English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

alguem poderia informar algum livro BOM sobre o comunismo...
não explicações apenas.. mas alguma historia que gire em torno do comunismo... ou alguma biografia...

2006-12-19 20:48:14 · 7 respostas · perguntado por Lidi 1 em Governo e Política Outras - Governo e Política

7 respostas

O Livro Negro do Comunismo e Cortar o mal pela Raiz ...os dois da Editora Bertrand .

2006-12-19 22:52:49 · answer #1 · answered by mariana 5 · 0 0

Cortar o Mal pela Raiz.
Eu adorei esse livro...
Para ver mais detalhes sobre.. Clique no link abaixo.

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1661639&ST=SR

2006-12-20 05:06:00 · answer #2 · answered by . 6 · 0 0

Leia o Manifesto Comunista, é muito fácil de ler e muito esclarecedor, outro bom ´Os caminhos da Liberdade; romance de J.P.Sartre.

2006-12-20 04:58:02 · answer #3 · answered by Branca 5 · 0 0

Leio (o capital) de Marx para começar. Depois leia como (uma boa idéia que deu errado) de pablo de valencia.

2006-12-20 04:54:52 · answer #4 · answered by cavaleiro12 4 · 0 0

Arquipélago Gulag , de Alexander Soljenitsin.

2006-12-20 04:54:04 · answer #5 · answered by Claret. 6 · 0 0

apenas Biografia amiga

2006-12-20 04:52:03 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Comunismo e Socialismo
História do Comunismo, história do socialismo, Karl Marx, socialismo utópico e científico, Revolução Russa e o socialismo

Fica difícil determinar uma data exata, da origem do comunismo, pois o estudo antropológico mostrou que esse tipo de comunidade já existia desde os tempos mais remotos. Porém, o comunismo ficou mais caracterizado e conscientizado depois de 1840. O termo comunismo começa a aparecer nas sociedades revolucionárias de Paris, substituindo outros tipos de comunidades.

O conceito de comunismo propriamente, define-se como uma forma de regime social onde existe uma igual distribuição de riqueza e a propriedade comum de todos os bens. As desigualdades sociais já levavam filósofos a pensar numa sociedade ideal, que tivesse igualdade de direitos.

Segundo Karl Marx (1818-1883), o objetivo do comunismo é o domínio do proletariado, perante o declínio da burguesia, acabando assim com a diferença (confronto) de classes.

O comunismo se baseia numa sociedade sem classes, onde todos têm os mesmos direitos, os mesmos ganhos e gastos.

Entre os países que adotaram o regime comunista, podemos citar a U.R.S.S., a China, Cuba e Alemanha Oriental.

No Brasil, o Partido Comunista dos 40 anos que existiu, pelo menos 35 foi ilegal, o que tornou extremamente difícil sua documentação. Esse partido foi fundado no congresso que realizou nos dias 25, 26 e 27 de março de 1922, porém, três meses depois não era mais considerado legal. O "Manifesto Comunista" foi publicado em livro no Brasil, em 1924. Entre 1917 e 1920 o movimento sofreu grande influência da Revolução de Outubro.
Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.

Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na história da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidência na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, após o ano de 1840 (Comuna de Paris).

Na visão do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele é somente com a queda da burguesia que será possível a ascensão dos trabalhadores.

A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como a União Soviética ( atual Rússia ), a China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas idéias no século XX. Porém, após algum tempo, e por serem a minoria num mundo voltado ao para o lucro e acúmulo de riquezas, passaram por dificuldades e viram seus sistemas entrarem em colapso. Foi a União Soviética que iniciou este processo, durante o governo de Mikail Gorbachov ( final de década de 1980), que implantou um sistema de abertura econômica e política ( Glasnost e Perestroika ) em seu país. Na mesma onda, o socialismo foi deixando de existir nos países da Europa Oriental.

Atualmente, somente Cuba, governada por Fidel Castro, mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o líder cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e a ausência de democracia.
ABAIXO VAI AI DICA DE UM LIVRO PRA VC OK...BJ.
Comunismo, O RICHARD PIPES
Sinopse:
Professor de História na Universidade de Harvard, EUA, desde 1958, Richard Pipes é um dos principais pesquisadores sobre União Soviética e Leste Europeu do mundo. Foi assessor de segurança nacional...

2006-12-20 04:59:49 · answer #7 · answered by eu Amabile 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers