Mestre da malícia e dos truques, ele entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos deuses.Procurado por Sísifo, que sabia do rapto e prometeu revelar a autoria caso Esopo fornecesse água à cidade de Corinto.
Assim ele despertou a raiva do grande Zeus, que enviou o deus da morte, Tânatos para levá-lo ao mundo subterrâneo. Porém o esperto Sísifo conseguiu enganar o enviado de Zeus e fez dele seu prisioneiro. Enquanto permanecia cativo, ninguém na Terra podia morrer, e o reinado de Hades estava ameaçado. Foi então enviado o deus da guerra Ares para libertá-lo, permitindo que a ordem natural fosse restabelecida.
Quando o deus novamente tentou levá-lo ao mundo inferior, Sísifo fez sua esposa prometer que não iria enterrá-lo, e que exporia seu corpo no meio de uma praça pública. Quando acordou nos Ínferos, disse a Hades que precisava retornar à terra para repreender sua esposa por não haver enterrado seu corpo. Assim ele conseguiu convencer ao deus que enquanto não fossem prestadas as oferendas costumeiras, ele não podia ser considerado verdadeiramente morto.
Usando este subterfúgio, Sísifo conseguiu permanecer por mais algum tempo no mundo dos vivos, até que a paciência de Zeus se esgotou. O deus resolveu pôr um fim à malícia do mortal, enviando Hermes para conduzi-lo à força ao reino das sombras.
No Hades, Sísifo teve um castigo imenso pela sua ousadia. Por toda a eternidade ele foi condenado a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível. Por esse motivo, tarefas que envolviam esforços inúteis passaram a ser chamadas "Trabalhos de Sísifo".
2006-12-19 09:11:57
·
answer #1
·
answered by WebMaster 7
·
0⤊
0⤋
O trabalho de Sísifo, era empurrar eternamente um penedo morro acima, apenas para vê-lo rolar novamente para baixo.”
2006-12-19 12:20:23
·
answer #2
·
answered by Herman 6
·
0⤊
0⤋
Tá cheio de sísifos por aí....
A verdade é que SÍSIFO DEU......
2006-12-19 10:09:12
·
answer #3
·
answered by doug 4
·
0⤊
0⤋
Enfim....Castigo de Sísifo é igual serviço de dona-de-casa....sem fim!!!!Buááááááááááááá´!!!!!!!!!!!
2006-12-19 09:25:52
·
answer #4
·
answered by polaka 3
·
0⤊
0⤋
Veja o que diz o Aurélio.
Olha, acho que nunca me senti assim. Poderia ser um exemplo, alguém que faz alguma coisa mal feita e tem que fazer de novo, até ficar bom.
Trabalho de Sísifo. 1. [Segundo a lenda grega, Sísifo, rei de Corinto, tendo escapado astuciosamente a Tânatos, o deus da morte, enviado por Zeus para castigá-lo, foi levado por Hermes ao Inferno, onde o condenaram ao suplício de rolar uma rocha até o cimo de um monte, donde ela se despencava, devendo o condenado recomeçar incessantemente o trabalho.] Trabalho esgotante e inútil, pois uma vez terminado, se tem de recomeçar:
“Com a situação por ele [Campos Sales] criada o Brasil renasceu. A nove anos de agitações e descrédito sucederam quatro de reconstrução e oito de progresso e confiança .... Mas em vez de persistirem os homens nessa senda, um dia, querendo impedir uma candidatura presidencial, em lugar de organizarem-se para resistir, como se fizera em 1894 contra o imenso poder de Floriano, voltaram a namorar os quartéis. Sem sair da bainha, uma espada produziu o efeito procurado. E o trabalho de Sísifo recomeçou...” (Tobias Monteiro, O Presidente Campos Sales na Europa, p. XCV.)
2006-12-19 09:13:17
·
answer #5
·
answered by Dud's 4
·
0⤊
0⤋
O castigo de Sísifo, na verdade, era levar uma existência sem sentido. Rolar pedra morro acima não me parece uma missão carregada de nobreza. Às vezes somos como Sísifo, apenas com uma diferença: rolamos pedras em vida mesmo. Não esperamos a morte para cumprir tal castigo. Rolar pedras é desempenhar tarefas ou funções sem saber o por quê de tais ações
2006-12-19 09:11:55
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sísifo era um personagem da mitologia grega. Por ser enrolado demais foi castigado após a morte à rolar uma pedra eternamente pela montanha acima. Sua tarefa não terminava nunca, pois uma vez colocada no alto da montanha, a pedra rolava novamente para a planície.
O castigo de Sísifo, na verdade, era levar uma existência sem sentido. Rolar pedra morro acima não me parece uma missão carregada de nobreza. Às vezes somos como Sísifo, apenas com uma diferença: rolamos pedras em vida mesmo. Não esperamos a morte para cumprir tal castigo. Rolar pedras é desempenhar tarefas ou funções sem saber o por quê de tais ações. Estou certo que esse não é o seu caso.
Não é mesmo ?
Boa sorte e tenha mais ânimo.
....
2006-12-19 09:10:59
·
answer #7
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋
Sísifo é a simbologia grega do trabalho inútil e incansável. Filho de Éolo, rei da Tessália, e Enarete, era considerado o mais astuto de todos os mortais. Foi o fundador e primeiro Rei de Ephyra, depois chamada Corinto, onde governou por diversos anos. Casou-se com Merope, filha de Atlas, sendo pai de Glauco e avô de Belerofonte. Mestre da malícia e dos truques, ele entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos deuses e conseguiu a ira de Zeus, o senhor do Olimpo e foi duramente castigado. Conta a lenda que os deuses condenaram Sísifo a incessantemente rolar uma rocha até o topo de uma montanha, de onde a pedra cairia de volta devido ao seu próprio peso. Imagine que terrível punição dada a ele, a de um trabalho inútil e sem esperança. O que se vê em relação ao mito é todo o esforço de um corpo lutando para levantar a imensa pedra, rolá-la e empurrá-la ladeira acima centenas de vezes. Ao final deste longo esforço medido pelo espaço e tempo infinitos, o objetivo é atingido. Então Sísifo observa a rocha rolar para baixo em poucos segundos, em direção ao reino dos mortos, de onde ele terá que empurrá-la novamente em direção ao cume.
Quanto a segunda pergunta acredito que todos nós levamos um pouco de Sísifo dentro de nós através da rotina, das coisas que lutamos ardentemente para conseguir e não vemos resultado. Os mitos retratam a história do homem, seus medos, seus anseios, suas punições, vaidades e sucessos. Todos nós encerramos dentro da nossa alma inúmeros mitos. Todos temos um pouco de Zeus, de Hera, de Sísifo, de Apolo, de Prometeu, de Heros...
2006-12-19 09:09:09
·
answer #8
·
answered by Lis 4
·
0⤊
0⤋