Menos é mais
Você tem muito para dizer , quer usar todas as suas informações num perÃodo curto de tempo. O problema é que informação demais “desliga” a platéia. Simplifique sua mensagem e sua audiência será capaz de entendê –la – e, ainda melhor, retê-la.
Tenha um tema visual, uma padronização, mas evite os templates do PowerPoint
Toda apresentação precisa ser consistente, ter uma “identidade visual”. Isto certamente não será conseguido usando os exemplos do PowerPoint, já vistos e revistos em milhares de apresentações. Sua audiência espera algo único, novo (pelo menos para eles), caso contrário, qual a razão de participar de sua apresentação? Você não conseguirá uma audiência motivada com uma apresentação “feijão com arroz”.
Cada foto conta uma história
A maioria das apresentações corporativas são cheias de “bullets” e texto. O problema é que esta é uma maneira inadequada de contar uma história. Numa apresentação, 55% do que retemos é visual, contra apenas 7% de texto (“bullets”). Se usar imagens para contar sua história, já terá uma grande vantagem competitiva.
Se está perguntando sobre os 38% restantes, são para o discurso vocal.
Cada macaco no seu galho
Não é porque o programa PowerPoint está instalado no seu computador que vai fazer de você um especialista em comunicação. Você até pode fazer uma apresentação familiar com fotos de seus filhos, mas uma apresentação corporativa precisa de um trabalho de profissionais. Comunicação é uma ciência e nem todos têm diploma nesta área. Resista à tentação de fazer você mesmo a apresentação de sua empresa: contrate os serviços de profissionais.
Vista-se para o sucesso
Certifique-se de que está vestido corretamente antes de subir ao pódio. A roupa correta é aquela que não chama mais atenção do quem a está vestindo. Tanto para homens quanto para mulheres o ideal é a “roupa de negócios”: terno ou tailleur azul escuro ou preto, camisa ou blusa branca ou azul, gravata bordeau para os homens, sapatos e meias pretas.
“A vida é um palco iluminado e somos meros atores atuando nele.”
Quando faz uma apresentação, você está, literalmente, debaixo dos holofotes. A audiência estará olhando somente para você, examinando cada detalhe. Certifique-se de ter coberto todos os pontos: cabelo limpo e bem penteado, sapatos engraxados, roupa bem passada, unhas limpas e cortadas.
Deixe claro a que horas começa e quando termina a apresentação.
Nunca fale mais do que 60 minutos sem intervalo. Deixe uma jarra com água ao seu alcance.
Procure usar recursos visuais adicionais.
Um flip chart, ou um retroprojetor, por exemplo. Isto dinamiza a apresentação.
Contato visual.
Mantenha contato visual com cada um dos participantes da platéia. Crie um método de “varrer” a audiência de maneira a que não deixe ninguém de fora.
Prepare-se árduamente.
à muito mais fácil não preparar-se, usar a desculpa de que não tem horas suficientes no seu dia para isto e que de qualquer forma nunca vai ser um grande apresentador mesmo. Acontece que os bons apresentadores têm anos e anos de preparo. Se quer fazer uma boa apresentação, ensaie e ensaie. E ensaie mais.
Por que você está fazendo a apresentação?
Esta é a primeira coisa que você deve perguntar-se. Por que está fazendo isto? Tem uma mensagem importante para passar, ou está simplesmente apresentando números? Está querendo melhorar sua imagem, ou está substituindo alguém? Sente-se confortável com o assunto de sua apresentação, ou está falando “sob encomeda”? Se tem alguma dúvida, é o momento de parar e perguntar-se seriamente se deve fazer a apresentação, ou se não seria melhor fazer mudanças no conteúdo.
Reserve tempo na sua agenda .
Este é o erro mais freqüente entre os executivos que fazem apresentações. No momento em que terminam de fazer eles mesmos sua apresentação em PowerPoint, consideram-se aptos para enfrentar a platéia. Irão, via de regra, apenas ler o que aparece na tela.
Entretanto, para uma importante apresentação de negócio os especialistas recomendam reservar pelo menos 20 horas para planejar, pesquisar e, principalmente, ensaiar. Se não tempo para ensaiar, mais uma razão para deixar a criação e o desenvolvimento da apresentação em mãos de profissionais especializados no assunto e usar seu tempo para ensaiar.
Sua vantagem competitiva
Todos nós já assistimos inúmeras apresentações corporativas e são raras aquelas que lembramos. A maioria é chata e repetitiva. Um dos fatores comuns neste tipo de apresentação é o uso de “bullets”. Este é a mais ineficiente maneira de comunicar. Se tem um conselho que você deve seguir neste site é: use ilustrações em lugar de “bullets” ! Pesquisas mostram que o uso de ilustrações aumenta suas chances de atingir seu objetivo de 33% para mais de 66% - uma tremenda vantagem competitiva.
Não decore o texto de sua apresentação.
Os apresentadores amadores cometem o grande erro de decorarem o texto da apresentação. Isto, além de chato, pode ser mortal – principalmente quando surgem perguntas durante a apresentação. Decorar mata a espontaneidade e a capacidade de conversar com sua audiência. O texto nos slides deve servir apenas como um resumo daquilo que você falar. Use cartões com os principais pontos para guiá-lo.
Ensaie
Isto não é dica, nem conselho. à obrigação de qualquer pessoa que vai fazer uma apresentação. Aprenda seu discurso palavra por palavra, ensaie diante do espelho, grave sua apresentação em vÃdeo ou em áudio e corrija tudo o que estiver errado. E depois comece outra vez.
Conclusão
Mesmo com os sofisticados softwares existentes hoje para apresentação seu sucesso não é determinado pelo programa que você usa, mas por sua atuação e pelo uso correto das regras de comunicação em seus slides.
Um professor de apresentações sempre iniciava o curso assim: “Todas as manhãs minha rotina é levantar à s 6 horas, tomar banho, me barbear e, na ida para o curso, passar na lanchonete da esquina para um café espresso e um bagel. Todo santo dia. Mas o espresso, apesar de feito sempre com os mesmos ingredientes e na mesma máquina, nunca tem o mesmo gosto. Alguém sabe me dizer por que?” Raramente alguém acertava a resposta.
“Porque a pessoa atrás do balcão nunca é a mesma. E o mesmo acontece com apresentações. Mesmo com mais de 3 milhões de apresentações por dia nos Estados Unidos usando PowerPoint, nenhuma é igual à outra. Tudo depende de quem está atrás do computador.”
O que não deve ser feito numa apresentação
Jamais sente durante uma apresentação.Caminhe, ande de um lado para outro, pare no meio do caminho. Fazendo isto você obriga a audiência a segui-lo com os olhos, a manter-se atenta, pois não poderá antever seus próximos passos.
Nunca fale enquanto estiver de costas para a audiência.
Não interrompa as pessoas quando estiverem falando.
Não leia o que estiver escrito nos cartões que servirão de guia.
Não continue segurando uma caneta depois de tê-la usado. Isto pode transformar-se num tic nervoso antes mesmo que você se dê conta.
Não coloque as mãos nos bolsos enquanto estiver falando.
Não carregue moedas nos bolsos. O barulho pode ser irritante
2006-12-19 21:36:27
·
answer #3
·
answered by dmalves_2006 2
·
1⤊
1⤋