English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na verdade é uma pergunta de Filosofia, porém não encontrei tal área de conhecimento entre as opções selecionáveis.

2006-12-19 12:43:03 · 1 respostas · perguntado por Francisco P 4 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

1 respostas

Não sei se você quer explicação sobre a crítica de Marx a Hegel ou se quer material a respeito. No site http://www.culturabrasil.org/criticadafilosofiadodireito.htm
há o próprio documento escrito por Marx sobre o assunto mas que não vou reproduzir aqui pois ocuparia mais de 500 linhas. Compilo apenas a conclusão do próprio Marx:

Resumindo e concluindo:

A única emancipação praticamente possível da Alemanha é a emancipação do ponto de vista da teoria, que declara o homem essência suprema do homem. Na Alemanha, a emancipação da Idade Média só é possível como emancipação paralela das superações parciais da Idade Média. Na Alemanha, não se pode derrubar nenhum tipo de servidão sem derrubar todo tipo de servidão em geral. A meticulosa Alemanha não pode revolucionar sem revolucionar seu próprio fundamento. A emancipação do alemão é a e emancipação do homem. O cérebro desta emancipação é a filosofia; seu coração, o proletariado. A filosofia não pode se realizar sem a extinção do proletariado nem o proletariado pode ser abolido sem a realização da filosofia.

Quando se cumprirem todas as condições interiores, o canto do galo gaulês anunciará o dia da ressurreição da Alemanha.

Karl Marx, 1843

2006-12-19 13:01:04 · answer #1 · answered by Ricardo 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers