Há um medo em relação as maquinas. As pessoas pensam que elas nos absorverão a medida que ficarem mais sofisticadas. Deveriamos te mais medos com a vida que levamos em tempos de pós-modernidade e renuncia do pressupostos que fizeram o ser humano, humano.
2006-12-20
15:19:21
·
13 respostas
·
perguntado por
M.M.
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Grupos e Culturas
➔ Outras - Grupos e Culturas
Pelas respostas enviadas até o momento, ficamos presos a questão densamente explorada pela ficção científica, e alguns cientístias em, buisca de fama. Mas, quero insistir na segunda parte da pergunta e que, a meu ver, reflete o verdeiro momento que a humanidade vive com a sofisticação da vida em relação a sobrevivência. Nos tornamos maquinas quando fazemos as coisas de forma autômata, isto é, estamos sem tempo para meditar, refletir, pensar, viver. Logo seremos as primeiras máquinas orgânicas, ou seja, humanos maquinas e não maquinas humanas.
2006-12-20
15:40:04 ·
update #1
As respostas foram muito interessantes e esclarecedoras. Nosso amigo Timóteo e nosso amigo Salomão abordaram as duas questões: a de fora para dentro, e a de dentro para fora, ou seja, a maquina dominar seus criadores, e os criadores se transformarem em maquinas orgânicas.
Salomão será que o homem é tão "sapiens" assim como você apregoa? Afinal somos os únicos seres com capacidade de se aniquilamento excetuando o motivo de sobrevivência. Sua resposta, pelo tamanho, foi digna do Salomão bíblico.
2006-12-24
09:07:43 ·
update #2
pressupondo q vc já tenha um ponto de vista vou apresentar minha opinião: com avanço da tecnologia cibernética, acho q acabaremos nos tornando máquinas ex: homem de seis milhões de dólares da década de 80. +/- por aí falei..abraços..
2006-12-20 15:26:51
·
answer #1
·
answered by carlos r 5
·
0⤊
0⤋
Não há nenhuma contra indicação em que a máquina trabalhe para o homem. Este é um processo irreversível e, claro, mérito do homem.O que precisa melhorar é a nossa relação com ela. Que ela sirva a todos os homens e não a uma elite que detém o poder.
Quanto a ser o próprio homem uma máquina, ou seja, trabalhando para sobreviver, sem nenhum objetivo de crescimento como pessoa, é preciso ter a consciência das nossas possibilidades como criaturas especiais e alçar vôos mais altos. Se surgem perguntas como esta aqui, podemos deduzir que estamos a caminho, por mais distante que esteja o nosso porto. Foi exatamente o que eu pensava quando perguntei se leram o livro Fernão Capelo Gaivota.
Parabéns, Feliz Natal!
2006-12-21 05:27:49
·
answer #2
·
answered by Timóteo 5
·
1⤊
0⤋
Eu parto do principio que o médico e o monstro não vai ser aplicado ao ser humano, sempre criaremos uma dependência às vezes não muito saudavel da máquina, a maquina como estratégia de se manter o poder, a ditadura da tecnologia vai tem um fim.
2006-12-26 08:23:10
·
answer #3
·
answered by gordo 4
·
0⤊
0⤋
Absolvidos = do Lat. absolvere
v. tr.,
relevar da culpa imputada ou da pena que lhe corresponde;
desobrigar;
remitir;
ant.,
resolver (dúvida);
Pint.,
esbater (as cores).
do Lat. absorbere
absorvidos v. tr.,
recolher em si;
sorver;
aspirar;
exaurir;
submergir;
gastar;
consumir;
arrebatar;
v. refl.,
concentrar-se, meditar, extasiar-se.
2006-12-24 09:45:51
·
answer #4
·
answered by Mnemosine 2
·
0⤊
0⤋
Somos inevitavelmente um máquina orgânica extremamente sofisticada, produto da evolução que levou milhares de anos até chegar ao que nós, o Sapiens sapiens, somos. Obviamente a evolução não termina em nós, apenas o arremedo de espécies muito mais capazes que nos sucederão e que, quase que certamente, por nós serão criadas.
Há um romantismo exacerbado em sua pergunta com relação a humanidade do Sapiens sapiens. A reflexão nos fez humano, assim como a caridade a doçura, dentre tantas outras virtudes. Mas gostaria de lembrar que também nos fazem humano, Aschwitz, o massacre dos hutus e tutsis, Vigário Geral. Nenhum outro ser vivo é capaz das mesmas coisas? Seria ser simplório dizer que não. Quem não fica boquiaberto quando assiste um documentário sobre as guerras dos chipamzés, onde um dos objetivos centrais é literalmente usar os bêbes do grupo adversário, de porrete para espantá-los? Nós somos o que sempre fomos. Um sofiticado sistema auto-replicante incapaz por completo de mudar a sua natureza. Nós pensmos? Sim, com certeza, mas os primatas todos tem seu grau de pensamento. Quem disse que eles não são capazes também da construção de uma memória que lhe é peculiar e que os distingue de outros animais?
De qualquer forma a vida que levamos é produto de nossas escolhas diárias. Qual foi a renuncia de pressupostos que fizemos e que nos deixaram menos humanos? Bondade? Se isso é ser humano, então nunca fomos, pois nunca fomos bons. Amor? Qual o ser humano que é dotado dele em todo o sentido que lhe atribuímos???
Nem a nossa ciência, "a coisa mais preciosa" (nas palavras de Einstein) é uma capacidade unicamente nossa. Um chipamzé, quando imagina uma estratégia para resolver um problema simples e confronta a idéia com a realidade, abandonando-a em caso de insucesso está fazendo nada mais, nada menos do que isto de que tanto nos orgulhamos.
Não precisamos portanto estar preocupados em sermos humanos. Precisamos estar preocupados é em deixar de sê-lo e por isso a preocupação com o futuro. No Brasil, o ritmo das inovações tecnológicas é muito lento, mesmo com a Internet, a exposição das pessoas a C&T é reduzida quase a um analfabetismo. Por isso é tão dificil perceber que o jogo está virando, que os MIPS de um processador multinúcleos já começam a chegar em capacidades próximas as de um ser vivo, mesmo simples, que os FPGA´s estão mudando o cenário em termos de capacidade de processamento e que podem ser um caminho para a construção de um "cérebro" robótico com diversas áreas especializadas. Que os "caroços" de um "duo" da Intel são, de certa forma, o arremedo de um neurônio. (literalmente este é o processador "tico-e-teco", rs...)
O que não podemos é fechar os olhos e dizer: "não, está tudo bem, nos somos o centro do universo e nunca existirá nada melhor que nós!!!" Se fizermos isso, se mantivermos esta postura vaidosa chegará o dia em que deixaremos a evolução fazer a sua parte e fazer surgir a espécie que nos substituirá.
Quem sabe eles não deixem uma parte de nós sobreviver...Eu fico pensando nas plaquinhas nos "Simba Safaris", onde se lê:
"Homo Sapiens Sapiens - Mamífero, bipede. Espécie originária do norte da áfrica e com expansão global após a glaciação do ano XXXXX. Onívoro de hábitos fundalmentamente diurnos, são eminentemente urbanos, sociáveis, construindo habitações de grande porte, com pequenos espaços individualizados onde se acasalam e cumprem tarefas domésticas. As fêmeas possuem uma gestação de 9 meses, dando luz em geral a um único filhote. Possuem o hábito de destruir o seu meio amibente de forma descontrolada, tendo desaparecido em virtude das alterações climáticas provocadas em seu habitat. Restam alguns exemplares protegidos em todo o mundo.
E a vida...segue seu rumo.
2006-12-24 07:49:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nós já estamos abduzidos, não pelas maquinas, mas pelo parasitismo da evolução da espécie humana.
2006-12-24 06:39:56
·
answer #6
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Fica fria. Enquanto voce ver pessoas chorando com um filme romantico, uma pessoa que se sensibiliza com uma criança pedindo esmola na rua, alguem que chore por causa que uma mãe perdeu o filho, alguem que mostre interesse em vir até voce dar um sorriso e te desejar felicidades, alguem que beije alguem e de um sorriso, alguem que comemore um gol de placa, alguem que saiba inventar algo para a nossa vida ser melhor, alguem que derrame lagrimas ao ver milhares de pessoas morrerem, alguem que passe a vida orando para as outras, alguem que ligue para a sua casa querendo saber se voce melhorou, alguem que vá te chamar para sair para dançar, alguem que saiba que tem que estudar para progredir e alguem que saiba que tem que trabalhar e ralar muito para conquistar tudo aquilo que deseja, pode ficar tranquila voce esta no meio de seres humanos.
Um beijo para voce e feliz natal e um próspero ano novo.
Felicidades a todos.
2006-12-22 09:02:18
·
answer #7
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
0⤊
0⤋
Máquinas me matar...só se for de cócegas...
Niguém irá superar o ser humano...ninguém conseguirá fazer um ser tão perfeito e complexo como o humano...os cientistas são tão burros que estão clonando...é muito fácil clonar...eu quero ver é erguer um ser de sua própria mente...um ser pensante...computador é uma máquina programada pelo humano e são alimentadas por eles...senão seriam meros metais e plásticos...os primeiros serão sempre os inventores e o resto e só aperfeiçoamentos.
VIVA A RAÇA HUMANA, CUIDADO OS FILMES DE HOLWOOD VÃO TE MATAR...
2006-12-21 08:25:00
·
answer #8
·
answered by CHACAL 4
·
0⤊
0⤋
Vc esta assistindo muito exterminador e matrix.
2006-12-20 23:41:57
·
answer #9
·
answered by vagner d 2
·
1⤊
1⤋
Acho que o certo seria ter medo da nossa dependência pelas máquinas, porque com o avanço da tecnologia estamos a cada dia ficando mais dependentes delas por motivos bobos, e seremos substituídos por elas e não haverá emprego suficiente para todos, então só vai trabalhar quem tiver muita experiência e sabedoria sobre as máquinas.
2006-12-20 23:36:37
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋