Oi Marcos,
Em primeiro lugar, parabéns pela pergunta.
Eu acredito que a democracia depende daqueles que à fazem acontecer, um povo bem instruído fará desse sistema um veículo de coalizão entre os interesses coletivos, enquanto que um povo mal educado fará desse mesmo sistema um mecanismo de injustiças, corrupção, e conflitos de interesses individuais.
De qualquer forma, mesmo que de maneira precária, temos que entender que a função de "fazer política" é essencial em uma sociedade como elemento de negociação e acomodação dos diferentes interesses e forças existentes na sociedade,docontrário teríamos o pior dos mundos. Acabaria sempre em algum tipo de "revolução", choque de classes ou grupos de interesses, num ambiente de incerteza, perturbação e até violência permanente. Veja o que acontece em países que não conseguem estruturar instituições políticas adequadas (como nos países da África).
Portanto, acredito que o antídoto por aqui, para melhorarmos a qualidade da representação política, seria uma reforma política.
Se tivéssemos a criação do voto distrital (sistema já existente há muitos anos em várias democracias desenvolvidas do mundo) cada eleitor saberia exatamente em quem votou no seu distrito, e muito possivelmente, saberá até mesmo onde mora seu vereador e deputado. Diferentemente do que acontece hoje, onde o voto proporcional elege deputados com votações baixíssimas.
Pouca gente sabe, mas quando vota em um deputado "puxador de votos" como por exemplo Delfim Netto, está colocando no Congresso junto com ele mais 10 ou 12 deputados do mesmo partido (PPS), com votações ridículas. Isso acontece pq existe uma necessidade digamos de 100 mil votos p/ eleger um deputado.
Se o Delfim tiver 700 mil votos, a "sobra" vai para o partido (PPS), que tem o direito de preencher mais 6 vagas de 100 mil votos com deputados que tiveram digamos 10 mil ou mesmo 5 mil votos, o que é não é nada em termos de representatividade popular.
Aí é que entra a "lixarada" política, ou seja, gente que não tem compromissos com "movimentos sociais" ou mesmo com "movimentos políticos" e está lá simplesmente para fazer o "papel do partido" (às vezes nem isso).
Na minha opinião, infelizmente políticos ainda continuarão sendo um "mal necessário" em uma sociedade democrática representativa, que é a forma de organização democrática mais utilizada no mundo moderno, mas podemos aperfeiçoar este sistema, através da implantação do voto distrital, p/ o eleitor saber em quem votou e poder cobrar do "SEU" representante.
2006-12-20 01:13:24
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
5⤊
0⤋
Como disse o primeiro ministro britânico, Wiston Churchil (ou coisa parecida) "democracia é o pior regime de governo mas não conheço outro melhor." Acho que a democracia esta em check em todo o mundo. A maior democracia do mundo não elegeu esse ignorante do Bush, duas vezes. Acredito que a globalização e a conseqüente concentração do capital esta fazendo as corporações dominarem os governos. Estamos carentes de estadistas no mundo todo e por isso os problemas não se resolvem, só se agravam. Para o Brasil, só a educação pode modificar esse quadro triste a médio prazo (coisa de 20 anos) se começarmos a priorizar hoje. Tcháu!!
2006-12-20 01:20:59
·
answer #2
·
answered by leocaixaforte 7
·
1⤊
0⤋
Para ter uma democracia funcionando bem temos que ter parlamentares produzindo leis boas e um respeito absoluto por elas em todas as camadas da população. Aqui temos "leis que pegam", "leis que não pegam", e as leis são aplicadas diferentemente quando para ricos ou para pobres.
Não me esqueço do que li num jornal há muito tempo: no corredor da morte duma penitenciária nos EUA um preso estava aguardando marcarem a data para cumprirem a pena de morte que havia recebido, ai, de repente, se sentiu mal e foi levado às presas para o hospital onde constataram um problema cardíaco. Após cuidados médicos, se recuperou e então cumpriram o mandato de pena de morte.
Ali duas leis foram obedecidas, a que diz que o Estado deve cuidar do preso e a pena de morte propriamente dita. E eu fico pensando: se fosse aqui, o agente penitenciário ia dizer -deixa que morra! está condenado mesmo!!. Percebem a diferença?
2006-12-20 01:15:45
·
answer #3
·
answered by fran 7
·
1⤊
0⤋
A politica vive num mundo virtual e a sociedade um mundo real.
- Os politicos não produzem nada e ganham para isso;
Os trabalhadores produzem e pagam impostos para sustentar a classe politica que não faz nada.
Democracia é quando eu mando em você e, Ditadura é quando você manda em mim.
A Melhora da democracia depende de mim na medida que eu influo com responsabilidade no meio que vivo. Minhas posições, minhas atitudes, minha vida familiar,minha participação social, a educação que dou a meus filhos.
Quanto mais, conciência politica, solidariedade e respeito ao próximo mais eu me aproximo da real democracia.
Minha maior contribuição hoje é a de politizar meus filhos para que conheçam o que é democracia e, não cairem no engôdo da retórica que é peculiar aos maus representantes.
2006-12-20 01:08:27
·
answer #4
·
answered by SACAROLHA 5
·
1⤊
0⤋
Vamos encarar a realidade, então?! A verdade é que não existe democracia no Brasil! Não há como ter democracia em um país com tantas leis injustas, com tanta impunidade, as pessoas sendo obrigadas a votar, a acreditar numa política medíocre que é a política brasileira. Mas isso tudo acontece porque ainda somos um país-colônia, só que agora o nome mudou para país pobre. A verdade é que os países ricos, onde a democracia deu certo, são ricos por causa da dinamicidade de sua economia, porque investiram firme em Educação e Emprego. E os países pobres, que são os países onde a democracia fracassou, têm uma economia atrelada e explorada pelo capital estrangeiro. Os países ricos solidificam sua economia explorando a mão-de-obra e a riqueza dos países pobres. Assim, a metrópole são os países ricos e a colônia são os países pobres. Por isso, a democracia funciona naqueles e não nestes.
2006-12-20 00:51:15
·
answer #5
·
answered by Ronaldo d 5
·
1⤊
1⤋
A democracia brasileira é boa sim...o que estraga ela é a imprensa e a mídia que manipulam tudo como querem...
exemplo é o aumento dos deputados....que não tira um centavo a mais dos cofres...e eles ficam espalhando mentiras...enquanto o LULA ROUBA DINHEIRO PÚBLICO...
sabe PQ???
Por que nesse Brasil cada PODER tem orçamento próprio...
8% de tudo que o país arrecada sustenta o poder judiciário federal, 6% o Legislativo e os outros 84% o executivo...
o que falta é brasileiro parar de dizer que não gosta de política...quem elege maus políticos é o povo...eu confio nos políticos em que votei...principalmente no Deputado Federal...
o aumento dos deputados sai dos 6% do legislativo...se não tivesses aumento...iriam fazer o que com o dinheiro...o povo tem é que participar da política e não reclamar.
2006-12-20 01:22:53
·
answer #6
·
answered by Daniel K 1
·
0⤊
2⤋