a internet é simplismnte demais não?? encontra-se de td... encontrei um site q tem como o natal é realizado em vários países...
No Japão
SAUDAÇÃO:"Merii Kurisumasu"
O Natal no Japão não é uma festa que se possa chamar típica, uma vez que a maioria do povo japonês é praticante do Xintoísmo ou ainda do Budismo, um percentual bem inferior. Do cristianismo, são poucos os praticantes, de modo que a recente generalização dos costumes natalinos tem mais de gosto pela festa que de amor ao festejado, mas, mesmo esse aspecto tem mudado, pelo grande interesse que as crianças japonesas demosnstram pela história do Natal, em especial pela pobreza do nascimento desse Menino-Deus, que tem por primeiro berço (noção também estranha para o japonês que não dispõe neles os bebês) um simples manjedoura.
Os japonesinhos deslumbram-se com a estrela que guia 3 reis magos até a pequena cidade de belém. Muitos gostariam de crer que um desses magos era japonês e assim,encontram um papel na festa ocidental.
A troca de presentes já é prática bastante comum, em especial artigos eletrônicos. As crianças encontram na distribuição de brinquedos um elemento de novo prazer em festejar o Natal.Bem ao gosto japonês, os regalos infantis são em sua maioria bichinhos eletrônicos e robôs.
A ceia da noite de Natal é como uma visita ao ocidente , ondenão faltam o peru, as castanhas e as nozes. Mas as famílias também servem sushis e sashimis, dando uma cor be local à celebração.
Por último, as músicas natalinas ocupam uma posição de grande destaque na festa. As crianças apreciam sobremaneira “O Menino do Tambor” e “Noite Feliz”, ou como eles dizem: Kurisumasu Omedeto
2006-12-21 05:53:35
·
answer #1
·
answered by ♫Äline♫ 4
·
0⤊
0⤋
comemoram sim e muito engraçado ver os japoneses no shopping vestidos de papai noel
2006-12-21 14:15:21
·
answer #2
·
answered by Kozi 4
·
0⤊
0⤋
O Natal no Japão
Falar sobre o Natal no Japão e falar sobre nada é quase a mesma coisa. Como em todos os países não-anti-cristãos, aqui também tem decoração de Natal no comércio, além do movimento que também aumenta nos dias que antecedem o Natal.
Um dos lugares mais famosos do Japão pela decoração de Natal é Kobe. Kobe é uma cidade portuária, onde sempre teve muito intercâmbio com o ocidente. Há lojas ocidentais lá com produtos europeus desde o início do século passado. Inclusive a padaria onde eu sempre compro o meu pão francês é de uma rede originária de Kobe. Kobe também é uma cidade conhecida por ter sido parcialmente destruída por um terremoto em 1995.
Como parte das ações para recuperar a cidade, foi criada a Kobe Luminarie, que é muito visitada na época do Natal. Eu nunca fui, mas já vi na tevê e em fotos e é muito bonita mesmo (aqui vai um link para a página da Kobe Luminarie). Além da Kobe Luminarie, outros lugares da cidade de Kobe também são belamente decorados. Aqui vão mais uns links [1] [2] [3].
Aqui em Quioto, obviamente, também há decoração de Natal, embora não seja tão famosa como a de Kobe, não deixa a desejar. Mas, como se fala muito no Brasil, o Natal não está só nos pinheirinhos e presépios (por falar nisso, nas decorações de Natal do Japão não tem presépios). Bom.. tem gente que fala que o Natal é uma festa religiosa em comemoração ao nascimento de Cristo, mas eu acho que mais do que isso é uma tradição. Afinal, quem vai na MIssa do Galo no Natal?
No Brasil, desde o início de dezembro há uma expectativa pela chegada do Natal. Eu também, quando estava no Brasil tinha grande expectativa por esta data. Para mim o Natal é feito de três coisas principais: (1) presentes, (2) encontrar parentes que moram longe e (3) a ceia de Natal, que contém muita coisa que só se come nessa data: peru (ou chester) assado, frutas em calda, panetone, etc. Ah! Adoro o Natal! O Natal é principalmente uma coisa das crianças porque é uma das melhores oportunidades do ano de ganhar brinquedos bons (=caros). Na tevê, as lojas e fábricas de brinquedo apelam para que os pais comprem brinquedos para seus filhos. Eu, particularmente, faço questão de ganhar brinquedo no Natal. Não quero roupa, não quero dinheiro, não quero outra coisa que não seja de brincar, mas fico sempre feliz com os presentes que ganho. Isso é o Natal!
No Japão não tem esse Natal que eu gosto. 25 de dezembro não é feriado. As pessoas trabalham normalmente no dia 24. As famílias não se reúnem. Além da decoração, nada muda. O Natal para ser Natal, precisa estar não só nas decorações das lojas, mas também dentro das pessoas. Isso não tem aqui. Por isso eu digo que o Natal no Japão é a mesma coisa que nada.
No primeiro ano que passei aqui, me reuni com outros estrangeiros para passar o Natal. Acho que foi o pior Natal da minha vida. Apesar de estar todo mundo se fazendo de feliz, sentia-se aquela frustração no ar por estar cada um longe da sua família. Nos natais seguintes, eu trabalhei em todos. Faço questão de trabalhar no Natal. Quero que o Natal seja um dia comum, igual a qualquer outro, porque afinal de contas é isso que é o Natal japonês.
Eu disse que tem decoração nas ruas e nas lojas e que o movimento aumenta. Se aqui não tem o Natal que a gente conhece, afinal para que o comércio apela no Natal? Bom... o Natal no Japão é o Dia dos Namorados! heheheh O movimento no comércio é principalmente nas lojas que vedem presentes para as namoradas. Até em lojas de jóias caras, é difícil de caminhar nessa época do ano. Para as criancinhas japonesas, coitadinhas, no máximo uma bala do Papai Noel. Só as mulheres ganham presentes bons no Natal. Além dos presentes, os namorados levam as namoradas no mínimo para jantar fora, mas o ideal é ir viajar e passar a noite de Natal num hotel. Se não der para viajar, então pode ser um hotel na cidade mesmo. O importante é que seja um lugar chique e ocidental. Para mim, que não tenho namorada, essa parte do Natal também é nada.
No hotel que eu trabalho, este ano pela primeira vez, com um gerente geral americano, teve uma decoração de Natal decente. Até este ano, o que tinha era uma árvore de natal estilizada feita dos restos de uns lustres de um salão de conferências antigo. Eu gostava mais daquela decoração discreta e fiquei indignado quando vi os caras montando a decoração pomposa deste ano, em pleno 15 de novembro!!! Na madrugada de 25 para 26 de dezembro, foi com satisfação que eu ajudei a desmontar aqueles pinheirinhos, papais noéis, luzinhas... Puxa, como ficou melhor sem aquele peso todo daquela decoração sem sentido!
No Natal do Japão, como as famílias não se reúnem, também não tem ceia de Natal, mas tem a comida típica desse dia: frango frito. Na maioria dos casos, não é um frango inteiro como nós fazemos. É frango frito mesmo, do Kentucky Fried Chicken. Desde o meio de novembro, o KFC japonês aceita encomendas para o dia do Natal. O frango do Natal japonês está mais para o nosso peixe da Sexta-feira Santa do que para o peru de Natal. O ideal é que seja frango frito, mas vale qualquer coisa. Por exemplo, se for no McDonald's nesse dia, em vez de pedir o Big Mac de sempre, pede um Mac Chicken.
2006-12-21 14:01:38
·
answer #3
·
answered by jean e adriana 5
·
0⤊
0⤋
"No Japão, também celebramos o dia de Natal apesar da religião principal ser diferente. Cá em Portugal, ouvi dizer que "o Natal" tinha ficado mais comercial recentemente, mas para mim, parece que é muito religioso porque já conhecia "o Natal" do nosso país. Lá, é muito mais comercial e também é uma grande festa.
No início de Dezembro, preparamos o pinheiro de Natal em casa e enfeitamo-lo com as decorações como as bolas metálicas, os bonecos de Pai-Natal, os laços e as maçãs artificiais. Os armazéns, estão cheios de coisas relacionadas com o Natal e especialmente no sábado e no domingo, ficam muito ocupados por causa das pessoas que querem comprar as ofertas.
Na cidade, pomos as luzes para o Natal em muitos lugares e por isso à noite conseguimos ver as iluminações muito bonitas em todos os sítios.
No dia 24 de Dezembro, é a véspera. Depende da família, a maneira para a passar é diferente. No caso das famílias que têm os filhos pequenos, passam o dia com a família e no caso da juventude, passam com os seus namorados.
Neste dia, as pessoas precipitam-se para as doçarias para comprar os bolos de Natal, portanto a reserva é muito necessária. O bolo de Natal não é "bolo-rei". Comemos os bolos com nata, com creme de manteiga ou com chocolate. Como a comida principal neste dia é frango, em ferente do "KENTUCKY FRIED CHICKEN" fazemos uma fila comprida e a reserva também é muito necessária. Penso que este restaurante americano consegue vender mais neste dia que durante todo o ano.
A véspera de Natal é uma festa grande, linda e romântica.
À noite na mesa, são postos a comida de frango, o bolo de Natal e o champahne ou o vinho. Se as crianças ainda são muito novas e pequenas, pomos as prendas perto da almofada enquanto elas estão a dormir. Acreditam na existência do Pai-Natal e pensam que as visita para trazer muitos presentes pela chaminé. (Agora é muito raro encontrarmos casas com chaminé, mas dizemos assim.)
No caso dos adultos, trocamos as ofertas directamente uns com os outros.
No Japão, como pensamos que o embrulho da prenda é uma parte da oferta, os empregados na loja embrulham-na lindamente, com muita atenção. E quando a recebemos, não a rasgamos como aqui as pessoas fazem. Abrimo-la cuidadosamente e dobramos o papel. Isso é uma boa maneira simpática para os ofertantes. Por isso quando vi que as crianças rasgavam o embrulho sem cerimónia a primeira vez, fiquei surprieendida. Agora, já me acostumei a ver esta maneira portuguesa."
2006-12-21 13:42:55
·
answer #4
·
answered by Poeta Gino 5
·
0⤊
0⤋
No Japão, também celebramos o dia de Natal apesar da religião principal ser diferente. Cá em Portugal, ouvi dizer que "o Natal" tinha ficado mais comercial recentemente, mas para mim, parece que é muito religioso porque já conhecia "o Natal" do nosso país. Lá, é muito mais comercial e também é uma grande festa.
No início de Dezembro, preparamos o pinheiro de Natal em casa e enfeitamo-lo com as decorações como as bolas metálicas, os bonecos de Pai-Natal, os laços e as maçãs artificiais. Os armazéns, estão cheios de coisas relacionadas com o Natal e especialmente no sábado e no domingo, ficam muito ocupados por causa das pessoas que querem comprar as ofertas.
Na cidade, pomos as luzes para o Natal em muitos lugares e por isso à noite conseguimos ver as iluminações muito bonitas em todos os sítios.
No dia 24 de Dezembro, é a véspera. Depende da família, a maneira para a passar é diferente. No caso das famílias que têm os filhos pequenos, passam o dia com a família e no caso da juventude, passam com os seus namorados.
Neste dia, as pessoas precipitam-se para as doçarias para comprar os bolos de Natal, portanto a reserva é muito necessária. O bolo de Natal não é "bolo-rei". Comemos os bolos com nata, com creme de manteiga ou com chocolate. Como a comida principal neste dia é frango, em ferente do "KENTUCKY FRIED CHICKEN" fazemos uma fila comprida e a reserva também é muito necessária. Penso que este restaurante americano consegue vender mais neste dia que durante todo o ano.
A véspera de Natal é uma festa grande, linda e romântica.
À noite na mesa, são postos a comida de frango, o bolo de Natal e o champahne ou o vinho. Se as crianças ainda são muito novas e pequenas, pomos as prendas perto da almofada enquanto elas estão a dormir. Acreditam na existência do Pai-Natal e pensam que as visita para trazer muitos presentes pela chaminé. (Agora é muito raro encontrarmos casas com chaminé, mas dizemos assim.)
No caso dos adultos, trocamos as ofertas directamente uns com os outros.
No Japão, como pensamos que o embrulho da prenda é uma parte da oferta, os empregados na loja embrulham-na lindamente, com muita atenção. E quando a recebemos, não a rasgamos como aqui as pessoas fazem. Abrimo-la cuidadosamente e dobramos o papel. Isso é uma boa maneira simpática para os ofertantes. Por isso quando vi que as crianças rasgavam o embrulho sem cerimónia a primeira vez, fiquei surprieendida. Agora, já me acostumei a ver esta maneira portuguesa.
2006-12-21 13:41:25
·
answer #5
·
answered by maxpower_wf 3
·
0⤊
0⤋
Não se comemora.
Árvores de natal são vistas discretamente, somente em algumas lojas.
2006-12-21 13:33:48
·
answer #6
·
answered by Beakman 5
·
0⤊
1⤋
Comemorado quem é cristão, em qq parte do mundo.
2006-12-21 13:36:43
·
answer #7
·
answered by Martinha 6
·
0⤊
2⤋
Mesmo, cara? E só contaram pra você! Injustiça! Que novidade, hein?
2006-12-21 13:34:49
·
answer #8
·
answered by Webber 1
·
0⤊
2⤋