Oi,
Dr. Luiz Pimentel
O tratamento clínico da calvície consiste no uso de substancias tópicas ( de uso local) e de outras sistêmicas (de uso oral ou injetável).
Já na antiguidade os homens preocupavam-se com a calvície e muitas ervas já foram utilizadas para aplicação direta sobre a área calva e para a fabricação de shampoos.
No Brasil os colonizadores aprenderam com os índios a usar vegetais como o Jaborandi, que até hoje é recomendado em shampoos. Nenhuma das ervas ou substancias químicas utilizadas para a calvície foi completamente efetiva. Os melhores efeitos conseguidos são a diminuição da oleosidade e a melhora da qualidade dos fios em fase anagena (fase adulta).
O MINOXIDIL E A FINASTERIDA
Atualmente as drogas mais utilizadas são loções de solução alcoólica de minoxidil e comprimidos de finasterida.
Minoxidil
O minoxidil age nos folículos que estão entrando em fase catágena, a fase de miniaturização, mas ainda não completamente miniaturizados, ou seja, eles estão menores, com menor diâmetro, e mais curtos. A substância é vasodilatadora e procura prolongar a fase anágena evitando que os folículos atrofiem totalmente na fase catágena. Sua ação é procurar manter os fios existentes, mas não é completamente efetiva pois não reverte o processo dos que estão em fase telógena (folículos sem fio de cabelo, em repouso) , por isso não proporcionou a cura da calvície como foi intensamente divulgado na época de seu lançamento comercial.
A concentração mais efetiva do minoxidil é a de 5 % comprovado por recentes estudos. Os primeiros resultados do tratamento com minoxidil podem ser observados após aproximadamente quatro meses.
Alguns pacientes sofrem efeitos colaterais como ressecamento, coceira e vermelhidão que costumam desaparecer com a interrupção da droga ou após um ano de uso.
Mulheres com calvície padrão feminino também podem ser tratadas com minoxidil e respondem melhor do que os homens ao tratamento. Aliás, as mulheres sempre responderam melhor à massagens, e a outros métodos que procuram melhorar a irrigação sanguínea do couro cabeludo.
A finasterida é uma substancia largamente utilizada em pacientes com HPB (Hipertrofia Prostática Benigna), ou seja, aumento benigno da próstata, tendo sido observado que esses pacientes apresentavam crescimento de cabelo em áreas calvas.
Após vários estudos seu uso no tratamento da calvície foi aprovado pelo órgão controlador de medicamentos dos Estados Unidos, o FDA, em 1987.
A ação da finasterida é inibir a ação da enzima 5-alfa-redutase sobre a testosterona, diminuindo a formação da 5-alfa-DHT . Esta tem ação inibidora sobre o crescimento dos cabelos que encontram-se em repouso, ou seja, a 5-alfa-DHT age prejudicando o retorno do foliculo piloso à fase anágena, em que o cabelo atinge seu crescimento normal.
Uns 4 a 5 meses após o inicio de seu uso o paciente, além da diminuição da oleosidade, já pode começar a perceber uma estabilização do processo da calvície e mesmo o aparecimento de novos fios, mas só sente mais intensamente os efeitos após 1 ano de uso.
Hoje é a droga mais efetiva, embora funcione melhor em pacientes jovens. Não reverte, no entanto, completamente, a calvície, mas é útil para preservar o cabelo existente para que o paciente seja beneficiado plenamente pelo transplante.
Existem controvérsias quanto à possibilidade de diminuição da libido e da potencia sexual. A causa dessa preocupação é porque existem pacientes em uso dessa droga, para tratamento da HPB, que apresentam esses efeitos. No entanto esses pacientes são, normalmente, idosos, e tomam 5 mg por dia, enquanto os pacientes calvos jovens, em plena atividade sexual e com libido muito mais exacerbada, tomam apenas 1 mg por dia. Por isso a maioria dos pacientes não refere alteração de sua potencia sexual, embora alguns percebam diminuição do volume de esperma ejaculado, o que não lhes causa problemas.
Os estudos controlados realizados nos Estados Unidos mostraram que não há grandes diferenças entre o grupo de homens tomando finasterida e o grupo tomando placebo (substancia inerte). Apenas 3,8 % do grupo da finasterida apresentou algum disturbio sexual contra 2,1% dos pacientes tomando placebo (portanto não tomando a finasterida). A diferença entre cada grupo é de apenas 1,7%. Isso demonstra que muitos pacientes que apresentaram esses sintomas o apresentariam mesmo sem tomar a finasterida. Resumindo : alguns homens apresentariam episódios de diminuição da libido ou da potencia sexual mesmo que não estivessem em uso da droga.
Um abraço
2006-12-19 22:44:16
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
5⤊
0⤋
Os 2 funcionam, minoxidil e finasteririda, o tratamento comprei aqui, e recebi em casa, manipulado meu medico disse que nao dá para botar fè.
http://minoxidil5.com.br/comprar-minoxidil-kirkland
2014-09-06 10:20:48
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Satori vc está mais por fora que seio em top less... falar que nada foi comprovado sobre a eficácia do Minoxidil é um completo absurdo. a comprovação é mais do que farta, é só vc pesquisar antes de falar. inclusive eu mesmo uso a substância e reverti já quase que completamente minha calvície em um ano e meio de uso do medicamento.
já o Finasterida sim esse não reverteu minha calvície e usando apenas 5mg na dosagem mínima vendida e me deu efeitos colaterais que cessaram logo após o uso. O Finasterida é um repressor hormonal e efeitos de queda de libido ocorrem em muita gente nova, inclusive com grande "apetite sexual". e de acordo com minhas experiências ele só dá bons resultados com pessoas que tem estágio inicial de afinamento de cabelo ou queda acima do normal. com calvície média e avançada ele não responde à altura. já o Minoxidil SIM!
2014-05-13 20:32:31
·
answer #5
·
answered by Telão 2
·
0⤊
0⤋
Eu acho que é...mas, como não tenho certeza eu preciso dar uma olhadinha na minha enciclopédia médica. Quando eu voltar aqui terei a resposta.
Caso eu demore, dá uma passadinha num Derma e assim, terá certeza se existe.
Para a queda de cabelo é recomendável que você não estresse. Se tiver que perdê-los ou não, isso vai acontecer e espero que não fique deprimido.
Um abraço, um Feliz Natal e muita sorte pra você.
2006-12-19 18:05:41
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋