English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

17 respostas

Um foguete transporta o satélite até a orbita da Terra, se desanexa do satélite artificial... O satélite não cai devido ao movimento de queda livre... parece paradoxal?... Então tente imaginar um objeto caindo ao longo da tengência de uma esfera, ele nunca se aproxima da superfície poque fica caindo eternamente, assim sua distância em relação a superfície não se altera e ele se mantém em orbita...

Tente imaginar uma pedra arramessada, horizontalmente, com muita força, a ponto de ela sair pela atmosfera exatamente no momento em que sua velocidade horizontal cai a zero ele pra de seguir em frente e começa a cair verticalmente, como há atração gravitacional ele é puxado para o centro ao mesmo tempo em que cai no espaço, assim a práoria velocidade da queda aliada a constante da gravidada o mantém em orbitá... Tem de imaginar para conseguir entender.

Vejamos de outro modo imagine um imã esférico do temanho de uma bola de basquete suspenso no ar e colque sobre ele uma esfera, magnetizada, do tamanho de uma bolita , a esfera irá deslizar colada a superfície pasando pelo ponto mais baixo retorna perde volocidade e para no ponto mas baixo... se vc der um empurrão nela lá de cima ela irá dar a volta, quanto mais forçã mais voltas, certo?... mas vc sabe que uma hora ela vai parar por dois motivos: o atrito entre as esferas e gravidada que a puxa-la para "baixo" estabilizando-a entra a força de atração magnética e a força de atração gravitacional...

Mas considerando que entre a Terra e o sátélite não há atrito (pois o ESPAÇO NÃO é um VÁCUO perfeito, como alguns acreditam) e não é exercida outra força em sentido contrário a da gravidade não tem porque o satélite parar seu movimento. por esse movimento ser proporcionado pela força gravitacional, é que leva o nome de M.Q.L (movimento de queda livre)...

Espero ter sido claro

2006-12-21 01:37:47 · answer #1 · answered by Marcello 2 · 1 0

Olhemos sua pergunta sobre outra ótica.
Tente, como analogia, prender uma pedra a um barbante e girá-la em torno de você. Ao largar o barbante a pedra se afastará rapidamente, escapando do movimento circular feito por ela anteriormente.
Enquanto a pedra girava você certamente sentia o barbante tensionado e precisava segurar firme, opondo-se à força que a pedra exercia no barbante.
O que se pode concluir é que não é necessária uma força que impeça o satélite de cair e sim uma força que o impeça de escapar. Essa força que agirá como o barbante de seu experimento é a força gravitacional. A intensidade dessa força é diretamente proporcional ao produto das massas (multiplique aqui a massa da Terra pela massa do satélite) e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa os corpos (multiplique por ela mesma a distância entre o centro da terra e o satélite).

Não faz sentido dizer que no espaço entre os planetas não haja gravidade. A gravidade tem raio de ação infinito, porém sua intensidade cai rapidamente (com o quadrado da distância).

Um objeto em órbita, por exemplo, não está livre da gravidade, ele segue uma trajetória de queda livre sujeito a aceleração gravitacional da região em que se encontre.

2006-12-21 02:36:01 · answer #2 · answered by Wandeclayt M 1 · 4 0

Olá Evelin

A resposta é que estão sempre a “cair”, só que caem para o lado a uma velocidade tal, que não se aproximam da Terra. Continuam a “cair”, sempre em órbita à volta da Terra! Se o movimento lateral parasse, eles cairiam a pique fazendo um enorme buraco no solo!

Boas festas

2006-12-21 00:44:34 · answer #3 · answered by Ricardão 7 · 2 0

Excelente resposta do Wandeclayt.
Complementando, a cada altitude de órbita o satélite terá uma velocidade correta para se manter numa órbita circular. Quanto mais baixa a órbita mair rápido ele deve se deslocar pois mais forte será a atração gravitacional e, assim, "cair adiante da curva da Terra".
Por exemplo, a estação espacial (ISS) que está numa órbita a 400 km de altitude, se desloca a 7,5 km/s enquanto a Lua, que está a 380 mil km de altitude, se desloca a 1 km/s.

.

2006-12-21 02:56:35 · answer #4 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 1 0

Em alguns lugares os satélites são colocados em órbita por foguetes que são lançados exclusivamente para isso.
Os foguetes são lançados, e voam a uma velocidade que seja superior à atração da gravidade e chegam a grandes alturas.
Lá, deixam a carga. Que são os satélites propriamente ditos.
Então, um foguete que sai do chão com 50 toneladas, deixa no espaço um satélite de poucos quilos.
Por isso os americanos desenvolveram o projeto do "onibus" espacial. Que é uma espécie de "avião" que é levada ao espaço por foguetes bem poderosos. Lá em cima, o Discovery (que é o nome do ônibus espacial atualmente em uso) abre o seu compartimento de "bagagem" de onde são retirados satélites, peças para a Estação Espacial etc...
Era isso que você perguntou?
Abraço e Bom Natal e Feliz Ano Novo.
Márcio

2006-12-21 00:51:29 · answer #5 · answered by Marcio 4 · 1 0

NASA : http://topex-www.jpl.nasa.gov
CNES : http://www-aviso.cls.cnes.fr


veja lá

2006-12-21 00:44:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

ele é conduzido por um foguete. Na ausência de ar, ele é impulsionado a uma velocidade X e mantém esta velocidade constante, porque não a atrito para o deter. Ele não cai porque não tem nenhuma força gravitacional agindo sobre ele. A terra também esta no espaço e não cai

2006-12-24 03:47:58 · answer #7 · answered by ? 4 · 0 0

Tem excelentes respostas aqui. Apenas para concluir sua pergunta, que parece não respondida: determinado a altura correta que o satélite vai ficar, pode ser colocado em órbita por foguetes, cuja alteraçao de direção pode ser feita aqui da Terra, como colocado em órbita pelas mãos de astronautas, como já ocorreu. Mesmo o conserto é feito assim, recololhe-se na estação orbital e depois de pronto coloca-se novamente. Na prática, sempre existem desvios, que podem também ser acertados da terra, com uso de pequenos foguetes presos ao satélite: é a correção da órbita. Mas eles tem um tempo útil de vida, quando suas baterias não mais se carregam.

2006-12-21 08:26:18 · answer #8 · answered by Gilberto C 5 · 0 0

Os satélites são colocados em órbita por foguetes e pelos ônibus espaciais. Normalmente eles são colocados em uma órbita inicial, e deslocam-se por meios próprios até a órbita planejada.

Quanto a por quê os satélites não caem, imagine que você consiga subir no monte Everest e lançar horizontalmente uma bola de bêisebol. Se você lançar ela com alguma força, ela pode cair a algumas dezenas de metros de você, mas imagine que você seja forte como um certo alienígena vindo do planeta Krypton (aquele que tem um "S" desenhado dentro de um pentágono irregular no meio do peito). Se você não fizer muita força, a bola vai cair a alguns quilômetros adiante. Um pouco mais de força, e ela pode cair em Bangladesh, centenas de quilômetros mais adiante. Mais força ainda, e pode ser que ela caia na Austrália. Mais força ainda, e ela descreve uma trajetória circular, caindo o tempo todo, mas com a curva da queda igual à curvatura da Terra. Se você conseguir lançar a bola com esta força (e admitindo que a bola não sofra os efeitos do arraste da atmosfera), a bola vai acertar a tua nuca.

Bom, descontando a brincadeira, o que os satélites estão fazendo é cair, o tempo todo. Só que a curva da queda deles é parecida com a curva da Terra, formando uma órbita em torno da mesma, que pode ser circular, mas geralmente é elíptica, com o centro da Terra em um dos focos.

Agora um truque que o Arthur Clarke descobriu. Se você lançar a bola de forma que ela entre em órbita a uma altura de 35.000 km, mais ou menos, no mesmo sentido da rotação do planeta, e no mesmo plano do equador, com uma órbita circular, a velocidade com que ela vai dar uma volta na Terra será tal que ela vai demorar 24hs para completar uma volta. Bom, mas a Terra também dá uma volta em 24hs. E o que significa isto? Que o satélite aparentará estar o tempo todo sobre o mesmo ponto da Terra. São os satélites que estão em órbita geossíncrona, e esta órbita é conhecida como "órbita Clarke".

2006-12-21 03:31:00 · answer #9 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Alguém leva o satélite pro espaço (para contruir e transportar um satélite é uma quantidade tão fabulosa de dólares que são gastos, que nem que eu vivesse 200 anos teria como gastar tanta grana. Assisti um documentário sobre este assunto, na Discovery).
Ele não cai por causa da força gravitacional (a mesma que faz as coisas flutuarem no espaço).

2006-12-21 00:40:16 · answer #10 · answered by Beijaflor 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers