English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

esta manobra se chama orcar e um veleiro consegue ir ate 45o contra o vento.
como ?

2006-12-21 12:18:46 · 4 respostas · perguntado por chicobento 2 em Ciências e Matemática Física

4 respostas

Como funciona: O barco está um pouco inclinado em relação ao vento, assim como a vela. Quando o vento bate na vela qua está inclinada, a força resultante é lateral, fazendo o barco tender a se deslocar lateralmente. Contrariamente a esta tendência, a água exerce uma força sobre o barco, impedindo-o de se deslocar lateralmente, na mesma direção que a força resultante do vento, mas em sentido contrário. Como o barco está inclinado também em relação a esta força, a resultante será na mesma direção do vento, mas em sentido contrário. Assim o veleiro se deslocará contra o vento.
Espero ter esclarecido.
Saudações.

2006-12-22 04:22:22 · answer #1 · answered by Sualk 2 · 0 0

Para simplificar. Pela lei da aão e reação. Ao incidir da vela o vento é desviado. Parte da força é execida na vela, outra parte exercida pelo escape do vento. Faça uma composiçaõ com vetores e voce tera a força resultante. Na realidade ele não pode ir totalmente contra o vento. Ele deve efetuar um zigue-zague contante, modificando a posição das velas. O angulo melhor para navegar é determinado pelos navegadores experientes. O que não é o meu caso.

2006-12-22 07:22:48 · answer #2 · answered by ? 5 · 0 0

A medida que o veleiro avança sobre o vento contra, as velas separam e promovem um desvio na corrente de vento. Desde que o veleiro não aponte a proa demasiadamente na direção da linha do vento, as velas conseguem desviar o fluxo de ar na direção da popa. A energia do vento é então utilizada, quando o fluxo de ar é desviado desse jeito, resultando num movimento para frente da embarcação.

Quando a corrente de vento separa-se na borda externa da vela (na valuma), o fluxo de ar passa ao longo dos dois lados da vela: barlavento e sotavento. Ainda que o fluxo de ar tenha a tendência de seguir reto, ele é forçado a seguir o contorno da vela. O vento que passa por barlavento produz uma força de empuxo chamada drive. O vento que flui por sotavento tenta se afastar da superfície da vela, criando uma zona de baixa pressão ao longo da parte de trás da vela. Este efeito de afastamento é chamado de lift. O lift é o responsável por aproximadamente 70% da potência de uma mastreação quando se veleja contra o vento.

A genoa da ilustração é usada para aumentar o fluxo de ar através da parte de trás da vela grande, ajudando a criar ainda menos pressão, aumentando o lift e, conseqüentemente, a força no contravento. O uso do efeito "venturi" deste jeito num veleiro é chamado de slot effect.

Uma potente força aerodinâmica é então exercida pelo vento na direção lateral, conforme mostrado na ilustração. Entra em cena então a quilha criando uma resistência que previne o movimento lateral do veleiro. Essas duas forças combinadas estabelecem uma resultante que movimenta o veleiro para frente, sendo a interação dessas forças o que permite que um veleiro navegue contra o vento





As velas devem ser posicionadas de forma a criar uma força lift maior possível. Se a vela estiver muito folgada, o fluxo de ar não será desviado o máximo possível. Se a vela estiver muito caçada, o fluxo de ar será quebrado. Em qualquer dos dois casos será obtida uma performance não otimizada do veleiro.



Velejando a Favor do Vento

Um conjunto diferente de forças atua quando se trata de velejar a favor do vento, com o vento pela alheta até a popa rasa. O efeito lifting é minimizado já que muito pouco vento passa pelo lado de sotavento da vela. A maior parte do movimento para frente agora vem da simples ação da força do vento sobre a vela.

2006-12-22 07:03:53 · answer #3 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 0

a disposição da vela em relação ao barco associado a inclinação do barco, gera esse efeito.

Direção de 45º com o vento. O veleiro está perto de seu ponto máximo de aproamento contra o vento. Esse ponto máximo varia de acordo com cada veleiro e pode ser desde 60º até 30º. Durante a navegação em contravento, a bolina permanece inteiramente abaixada e o ângulo da retranca é mínimo em relação a linha de centro do veleiro.

Suponho que seja isso.

valeu, e um ano novo cheio de muita física.

2006-12-21 20:46:21 · answer #4 · answered by elerson 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers