English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Sim, acredita-se que estejam ligados diretamente ao envelhecimento das células, pois têm como função manter a estabilidade das células,e ,como tudo no Universo, têm seu ciclo de vida, se degenerando e desaparecendo,dentro de uma estrutura de transformação, causam consequentemente a degeneração celular a que estão ligados!! Um abraço e Feliz Natal!!

2006-12-20 08:35:48 · answer #1 · answered by ◘ Ysis ◘ 7 · 0 0

putz....essa doeu....telomero são fileiras repetitivas de proteinas?????? Nossa...tive q comentar.... só pra atestar que wikipedia não serve pra nada!!!!

2006-12-24 08:25:05 · answer #2 · answered by Paula 1 · 0 0

Os telômeros são regiões dos cromossomos que não são transcritas e nem traduzidas. Existem no núcleo, um grupo de enzimas que participam da duplicação e relcação dos cromossomos e que degradam partes dos cromossomos cada vez que ele se duplica. Elas começam a degradar, a partir das extremidades.

Dessa forma, os telômeros servem para proteger a parte codificante dos cromossomos. Com o passar do tempo, as enzimas começam a degradar as extremidades dos telômeros até atingir a parte codificante do cromossomo. Nesse momento, ele não pode mais ser duplicado. A célula que possui esse cromossomo tb não conseguirá mais se dividir e morrerá.

Dessa forma, podemos concluir que células mais velhas tem telômeros mais curtos. Aí está o segredo de não podermos viver eternamente. Pq nossas células podem ser renovadas. Elas se dividem e originam duas células novas, mas essas células filhas tem os telômeros dos seus cromossomos menores do que a célula mãe. A cada divisão, os telômeros diminuem de tamanho até que a célula não possa mais se dividir.

Lembra da ovelha Dolly. Um dos problemas econtrados nela era esse. Ela foi feita através de uma célula já velha, ou melhor, célula de um indivíduo adulto. Essa célula já teria sofrido vários processos de divisão. Seus cromossomos já teriam se duplicado e replicado diversas vezes, e por conseqüência disso, os telômeros de todas as células de Dolly eram bem mais curtos do que os de uma ovelha comum. Por isso ela apresentou envelhecimento precoce e várias doenças de indivíduos mais velhos, como osteoporose por exemplo.

Esse encurtamento dos telômeros dá as células uma cota de divisão. Elas só podem se dividir X vezes.

2006-12-21 09:17:45 · answer #3 · answered by Isabel Titoneli 3 · 0 0

Os telômeros ou telómeros (do grego telos, final, e meros, parte) são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é manter a estabilidade estrutural do cromossomo. Os telômeros estão presentes principalmente em células eucarióticas, visto que o DNA das células procarióticas formam cadeias circulares, logo não têm locais de terminação, embora existam exceções: existem bactérias procarióticas com DNA linear e que possuem telômeros.

Cada vez que a célula se divide, os telômeros são ligeiramente encurtados. Como estes não se regeneram, chega a um ponto em que, de tão encurtados, não permitem mais a correta replicação dos cromossomos e a célula perde completa ou parcialmente a sua capacidade de divisão. O encurtamento dos telômeros também pode eliminar certos genes que são indispensáveis à sobrevivência da célula ou silenciar genes próximos. Como o processo de renovação do nosso corpo não tolera a morte das células antes da divisão correta das mesmas, o indivíduo tende a morrer em um curto prazo de tempo no momento em que seus telômeros se esgotam.

Os telômeros funcionam como um protetor para os cromossomos assegurando que a informação genética (DNA) relevante seja perfeitamente copiada quando a célula se duplica. Os telômeros também protegem os cromossomos, de uma forma geral, da degradação, da recombinação e da translocação robertsoniana.

Os telômeros foram identificados pela primeira vez por Hermann Joseph Muller, na década de 30 do século XX. Mais tarde, em 1965, Leonard Hayflick fez a primeira observação direta do fenômeno de morte celular sem pré-replicação. Em homenagem ao cientista, o comprimento mínimo que os telômeros podem alcançar antes de causar problemas à divisão celular passou a ser chamado de Limite de Hayflick.

2006-12-20 16:22:50 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers