English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho muita curiosidade sobre essa religião.(Obrigada pela atenção)...

2006-12-19 22:30:39 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

10 respostas

Eu comecei lendo Violetas na Janela e depois os livros de kardec e os romances da Zíbia e isso me deu um bom embasamento a respeito do Espiritismo. É uma religião muito legal e nos leva a dar valor às coisa boas participando da melhoria da vida de muita gente. Me sinto útil seguindo os ensinamentos do Espiritismo.

Boas festas e que Jesus Cristo te ilumine e você consiga ser muito feliz em sua jornada...

2006-12-19 22:41:19 · answer #1 · answered by Pedroka 6 · 0 0

Primeiramente é bom que você saiba que Espiritismo não é religião. Espiritismo é o destino de todos independente de qual a religião que cada um pertence.

Basicamente o Espiritismo se baseia no contínuo aperfeiçoamento dos espíritos até que esses atingem o ponto máximo, que seria o encontro final com Deus. Note que não há lugar para o inferno no Espiritismo, pois todos deverão seguir até Deus.

O espiritismo explica o porquê das coisas, por exemplo, se uma pessoa é paraplégica é porque em outras encarnações, talvez tenha usado as pernas para fazer algum mal, por isso agora ela deve passar uma existência inteira sem poder usa-las. Se uma pessoa teve uma mão amputada, talvez tenha sido porque essa mão foi utilizada para matar alguém. E assim por diante.

Jesus Cristo é considerado o espírito mais evoluído que passou pela terra, para servir de exemplo aos outros.

2006-12-19 22:36:30 · answer #2 · answered by Escatopholes 7 · 2 0

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina Filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações.

Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. ( "O que é o Espiritismo?", Allan Kardec)

2006-12-19 22:36:02 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

ola!
Espiritismo é um termo GENERICO que engloba VARIOS CULTOS que lidam com este tema.
Ha o espiritismo ocidental europeu, chamado coloquialmente de KARDECISMO, que segue uma doutroina CRISTÃ e o Novo testamento, apenas com a diferença de accreditar na reencanaçao e trabalhar com espiritos ditos de luz. O espiritismo chamado afro-brasileiro é fruto de SINCRETISMO RELIGIOSO, uma vez que os escravos no brasil eram proibidos de celebrar sua religiao. Com isso, eles adaptaram sua crença aos asantos catolicos, dando nomes africanos a estes santos . A Umbanda é o ritual mais proximo do credo ocidental, e o Candomble permanece mais ligado ás tradiçoea africanas. Nao sou religioso, sou estudioso de culturas brasileras. Caso queria manter contato, meu emaile stá disponivel.
FELIZ NATAL!! :)

2006-12-19 22:36:55 · answer #4 · answered by sunny_seed_2005 3 · 1 0

Querida amiga! Todos nós, inclusive você, somos espíritos. Portanto, existem espíritos em várias dimensões. Comumente, se padronizou chamar o mundo dos vivos para este que estamos e o mundo dos mortos para onde vão aqueles que morrem. Mas, verdadeiramente, o que morre é o corpo. O ser espiritual que detém a inteligência, os sentimentos e o conhecimento permanece, mudando apenas de dimensão. O processo é evolucional e eterno. É isso que o Espiritismo expõe. E mais, ele tem vários aspectos religiosos, filosóficos e científicos.
Um abraço e muitas felicidades. Estou à disposição!

Sidnei Carnevalli Filho

2006-12-22 06:49:08 · answer #5 · answered by sidnei.carnevalli 1 · 0 0

R=O termo espiritismo (fr. spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Allan Kardec, utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de idéias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral. Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra (Spirit: Espírito + Isme: Doutrina), que, por um lado, foi um expediente a que recorreu Kardec para facilitar a difusão do novo conjunto de idéias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com o além-túmulo. Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.

No entanto, muitos seguidores do Espiritismo, segundo codificado por Allan Kardec, apontam muitas vezes que este uso mais genérico do termo espiritismo é um equívoco.

O presente artigo visa a tratar do Espiritismo levando em consideração todos os diferentes usos do termo, enquanto o artigo Doutrina Espírita está voltado para descrever o Espiritismo conforme foi codificado por Kardec. Essa divisão entre Espiritismo (geral) e Doutrina Espírita é meramente didática, não implicando em apologia a nenhum dos dois usos.

Sobre a codificação da Doutrina Espírita, veja os artigos Doutrina Espírita e Allan Kardec.
O espiritismo, de um modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:

o homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo;
a alma é o espírito enquanto se encontra ligado ao corpo;
o espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
a reencarnação é o processo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos") podem se comunicar entre si através da mediunidade;
Pluralidade dos Mundos Habitados, a Terra não é o único planeta com vida inteligente.
Lei de Causa-Efeito, ligada à reencarnação, esta lei define que recebemos na medida do que demos (bom e mau) em existências passadas ou nesta existência.

2006-12-20 02:05:12 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina Filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações.

Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. ( "O que é o Espiritismo?", Allan Kardec)

2006-12-20 01:43:14 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

veja os site relacionados:
http://www.ceismael.com.br/artigo/artigo003.htm
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/o-espiritismo-eh-religiao.html
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/conceito-comunicativo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo
http://www.espirito.com.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-ciencia-espirita.html

espero q consiga etender. ok flw

2006-12-19 22:43:28 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Você deve ler sôbre o assunto. Para iniciar, consiga o "Livro dos Espíritos". Em seguida outros de Allan Kardec.

2006-12-19 22:40:42 · answer #9 · answered by cacovelho 2 · 0 0

O que é Espiritismo?

• É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

• É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.


O que revela?

• Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.

• Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.
Qual a sua abrangência?

• Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.

• Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.


O que o Espiritismo ensina?

Pontos fundamentais:

• Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

• O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.

• Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.

• No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.

• Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

• O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.

• Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.

• Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.

• Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

• Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.

• Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

• Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

• As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal.

• Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

• A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.

• O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.

• A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

• A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.


Prática Espírita

• Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".

• A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

• O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcoólicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indulgência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.

• O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.

• A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.

• Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

• O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".


"Nascer, morrer, renascer, ainda,
e progredir sempre, tal é a lei."
"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".
"Fora da caridade não há salvação".


O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita

2006-12-19 22:39:46 · answer #10 · answered by Ricardão 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers