Uma amiga minha tem uma menina de 15 anos e um menino de 12. São crianças muito boas, os pais se orgulham muito deles. A amiga fala muito na filha adolescente, pelo juízo, por ser estudiosa, boam coração. E com razão. Bom, mas anteontem a menina acho que deu uma bobeira, saiu com uma turma errada, não seo o que deu na cabecinha dela e acabou bebendo cerveja, se alterou um pouco. A turma com que estava fez uma s arruaças e quebrou algumas coisdas, embora testemunhas garantam que a menina estava com eles mas não participou da arruaça, até foi contra mas nisso não podia fazer nada e foi embora. Mas a mãe ficou muito decepcionada, apesar das desculpas da menina. O castigo até foi leve, alguns dias sem sair, mas, num gesto simbólico, na frente da menina tirou de um cordão que usa a bonequinha que representa a menina, como se não merecesse ser filha dela. A menina entrou em desespero, ficou muito chocada e sentida. Como possoa ajudar?
2006-12-20
02:38:36
·
10 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
Não estou sendo metido, a mãe me pediu para ajudar
2006-12-20
02:44:02 ·
update #1
Perdoar é a chave do negócio! Perdoar no sentido de compreender o que realmente ocorreu e os motivos pelos quais a garota teve tais comportamentos.
A mãe, que já foi adolescente um dia, provavelmente deparou com conflitos de sua propria adolescencia revivendo, consciente ou não, situações que possam te-la incomodado.
Outra questão: a filha ideal x a filha real. Se compreendermos que nossos filhos também são seres humanos e são passíveis de terem atitudes inadequadas, será um grande passo...
Talvez, seja interessante abordar assuntos referentes a adolescencia e como elaborá -los ( compreende-los) e sobretudo PERDOAR. O perdão traz benefíco para quem perdoa, tira o "fardo" das costas, joga fora a má água (mágoa) que bebemos enquanto não perdoamos.
Se não for possivel desculpar ( DES CULPA), tirar a culpa do outro, paciência , até porque aceitar certas atitudes são "outros quinhentos", para perdoar não preciso aceitar o erro e sim compreender as causas do mesmo.
O que busca esta jovem? Auto afirmação, agredir alguém, chamar a atenção ou é facilmente influenciável e age como "maria vai com as outras"?
Sabemos que conviver não é nada fácil, requer muito diálogo, compreensão, perdão e auto observação. Será que vale a pena uma mãe guardar mágoa ( má água) por um deslize do filho(a).
Que tal voce e sua amiga se informarem mais sobre o processo pelos quais passam os jovens e suas relações com seus familiares e daí surgir uma oportunidades de tratarem do assunto e esta mãe compreender e elaborar estas questões.?
É evidente que esta jovem está sofrendo rejeição após a atitude da mãe.
Será que vale a pena a rigidez da lei "olho por, dente por dente?"
Ambas ( mãe e filha) necessitam de acolhimento, respeito, dialogo, aprender a perdoar e, se necessário, buscar ajuda profissional.
E o amor? Como andas nesta relação?
A vida é tão breve.... Viver com qualidade de vida também diz respeito a qualidade das relações que mantemos com as pessoas que fazem parte de nossas vidas.
Algo tem que ser feito. Não vejo outro meio´, a não ser informação, dialogo e perdão.
Não perca esta oportunidade de serem felizes!!!
Reflita com sua amiga e boa sorte!
2006-12-20 03:07:09
·
answer #1
·
answered by donna 2
·
0⤊
0⤋
Acho q vc pode conversar com a menina e fazer ela recompensar a mãe de alguma forma. A mãe dela está fazendo exatamente o q eu faria, acho q ela está corretíssima, afinal conseguiu atingir a filha de alguma forma q faz com ela pense muito antes de sair novamente com essa turma torta.
2006-12-20 10:44:35
·
answer #2
·
answered by Abelhinha_doida 2
·
1⤊
0⤋
SEI NÃO.
2006-12-20 10:40:57
·
answer #3
·
answered by daniel_marcelino2002 4
·
1⤊
0⤋
Essa situação nao é facil.
Apesar de ser boa filha, todo adolescente um dia pode fazer alguma besteira.
Acho que a melhor saída é conversarem bastante. Nao acho que seja certo a mae ficar brava e simplesmente deixar de castigo. Ela deve conversar, explicar que aquilo que a filha fez foi errado, que está decepcionada...
O melhor é conversar de peito aberto, sem hierarquia. Filhos precisam de pais que compreendam e ajudem, e nao de pais que repreendam e nao tocam mais no assunto.
Aconselhe a mae a conversar com a menina, explicar que está desapontada...
Boa sorte...
2006-12-20 10:54:37
·
answer #4
·
answered by taty_sh 3
·
0⤊
0⤋
O ato de tirar a bonequinha foi uma maneira de dizer que provisoriamente a mãe perdeu a confiança na filha, porém ela deveria ter falado isso para a garota, exatamente para não chocar a adolescente. Você deve explicar isso a garota, e falar que com toda a certeza quando a mãe voltar a confiar nela a bonequinha volta ao seu lugar.
2006-12-20 10:54:03
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Converse com as duas separadamente.
E faça a mãe enchergar tudo o que a filha fez de bom no passado.
Fala pra ela não deixar que esse pequeno desvio de conduta acabe com a amizade das duas, a mãe está sendo muito radical nesse sentido.
E enquanto a menina, diga a ela, que ela já viu como magoou a mãe com essa atitude, então, que ela não faça mais.
2006-12-20 10:53:23
·
answer #6
·
answered by Nineevon 4
·
0⤊
0⤋
acha q ato assim,prejudica ainda mais a relação ,ainda mais entre mãe e filha nada como uma boa conversa para resolver
2006-12-20 10:52:11
·
answer #7
·
answered by narissa 1
·
0⤊
0⤋
Nossa, que problemão hein... procure ajudar quem realmente precisa de ajuda, desculpe mas não tem como dar outra resposta.
2006-12-20 10:44:35
·
answer #8
·
answered by Amanda 7
·
0⤊
0⤋
Você, particularmente, não tem que se meter nessa situação. Entretanto, se a filha saiu, bebeu e deu esse mole todo, quem precisa de ajuda é a filha e não a mãe, pois ela tem uma pessla que tem sua guarda e não lhe dá atenção devida.
Diga isso para a mãe.
2006-12-20 10:43:49
·
answer #9
·
answered by jganascimento 3
·
0⤊
1⤋
NÃO PODE AJUDAR EM NADA
NÃO SEJA METIDO.
O CONFLITO É DELA E DA MÃE.
2006-12-20 10:42:15
·
answer #10
·
answered by Hera Venenosa 6
·
0⤊
1⤋