Fatos milagrosos tem que ser verificados um a um. Descartar todos eles sem examinar nenhum é um erro tão grande quanto acreditar em todos eles, também sem examinar um a um.
Como dizia Samuel Butler, em "Characters" (1667-9), "A mente crédula [...] experimenta um grande prazer em acreditar em coisas estranhas, e quanto mais estranhas forem, mais facilmente serão aceitas; mas nunca leva em consideração as coisas simples e plausíveis, pois todo mundo pode acreditar nelas." Tem gente que, frente a um fenômeno para o qual não tem explicação, tratam de inventar uma explicação fantástica e a acreditar na mesma.
A ciência é a busca pela verdade, e o método científico uma verdadeira arte, a "Arte Refinada de Detectar Mentiras". Por quê a ciência precisa de um método científico, e por quê este método é tão rigoroso? Segundo Francis Bacon, em "Novum organon" (1620): "A compreensão humana não é um exame desinteressado, mas recebe infusões da vontade e dos afetos; disso se originam ciências que podem ser chamadas 'ciências conforme a nossa vontade'. Pois um homem acredita mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não são comumente aceitas, por deerência à opinião do vulgo. Em suma, inúmeras são as maneiras, e às vezes imperceptíveis, pelas quais os afetos colorem e contaminam o entendimento."
A ciência, pelos seus métodos, vai progressivamente eliminando o erro no conhecimento acumulado pelo ser humano. Já sabemos que a Terra não é plana, não é o centro do Universo, nem mesmo o centro do Sistema Solar, que o Universo não é perfeito, já que existem processos de destruição e nascimento acontecendo o tempo todo, e não é imutável. Temos uma boa idéia do tamanho e da idade do Universo, e mesmo de sua origem. Estamos avançando cada vez mais no entendimento do que é a matéria, já sabemos o que são os elementos químicos, etc. Tudo isto à custa de muito trabalho e pesquisa. Provavelmente nunca explicaremos tudo, ou saberemos tudo, mas nem por isto deixamos de tentar aprender e conhecer o que pudermos.
2006-12-21 04:07:17
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
caramba é a terceira vez que respondo essa pergunta e quando vou clicar ela some, então serei breve
O milagre eu creio que seja predistinado á acontecer, eu tinha outras explicações , mas já me injuriei de ficar repetindo e depois sumir
bjão baby
2006-12-20 02:24:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Não sou ninguem pra julgar e nem mesmo criticar a fé alheia, quem crê e precisa orar pedindo ajuda, por um ente querido, e este escapar da morte, de estado de coma, sem curado de um câncer, sabe a fé que possui, o santo que tem e seus milagres.
2006-12-20 02:04:42
·
answer #3
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
2⤊
0⤋
# QUANDO NÃO SE TEM UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA UM FATO DÁ-SE O NOME DE MILAGRE !*
2006-12-20 04:49:04
·
answer #4
·
answered by SEM NOME ! 7
·
1⤊
0⤋
A fé é o espaço sagrado individual da pessoa e não me cabe opinar sobre a fé.
Sincerante eu NÃO acredito em milagres, mas isto é minha opinião pessoal.
Nem eu nem ninguém nunca viu (comprovadamente) um cego voltar a ver, ajeijado voltar a andar.
O que está cientificamente comprovado é que as pessoas que se dizem curadas por esta ou aquela força, já estavam curadas mesmo ou nem sequer tinham os males alegados.
A própria igreja católica aponta esses "males" como psicológicos.
Mas, como expressei acima, é minha opinião pessoal e tenho o maior respeito às religiões dos outros.
2006-12-20 02:17:18
·
answer #5
·
answered by DISCÍPULO 7
·
1⤊
0⤋
Existem dois tipos de "fatos milagrosos que a ciência ainda não explica":
1 - aqueles que a ciência ainda vai explicar e...
2 - aqueles que a ciência nem vai se preocupar em explicar pois são bobagens do imaginário coletivo.
.
2006-12-20 05:32:33
·
answer #6
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
1⤊
1⤋
Quem sou eu pra te explicar isso!
2006-12-20 05:00:12
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Você sempre vai achar quem dá uma explicação "lógica" para qualquer milagre.
Mas fé, é fé. E não depende de explicações, e está acima da lógica.
Quanto ao padre Quevedo; Sei não. Não creio que ele seja o melhor exemplo de devoto não. Viu?
2006-12-20 04:30:30
·
answer #8
·
answered by poeta 6
·
0⤊
0⤋
Pô, acho que devia pelo menos explicar o caso pra nós podermos julgar, já que é isso que você quer, mas, enfim, eu não acredito em milagres. Pode até mesmo o Quevedo vir com seu entretenimento de domingo, não cola.
2006-12-20 03:16:15
·
answer #9
·
answered by Sicklobster 2
·
0⤊
0⤋
Non ecxiste!
Nem fadas, nem gnomos, não ecxiste!
palavra de Quevedo
2006-12-20 02:03:54
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋