Exato, apenas complementando as primeiras respostas, que estam muito bem colocadas; o efeito da gravidade sobre a luz pode facilmente ser observado pela distorção que esta sofre ao passar proxima a planetas ou estrelas, nessas ocasioes o curso dá luz é desviado pela força gravitacional.
2006-12-21 20:35:12
·
answer #1
·
answered by Corso 2
·
0⤊
0⤋
correto,olha a logica:
Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravítico tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Isso implica que nada, nem mesmo a luz, pode escapar do seu interior, por isso o termo negro (se não há luz sendo emitida ou refletida o objeto é invisível). O termo buraco não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos. Teoricamente pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronómico, e com apenas três características: massa, momentum angular (spin) e carga elétrica, ou seja, buracos negros com essas três grandezas iguais são indistinguíveis (se diz por isso que "um buraco negro não tem cabelos"). Uma vez que, depois de formado, o seu tamanho tende para zero, isso implica que a densidade tenda para infinito,
Entropia é uma medida que caracteriza o número de estados internos de um buraco negro. A fórmula da entropia foi descoberta em 1974 pelo inglês Stephen Hawking:
Onde
S: Entropia
A: Área
k: Constante de Boltzmann
: Constante de Plank normalizada
G: Constante Gravitacional Universal de Newton
c: Velocidade da luz no vácuo
(obs talves tenha um jeito de sair de um buraco negro é ...)
Em Astrofísica, Buraco branco é um objeto teórico previsto pela teoria da relatividade que funciona um buraco negro tempo-invertido. Como um buraco negro é uma região no espaço do que nada pode escapar, a versão tempo-invertida do buraco negro é uma região no espaço em que nada pode cair.
Os buracos brancos aparecem como parte de uma das soluções de Karl Schwarzschild para as equações da relatividade geral de Einstein, em que é descrito um buraco de minhoca de Schwarzschild. Em uma das pontas do buraco de minhoca há um buraco negro sugando matéria e luz, e, na outra ponta, um buraco branco, criando matéria e luz. Mesmo que isso possa dar a entender que os buracos negros em nosso universo possam se conectar a buracos brancos em outros lugares, isso não é verdade por duas razões. Primeiro, porque os buracos de minhoca de Schwarzschild são instáveis, desconectando-se assim que se formam. Em segundo lugar, os buracos de minhoca de Schwarzschild são uma solução válida apenas enquanto nenhuma matéria interage com o buraco. Buracos negros reais são formados a partir de estrelas em colapso. Como as estrelas mortas deixam matéria, o buraco branco tem que ser forçosamente retirado do modelo.
A existência de buracos brancos desconectados de buracos negros é duvidosa, já que parecem violar a segunda lei da termodinâmica.
Ou seja, buracos brancos são entidades físicas matematicamente viáveis, o que não quer dizer que existam na natureza.
Já outras teorias dizem que o buraco branco pode ser sugado pelo buraco negro, que, por sua vez não pode ser expelido pelo buraco branco.
Uma das teorias que ajuda os cientistas a crerem que o buraco branco exista é a da que tudo tem seu oposto.
criando a hipotese de outro universo
2006-12-24 05:05:01
·
answer #2
·
answered by matheus 3
·
0⤊
0⤋
Sim é verdade, e os motivos foram bem explicados nas respostas acima.
Mas só para acrescentar, os astrônomos estão atualmente localizando alguns prováveis corpos desse tipo através da observação da energia emitida pela matéria que é sugada por eles, pois ao ser atraída pelo buraco negro a matéria atinge uma velocidade altíssima e emite uma radiação muito energética (raios X e raios gama), e antes de ultrapassar o horizonte de eventos essa energia ainda consegue escapar para o espaço.
"Horizonte de eventos" é o ponto em torno do buraco negro onde além dele nem a luz consegue mais escapar.
2006-12-21 13:52:05
·
answer #3
·
answered by Peter Kanthropus 5
·
0⤊
0⤋
Exatamente. Cada planeta tem o que se chama de velocidade de escape, que é a velocidade que um corpo deve ter para escapar da gravidade do planeta. Um buraco negro tem a gravidade tão intensa, que a velocidade de escape é superior à velocidade da Luz. Sendo assim, nem a Luz escaparia da gravidade do Buraco negro.
2006-12-21 11:34:28
·
answer #4
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Sim. São chamados de buracos porque o que cair lá não sai. São negros porque a gravidade não deixa nem a luz sair para viajar até nossos telescópios e ser captada pelas câmeras.
.
2006-12-21 08:43:20
·
answer #5
·
answered by Tau Ceti 5
·
0⤊
0⤋