English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Essa pergunta foi em votação por causa de um descuido meu quando eu estava ainda conhecendo o Yahoo Respostas e não fiquei satisfeito com a resposta escolhida por "Votação", motivo do acidente, pois que uma vez colocada em votação por um descuido, não houve jeito de "retirar" da votação. E isso por si só já é também um erro.
§-Mas escapando disso: Vale a pergunta novamente! Enquanto não encontrar a saída governamental para as causas "naturais" da miséria do povo, eu não irei desistir de lançar mão da minha pergunta.
§-Ou o mundo muda de opnião sobre os interesses que são prioridade no mundo ou eu vou continuar e continuar e continuar perguntando isso aqui! Sempre com um comentário diferente.
§-Cadê os programas sociais? Cadê a EXTINÇÃO da fome? Pra quê telescópio se nos falta dignidade onde pisamos e justiça para os homens?
§-Políticos me respondam! Pois que essa resposta é a voz que o povo TEM que OUVIR!!!!!!!!!!!!!!!

2006-12-19 15:50:16 · 14 respostas · perguntado por Adelso de Castro 4 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

14 respostas

Bom, concordo com vc, se eles gastassem a metade que gastam com microscópio na educação por exemplo futuramente teríamos gênios que descobririam formas mais baratas de explorar o universo...*risos
Abraço

2006-12-20 11:19:56 · answer #1 · answered by Tatiane A 2 · 1 3

Nossa! Politicos! Ouçam esse minino. Por favor! Ele tem algo a dizer! Sua pergunta é válida. Os "políticos" não.

Caso não tenha percebido, os políticos não estão nem aí pra os problemas supracitados. Os gastos com ciência básica no Brasil, em especial Astronomia, são ínfimos em comparação com as maracutaias e aumento de 100% no próprio salário dos legisladores.

Pesquisa gera civilidade e evolução, o que acaba com a miséria do povo. Talvez não em 4 anos, mas quem sabe daqui a 40 anos. Se sobrevivermos...

2006-12-20 20:26:54 · answer #2 · answered by Piantal 2 · 3 1

Adelso, o problema do combate à miséria é coisa complexa, e não se resolve simplesmente dando dinheiro para os miseráveis. Em um país ideal, todos tem alimentação, educação, moradia, emprego, saúde, lazer e transporte, e são estes os desafios que todo governo tem. E estes problemas não se resolvem apenas com dinheiro, mas com políticas - a melhor bolsa-família que existe é um emprego digno. Qual o incentivo para trabalhar, se um dia de trabalho não paga um dia de alimentação, educação, moradia, saúde, lazer e transporte? Ou que adianta ter acesso à educação e esta não ser de qualidade? E para isto, de nada adianta investir dinheiro à rodo se o investimento não for feito com sabedoria.

E você sabe como é que se identifica as origens da miséria, e como se determina a melhor forma de investir o dinheiro do governo para acabar com a fome e a miséria? Com pesquisa. Irônico, não?

Agora, vamos supor que a indústria nacional tivesse se fortalecido, a agricultura fosse boa, e todos tivessem suas necessidades mais básicas atendidas pelo próprio salário, mas o país tivesse com defasagem tecnológica. Quem viveu a época da reserva tecnológica sabe o que é defasagem tecnológica, é você ter produtos que custam mais caro que os concorrentes de outros países, por que você usa uma tecnologia obsoleta, menos eficiente, mais cara. E muito provavelmente o produto do concorrente também é melhor que o teu. Tendo um custo maior e um produto de qualidade igual ou inferior ao produto estrangeiro, tua empresa corre o risco de fechar, se não conseguir competir com os produtos estrangeiros. E aí, sabe o que acontece com aquele emprego que pagava as necessidades básicas do trabalhador? Desaparece. Sabe aquele investimento em educação, para produzir técnicos capacitados e cientistas? Vai para o exterior, trabalhar onde é feita a pesquisa tecnológica de ponta, ou para trabalhar no concorrente da empresa nacional que fechou ou está "mal das pernas".

E como é que você evita isto? Investindo em pesquisa científica, em pesquisa de base. Quando um astrônomo está examinando estrelas e galáxias distantes, ele não está só olhando algo que está a bilhões e bilhões de quilômetros de distância, ele está aprendendo sobre a matéria da qual somos feitos, sobre as leis da natureza que nos afetam. Novos conhecimentos são criados, e velhos conceitos são reavaliados e, em alguns casos, descartados. E quando se desenvolve projetos de alta tecnologia, como foguetes, e satélites, e telescópios orbitais, e sondas, está se dando emprego para um tipo especial de operário, o técnico altamente capacitado. E estas tecnologias são todas elas caríssimas, quem não desenvolve em casa vai precisar alugar de outros (é o tipo de coisa que não se vende, se aluga), e enquanto não tiver em casa, vai continuar precisando alugar de fora.

Sabes onde são lançados os satélites brasileiros? Não é no Brasil. São milhões de dólares que são gastos para colocar em órbita os satélites brasileiros, dólares que não ficam aqui no Brasil, mas vão para o bolso de quem investe em pesquisa. E qual a importância dos satélites?

Satélites de comunicação são o sangue da economia, eles permitem que as informações sejam trocadas entre diversos sistemas, os produtores, os consumidores, os transportadores, e permitem a coordenação entre estes sistemas. Uma economia sem satélites de comunicação é menos eficiente. Mas não é só para isto que servem os satélites. Satélites que fotografam o país servem para verificar qual a produtividade esperada, para que o governo consiga planejar o manejo de estoque de grãos, empresas de seguro verificam qual o índice de quebra da safra, o controle de desmatamentos, as previsões meteorológicas e climáticas, etc. Hoje não se governa um país sem informações obtidas por satélite.

Finalmente, o futuro da humanidade está no espaço. Em um futuro não muito distante estaremos utilizando materiais desenvolvidos e fabricados no espaço, materiais que não podem ser produzidos aqui na superfície do planeta. Quem não tiver condições de produzir estes novos materiais, terá de comprá-los. E mais, se não tivermos domínio de todas as etapas da exploração espacial, dependeremos de nações estrangeiras para que a gente continue fazendo exploração espacial. Significa que não vamos conseguir colocar astronautas e indústrias no espaço se a empresa estrangeira X, que muito provavelmente terá um controle de um governo estrangeiro ditando o que ela pode vender, para quem, e em que quantidade, não fornecer as partes e peças, e talvez até o serviço para nós. Significa que atividades estratégicas nossas podem ser paralizadas ou reduzidas por um governo estrangeiro, que não estará preocupado com nossos interesses, mas com os interesses deles.

Com tudo isto, o investimento em pesquisa de alta tecnologia, e mesmo a pesquisa científica pura, está plenamente justificado, a meu ver. Para manter um país evoluindo, só com investimentos pesados em ciência e tecnologia. Sem estes investimentos, vamos continuar dando dinheiro nosso para quem fez estes investimentos.

P.S.: Apenas a título de referência, este tipo de argumentação, de que temos problemas mais imediatos e não podemos investir em ciência e tecnologia, é classificada por Carl Sagan, no seu livro "O Mundo Assombrado por Demônios" como a falácia do curto prazo vs. longo prazo. Veja o capítulo "A Arte Refinada de Detectar Mentiras" (http://ateusdobrasil.com.br/artigos/ceticismo/arte_detectar_mentiras.php )

2006-12-20 07:03:53 · answer #3 · answered by Sr Americo 7 · 3 1

Compreendo perfeitamente sua indignação pelo descaso com que os grandes problemas do mundo são tratados, mas é bom que você aprenda a identificar corretamente aqueles que não querem resolvê-los e a encontrar os verdadeiros drenos de recursos financeiros.

Se você criar caso contra quem ainda tenta fazer alguma coisa de bom pelo mundo, você vai fazer o que seu inimigo quer. Ele sorri quando você reclama dos altos investimentos na Ciência, porque, se ele pudesse, não investiria nada. E é claro que se ele não investisse nada em pesquisa científica, sobraria mais para NÃO investir na solução dos grandes problemas mundiais. Percebeu bem qual é a vantagem disso?

Investir em pesquisa científica nunca é demais, porque ela acaba trazendo grandes benefícios às pessoas. Compare o preço de um telescópio com o preço de uma guerra e, mesmo que você não consiga compreender a utilidade de um telescópio, deve concordar que a utilidade da guerra é menor.

Pense bem nisso: seu verdadeiro inimigo também acha que a pesquisa científica é um desperdício de dinheiro que poderia estar sendo usado em outras coisas. A diferença é que essas outras coisas não são aquelas que você gostaria que fosse.

Reaja, mas não faça o jogo dele.
.

2006-12-20 17:03:47 · answer #4 · answered by Tau Ceti 5 · 1 0

Tudo bem... Pergunto eu: por que você, que está tão preocupado com a fome, gasta dinheiro com computadores e internet? Então vamos fazer o seguinte: todos nós que estamos usando computadores e internet vamos vendê-los e doar o dinheiro para uma ONG da fome. Vamos vender nossos automóveis e andar a pé ou de ônibus que é menos poluente. Vamos nos desfazer de TV a cabo, microondas, celulares, etc. etc. e doar todo o dinheiro para a fome. Vamos voltar a viver simplesmente, como no tempo da roça sem luz elétrica (que gera uma tremenda poluição nas termoelétricas e desmatamentos com a hidrelétricas). Vamos renunciar a toda a tecnologia pois ela é supérflua, podemos viver somente com a roupa do corpo (que será feita de materiais rústicos, nada de sintéticos), uma cabana e um arco-e-flecha.

PS: o governo não gasta fortuna com ciência, são os cientistas que demando dinheiro para suas pesquisas a muito custo pois aqui no Brasil impera a idéia imediatista que dando um prato de comida para um pobre o problema está resolvido. Esse povinho merece este governinho

.

2006-12-20 05:10:40 · answer #5 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Se gastassemos o nosso dinheiro com aquilo que é realmente necessário, daria para alimentar o mundo todo. Mas quem é que quer deixar de gastar seu nobre dinheirinho com supérfalos, para dar de comer ao próximo? Estamos na era do consumismo, do egoísmo. O Bush tá se danando para os direitos humanos.....não só ele, mas a maioria dos líderes dos países desenvolvidos.

2006-12-20 00:09:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 2

isso e demagogia ! E muito importante a exploracao espacial !
seus netos vao lhe falar !

2006-12-20 00:06:32 · answer #7 · answered by glima31 3 · 1 1

É MEU AMIGO, MAS UM DIA VC VAI AGRADECER QUANDO OS ASTRONOMOS QUE ATRAVÉS DO DINHEIRO DISPONIBILIZADO PELOS GOVERNANTES NOS SALVAR DE UM ASTERÓIDE.
QUE COM ESTE DINHEIRO INVESTIDO TIVERAM TEMPO DE SALVAR MILHARES DE VIDAS.
NÃO É COISA DE FILME. VIU O GRANDE CINTURÃO DE ASTEROIDES QUE ESTA BEM PERTO DE NÓS. ENTRE MARTE E JÚPITER.
O PROBREMA É O DINHEIRO MAL ADMINISTRADO.
GOVERNADO POR PESSOAS DIABOLICAS E CORRUPTAS DE BRASILIA. ISSO É O PROBREMA.
PARA VC ESSA SERIA A FÓRMULA DE CONTENÇÃO DE GASTOS.
SERIA COMO ECONOMIZAR A AGUA COMEÇANDO PELO AQUARIO DOS PEIXES. PENSE BEM.

2006-12-20 00:01:21 · answer #8 · answered by Reporter Corujinha 3 · 0 0

Quem garante que os maiores problemas estão na terra?

Sabia que os EUA vão construir bases na lua? Armas no espaço? Para proteger o planeta terra! Mais satélites para tirar fotos do espaço. Procurando água em outros planetas, enviando sondas. Você não acha isso muito suspeito não?
Ja reparou que os buatos de abdução são todos bem parecidos? Luzes piscando, discos e etc!

2006-12-19 23:53:28 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Políticos compram qualquer coisa que seja superfaturável!

Provavelmente essa é mais uma estratégia malufista para superfaturar a compra desses caros equipamentos, a fim de arrecadar mais dinheiro para o "caixa 2" - que financia seus esquemas internacionais (de corrupção e tráfico de influências), bem como suas falcatruas feitas em nível doméstico (como a cobrança de "mensalões", a fim de garantir a futura reeleição de novas hordas de políticos sedentos - que continuarão a nos saquear sem dó).

E quem disse que os políticos querem resolver os problemas do país? Se os médicos curarassem todos os seus pacientes, ensinando-os a tratar devidamente de suas saúdes (a fim de previnir doenças futuras), teríamos uma população sempre saudável; porém, os médicos correriam o risco de, um dia, morrer de fome! Infelizmente, essa é a mentalidade do político brasileiro, bem como da maior parte de nossos servidores públicos.

2006-12-20 19:54:24 · answer #10 · answered by Prof. Elias Galvêas 6 · 1 2

Talvez por isso mesmo.
Ja que os maiores problemas estão na terra, estão procurando um lugar bem longe pra zarparem com toda a grana que sobrar doque gastarem.

2006-12-20 05:33:39 · answer #11 · answered by Corso 2 · 1 2

fedest.com, questions and answers