é bem capaz de você ser aluno, ou aluna. Mas todos somos em algum momento. O importante da questão é a avaliação, para que serve e a quem serve ou deve servir. O conselho de Classe é o extremo da análise do aluno e de sua turma. de seu rendimento, evoluções e regressos. Apenas ao final do ano ele é utilizado para aprovar ou não 'em última instância' o aluno.
a realidade que encontro é que muitos alunos sequer sabem por que estão na sala de aula, quais seus objetivos ou sua importância. não há aprendizagem sem a contrapartida dos alunos. Ora, se na escola particular essa realidade é gritante ao ponto de existirem 'n' variedades de recuperações, e dependências, a escola pública adotou uma nomenclatura interessante ' promoção', que pode ser vista em toda sua ambiguidade.
Malhar o Judas não, mas se o aluno não aprende a conviver comm sua realidade e superar os desafios da vida, nã vai ser a escola, parte apenas dessa trajetória, que irá reprová-lo, mas a própria vida e suas particularidades.
2006-12-20 09:59:34
·
answer #1
·
answered by olimpio 2
·
0⤊
0⤋
Acho que vc está equivocada quanto ao papel do conselho de classe. Sou professora e usamos o conselho de classe para olhar o aluno como um todo, problemas de aprendizagem e sociais, comportamento, esforço para realizar as atividades propostas pela escola, dedicação, e aí sim aprovamos ou reprovamos o aluno. O aluno tem que ir para a escola ciente do seu papel que é, na minha opinião, estudar para todas as matérias, realizar os trabalhos com capricho, respeitar professores e colegas, cuidar do ambiente escolar. Não acho certo aprovar um aluno que não demonstre estas qualidades em conjunto. Afinal, um cidadão não é formado apenas com notas boas.
2006-12-20 14:44:19
·
answer #2
·
answered by Desesperançada 1
·
1⤊
0⤋
O CONSELHO DE CLASSE SÓ SERVE PARA QUE AS PROFESSORAS TENHAM QUEM CONCORDE QUE "TAL " ALUNO É UM IMPRESTÁVEL, E COISAS DESTE TIPO....MAS UMA COISA QUE NINGUÉM SABE É QUE O ALUNO TEM DIREITO DE PARTICIPAR DO CONSELHO DE CLASSE DELE..!!! OS PROFESSORES ESTÃO TOTALMENTE DESMOTIVADOS, NÃO QUEREM SABER DO ALUNO, SÓ QUEREM SABER DE FAZER O SERVICINHO, E PRONTO, O QUE IMPORTA É A REALIDADE DELE....SEI DISSO PORQUE FUI PROFESSORA E VI MUITA BARBARIDADE...INFELIZMENTE....
2006-12-21 08:12:47
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
nada disso!
conselho escolar é justamente pra tentar justificar o injustificável, ou seja, aprovar aluno q passou o ano todo brincando e achando q professor é otário!
2006-12-20 19:13:58
·
answer #4
·
answered by lidia_lua 4
·
0⤊
0⤋
É a cara da nossa Educação - fala-se muito e age-se muito pouco e, a verdade mesmo é que você pode contar nos dedos de uma só mão, os professores interessados realmente na realidade do aluno.
2006-12-20 16:44:57
·
answer #5
·
answered by Tetê 4
·
0⤊
0⤋
eu acho que essa é a realidade de um aluno!!!
2006-12-20 16:09:50
·
answer #6
·
answered by Filho da luz 1
·
0⤊
0⤋
Acho que sua colocação está equivocada, no conselho de classe da minha escola só ficamos salvando aluno que não estuda. Dá-se tanta nota que desanima qualquer um. Reprovação tem que ser mínima, senão diminui a verba no ano seguinte. Só fica reprovado mesmo o aluno que não fez absolutamente nada o ano todo.
Quanto a frase não tem nada a ver no dia a dia do professor. Na sala tem 40 ou 50 realidades diferentes, portanto a frase é ótima na teoria ou na Suíça, não para a realidade brasileira..sei lá
2006-12-20 14:48:06
·
answer #7
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
O aluno deve ser respeitado sim, mas eu concordo que no dia do conselho de classe, aquele que pode reprovar ou aprovar o aluno, o professor tenha o direito de deixar claro quem foi aquele aluno durante todo o ano, pois muitos usam da frase "a minha realidade triste..." para fazerem o q bem entendem
2006-12-20 14:44:12
·
answer #8
·
answered by Daniela L 4
·
0⤊
0⤋
Concordo, infelizmente a realidade do aluno está péssima no país. Ninguém quer saber de nada e não se dedicam de verdade, e sempre colocam a culpa nos professores que não deram aquele meio ponto no final.
Malhar o judas sobre o aluno no conselho é válido uma vez que o aluno realmente não merece a aprovação.
2006-12-20 14:38:40
·
answer #9
·
answered by Caio César 3
·
0⤊
0⤋