English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-21 19:18:47 · 5 respostas · perguntado por Dominich 4 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

5 respostas

Oi,

O conflito entre a França e Inglaterra, conhecido como a 'Guerra dos Cem Anos', se estendeu por 116 anos (1337-1453).
Ingleses e franceses disputaram entre si, principalmente, a propriedade de regiões economicamente importantes que interessavam aos dois reinos, originando um conflito de acentuado caráter feudal.

Um abraço

2006-12-21 19:46:25 · answer #1 · answered by Tin 7 · 0 0

Briga de vizinhos França x inglaterra

2006-12-22 08:04:57 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

R=Os Atritos
Historiograficamente é recortado de 1337 a 1453. As suas causas remotas prendem-se ao fato de que, desde Guilherme, o Conquistador, os monarcas ingleses controlavam extensos domínios senhoriais em território francês, ameaçando o processo de centralização monárquica da França que se esboçava desde o século XII. Durante os séculos XII e XIII, os soberanos franceses tentaram, com crescente sucesso, restabelecer sua autoridade sobre esses feudos.

No século XII, o rei Henrique II da Inglaterra se casou com Leonor da Aquitânia e, segundo as tradições feudais, tornou-se vassalo do rei da França nos ducados da Aquitânia (Antiga Guiena, Guyenna ou Guyenne) e Gasconha. Desde então as relações entre os reis da Inglaterra e França foram marcadas por conflitos políticos e militares. Isso culminou na questão da soberania sobre a Gasconha. Pelo Tratado de Paris (1259), Henrique III de Inglaterra abandonara suas pretensões sobre a Normandia, Maine, Anjou, Touraine e Poitou, conservando apenas a Gasconha. Os constantes conflitos vinham pelo fato do rei inglês, que era duque da Gasconha, ressentir-se de ter de pagar pela região aos reis franceses e de os vassalos gascões frequentemente apelarem ao soberano da França contra as decisões tomadas pelas autoridades inglesas na região.

As influências francesa e inglesa em Flandres (atual Bélgica e Países Baixos) eram também opostas, pois os condes deste território eram vassalos da França e, por outro lado, a burguesia estava ligada economicamente a Inglaterra. Além do intenso comércio estabelecido na região, Flandres era importante centro produtor de tecidos, que consumia grande parte da lã produzida pela Inglaterra. Essa camada urbana vinculada à produção de tecidos e ao comércio posicionava-se a favor dos interesses ingleses e portanto, contra a ingerência política francesa na região. Resolveram, flamengos e ingleses, estabelecer uma aliança, que irritou profundamente o rei da França, também interessado na região.

2006-12-22 06:16:19 · answer #3 · answered by neto 7 · 0 0

Essa guerra ocorreu durante os anos de 1337 -1453. foi a disputa entre ingleses e franceses pela posse de alguns territórios franceses, destacando-se a região dos Flandres. Mas essa guerra teve vários efeitos negativos para a população européia.Em 1328, quando morreu o rei francês Carlos IV, dois pretendentes disputavam o trono: Filipe de valois, nobre francês e sobrinho do rei Filipe , o Belo e Eduardo III, rei da Inglaterra e neto do mesmo Filipe, por parte de mãe. Para resolver o impasse , foi convocada uma assembléia de senhores feudais franceses, que escolheram Filipe de Valois como rei da França. Esta decisão foi baseada na lei Sálica, que proibia a ocupação do trono da França por linha materna. Com isso Filipe de valois é coroado Filipe IV e inicia a dinastia Valois.Claro que essa decisão não agradou os ingleses, pois estes tinham muitos planos comerciais para a região francesa do Flandres.
O motivo da disputa por essa região, era a concentração de um comércio ativo e manufaturas de tecidos, mas que utilizavam como matéria-prima lã produzida na Inglaterra. Os produtores franceses queriam garantir a importação da lã inglesa sem tantas dificuldades. Então, os burgueses dessa região foram buscar apoio com Eduardo III, que tomou posse da região, baseando-se nos direitos sucessórios, visto ser neto do rei.
Em 1337, a França declara guerra à Inglaterra e inicia-se uma guerra que durou aproximadamente um século. Embora tenha durado tanto tempo, os períodos de guerra eram intercalados com momentos de paz.Com tantas derrotas e problemas internos a população estava desanimada, para solucionar este problema foi preciso despertar o espírito nacionalista dos franceses. Uma excelente representante desse sentimento foi Joana D’arc. Uma mulher de coragem. Ela era filha de camponeses, afirmava ser enviada por Deus para tirar todos os ingleses da França. Sua determinação se espalhou pelos franceses e ela liderou várias batalhas vitoriosas, libertou territórios e levou Carlos VII para terras ao norte, onde ele foi coroado rei.
Mas ela não teve um final feliz , embora tenha tido tantas vitórias, ela caiu nas mãos dos Borquinhões em 1430. foi condenada por heresia por um tribunal da santa inquisição, e foi queimada em praça pública em 1431. depois da morte dela, o rei Carlos VII continuou a luta contra os ingleses até tirá-los da França em 1453...

2006-12-22 05:23:30 · answer #4 · answered by Ol@!! Virginia 6 · 0 0

Historiograficamente é recortado de 1337 a 1453. As suas causas remotas prendem-se ao fato de que, desde Guilherme, o Conquistador, os monarcas ingleses controlavam extensos domínios senhoriais em território francês, ameaçando o processo de centralização monárquica da França que se esboçava desde o século XII. Durante os séculos XII e XIII, os soberanos franceses tentaram, com crescente sucesso, restabelecer sua autoridade sobre esses feudos.

No século XII, o rei Henrique II da Inglaterra se casou com Leonor da Aquitânia e, segundo as tradições feudais, tornou-se vassalo do rei da França nos ducados da Aquitânia (Antiga Guiena, Guyenna ou Guyenne) e Gasconha. Desde então as relações entre os reis da Inglaterra e França foram marcadas por conflitos políticos e militares. Isso culminou na questão da soberania sobre a Gasconha.

2006-12-22 03:27:21 · answer #5 · answered by Jadatam 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers