEL

Uma narração conta que o Papai Noel original mora no Pólo Norte . Antes de ir para lá e de convidar um punhado de duendes para trabalhar na fabricação de brinquedos, que distribui, ele andou por vários lugares . A primeira notícia que se tem dele é do ano de 217 , quando nasceu, na cidade de Myra, Ásia Menor, um garotinho, chamado Nicolau, de família rica e católica .

O menino cresceu, querido por todos da região onde vivia. Quando seus pais morreram, distribuiu tudo que tinha entre os pobres e entrou para um convento . Como bispo de Myra, procurava proteger as crianças pobres e recolhia presentes junto aos ricos, distribuindo-os para a garotada .
Depois de sua morte , em 342, ele se tornou padroeiro da Rússia e da Holanda e foi adotado pelas crianças . O dia de São Nicolau ficou sendo 6 de janeiro . Como o Santo é padroeiro da gurizada, passou a ser costume agradá-la nesta data com presentes e doces típicos.
Uma lenda holandesa afirma que ele chegava às casas visitadas, montado em um cavalo branco . No Pólo Norte, dizem que ele viaja em trenós, puxados por renas douradas, com a velocidade do pensamento .
Confira neste site:
(http://www.escolainterativa.com.br/conteudo/dia_natal/2005/)
********************************************************************
No site abaixo tem até música... muito legal!
História resumida do pai natal.
http://cabanavc.com/painatal.html

2006-12-22 15:59:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Segundo o Cristianismo no dia 25 de Dezembro de algum século que não me lembro houve uma guerra religiosa exatamente neste dia, no qual o cristianismo venceu. Como ninguém sabe ao certo qual o dia que jesus nasceu, os cristãos consideraram e adotaram este como sendo o dia que jesus nasceu no coração dos homens trazendo assim a conversão.
Aliado a este fato histórico os cristãos relembram o nascimento de Jesus que está na Bíblia com todo o seu simbolismo a família, a união, a conversão, a alegria(festa) e dessa maneira ele nasce e renasce todos os anos em todos os lugares
O resto é enfeite, como papai Noel e sua roupa vermelha, os presentes que tem uma história já misturada com a dos presentes que Jesus recebeu dos três reis e a de São Nicolau considerado o verdadeiro papai Noel, que doava presentes e dinheiro para as crianças e para as pessoas que precisavam e que eram boas durante o ano.

E Feliz Natal!
Pense na história de Jesus e dê o seu melhor sempre. Boas festas!

2006-12-22 08:40:08 · answer #4 · answered by DEBORA 3 · 1 0

está no novo testamento. nascimento de cristo, natal. presentes, repetindo o que fizeram os tres reis magos, deram presentes a jesus.

feliz natal.

2006-12-22 07:25:11 · answer #5 · answered by Francisco 7 · 1 0

O Natal é uma festa cristã que envolve problemas históricos e crenças mitológicas que deformam a figura real de Jesus. Ele nasceu na fase de transição entre a mitologia e a história, isto é, entre um passado contado por lendas e um passado contado com a passagem de luas, sóis e, depois, pelo rigor cronológico dos calendários.
Aparecer nesta época ainda muito dominada pelo mito deu à sua vinda um significado místico e poético ao mesmo tempo. Por isso, alguns estudiosos da história contestam o nascimento do Messias em Belém e afirmam que ele nasceu em Nazaré, fato que teria sido alterado por uma manobra para que seu nascimento coincidisse com o fim do inverno. Assim, a concepção mitológica do Natal seria um primor de imaginação que relaciona um mito solar com o nascimento de Jesus.



O professor Pierre Sanchis conta que o Natal surgiu no século IV. Foi escolhida esta data porque havia em Roma o culto do deus-sol: Mitra. "Deus que tinha vindo do que é hoje a Pérsia. A grande data do seu aparecimento era o solstício de inverno. Sob a forma de uma criança, depois do sacrifício de um touro, celebravam Mitra, qualificado de sol invictus, o não vencido", explica. Na Europa e na Ásia, o inverno rigoroso parece extingir a vida, que voltava com o período de sol. É assim que Jesus é chamado por muitos estudiosos de deus-Sol, cercado por 12 apóstolos como o sol é cercado pelos 12 signos do zodíaco.



O próprio imperador Aureliano, a partir do século II depois de Cristo, decretou Mitra como padroeiro principal de Roma e o imperador - ele mesmo - como seu representante. "Num certo sentido, ele chegava a ser uma divindade por ser o representante do deus-sol. Esse culto foi um grande rival do cristianismo. Tinha muitos fiéis, os exércitos e vários imperadores se referiam a ele. Quando Constantino chegou a oficializar o cristianismo - ele que tinha sido, provavelmente, cultor de Mitra - ajudou a pensar o Cristo como substituto do novo sol", diz.



Assim, menos de um século depois foi instituído o Natal no dia da celebração de Mitra. "Um século depois o Natal virou o início do ano litúrgico, o ano sacral para a Igreja Católica, e partiu para sua carreira triunfal", completa Sanchis.

2006-12-22 06:47:33 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers