English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E qual a velocidade máxima possível com a qual o universo pode se expandir? existe algum fator restritivo para limitar essa expansão? será a velocidade da luz? então, podemos ter certeza de que o universo não se expandirá a uma taxa maior que 300.000 km/s? mas se quanto mais distante estiver uma galáxia da Terra, por exemplo, mais rápido ela vai se afastar de nós, podemos então supor que um corpo que esteja distante 1 quatrilhão de anos-luz da Terra deve estar se afastando de nós com uma velocidade 1000 vezes superior à apresentada pela luz! e quem é que pode me garantir que não exista ABSOLUTAMENTE NADA a essa incrível distância?

2006-12-20 11:56:52 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

4 respostas

Teu raciocínio está corretíssimo. As velocidades relativas entre pontos extremos do universo pode e são superiores a velocidade da luz. Mas temos que diferenciar a velocidade de deslocamento de objetos sobre o tecido do espaço-tempo da velocidade de expansão deste mesmo tecido espaço-tempo, são duas coisas diferentes. Imagine que o tecido do espaço-tempo seja um grande lençol de borracha e as galáxias estão coladas em diversos pontos deste lençol. Se começarmos a esticar este lençol teremos as galáxias se afastando porém elas próprias estão paradas em relação ao lençol. Esta expansão será tanto maior quanto mais distante um ponto do outro do lençol e ela pode ser superior a velocidade la luz. Mas a velocidade que objetos se deslocam sobre este lençol de borracha está limitada a no máximo a velocidade da luz, ou seja, para deslocar um objeto de uma galáxia para outra temos que obedecer a velocidade máxima de 300 mil km/s.
De todo o universo observável só vemos aquelas partes que estão abaixo da velocidade da luz pois é impossível observarmos as que estão acima da velocidade da luz (a luz naõ teria velocidade suficiente). Com a recente descoberta que o universo está em expansão acelerada teremos cada vez menos objetos no universo observável pois as regiões limítrofes do observável cada vez englobarão mais objeto. Mas nunca se chegará a uma velocidade infinita de afastamento pela expansão e sim haverá a tendência para o infinito (velocidade crescente tendendo ao infinito mas nunca chegando lá pois sempre será possível acelerar mais um puco, isso é a definição de infinito)

"The biggest redshift currently known is for a quasar with z of more than 6. This corresponds to a velocity of more than 95% of the speed of light and an enormous distance of 14,000 Mly."
http://www.astro.soton.ac.uk/~tjm/lecture_notes/l18_quasars.pdf (pág. 17)

.

2006-12-20 23:51:58 · answer #1 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

essa é difícil. sei não.

2006-12-21 06:18:01 · answer #2 · answered by Francisco 7 · 0 0

Provavelmente nao. Ainda nao se sabe se o Universo vai se dilacerar ou parar de expandir no fim de sua vida e se colapsar.

A velocidade de expansao do Universo nao deve ser analisado como a velocidade de uma partícula, e dessa forma nao está limitada pela velocidade da luz.

A evidencia de que existe algo "lá" são os fotons que chegam até nós.

2006-12-20 20:18:06 · answer #3 · answered by Piantal 2 · 0 0

Como a expansão do universo se dá de forma desacelerada, a velocidade máxima foi concebida no momento 0 - o momento em que se iniciou a expansão e irá frear até o momento em que o universo irá contrair-se novamente.

2006-12-20 20:01:41 · answer #4 · answered by Flat Slice 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers