A síndrome ou o transtorno de Asperger (doença rara; código CIE-9-MC: 299.8) está relacionada com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum "atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem". O termo "síndrome de Asperger" foi utilizado pela primeira vez por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma honrar Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até à década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).
Alguns sintomas de Asperger são: dificuldade de interação social e empatia; interpretação muito literal da linguagem; dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, pode isso ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto. Quando adultos, podem seguir uma profissão, casar-se, e até mesmo, há indivíduos com Asperger que se tornam professores universitários. Uma Asperger de sucesso chama-se Temple Grandin, nos Estados Unidos, uma engenheira e zoóloga, professora universitária.
Outro Asperger de sucesso é Syd Barret, vocalista, guitarrista e compositor dos Pink Floyd, que devido ao Síndrome de Asperger, possível consequência do excessivo consumo de drogas psicotrópicas, viria a só participar no primeiro álbum (maioritariamente) e, minoritariamente, no segundo álbum dos Pink Floyd.
Também o vocalista da banda australiana The Vines, Craig Nicholls, foi diagnosticado com a sídrome. Nicholls cataliza toda a sua inteligência na música, criando climas energéticos e totalmente psicodélicos, estando, no entanto, afastado de quase todo o relacionamento social.
2006-12-19 04:32:40
·
answer #1
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
É um tipo de autismo. Não conheço ninguém que tenha a síndrome.
Freqüentemente indivíduos com o síndrome de Asperger têm muitos dos comportamentos listados abaixo:
LINGUAGEM
- A fala lúcida antes de idade 4 anos; gramática e vocabulário normalmente são muito bons . - fala às vezes é formal e repetitiva .
- A voz tende a ser plano e emotionless
- As conversações revolvem ao redor do ego
COGNIÇÃO ( APRENDIZAGEM )
- Obcecado com tópicos complexos , como padrões , desbote , música , história , etc.
- Freqüentemente descrito como excêntrico
- Q.I.s varia no do espectro , muitos abaixo do normal de habilidade verbal e acima da média em habilidades de desempenho .
- Muitos têm dislexia e problemas de escrita e dificuldade com matemática .
- Falta bom senso
- Pensamento concreto (contra o abstrato)
COMPORTAMENTO
- movimentos tendem a ser desajeitado.
- problemas sensórios parecem não ser tão dramático quanto esses com outras formas de autismo .
- socialmente atento mas exibe interação recíproca imprópria
2006-12-19 04:48:03
·
answer #2
·
answered by Tathiana 5
·
0⤊
0⤋
A síndrome ou o transtorno de Asperger está relacionada com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem
2006-12-19 04:41:18
·
answer #3
·
answered by juninho 2
·
0⤊
0⤋
Síndrome de Asperger
Pessoas com esse distúrbio possuem as dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e a imaginação (tríade), e consequentemente apresentam algumas dificuldades comportamentais, como no autismo. Porém, não apresentam qualquer atraso significativo de desenvolvimento de fala ou cognitivo, podendo até mesmo passar a vida toda sendo apenas consideradas pessoas "estranhas" para os padrões típicos de comportamento.
Embora essas pessoas não tenham um atraso significativo no desenvolvimento cognitivo, é importante que a criança receba educação especializada o mais cedo possível para auxiliar o indivído a contornar os problemas de comportamento que apresenta e também para ajudar a direcionar os campos de interesses e de estudo da criança.
Existem diversos casos de pessoas que possivelmente tinham a Síndrome de Asperger e que por não ter tratamento adequado não tiveram suas capacidades de raciocínio plenamente desenvolvidas, ficando até, em alguns casos, completamente isoladas do mundo.
2006-12-19 04:39:36
·
answer #4
·
answered by Fábio 2
·
0⤊
0⤋
Síndrome de Asperger é o termo aplicado ao mais suave e de alta funcionalidade daquilo que é conhecido como o espectro de desordens pervasivas (presentes e perceptíveis a todo tempo) de desenvolvimento (ou espectro de autismo). Como todas as condições ao longo do espectro, parece representar uma desordem de desenvolvimento neurologicamente baseada, muito freqüentemente de causa desconhecida, na qual há desvios e anormalidades em três amplos aspectos do desenvolvimento: relacionamento social, uso da linguagem para a comunicação e certas características de comportamento e estilo envolvendo características repetitivas ou perseverativas sobre um número limitado, porém intenso, de interesses. É a presença dessas três categorias de disfunção, que pode variar de relativamente amena a severa, que clinicamente define todas as desordens pervasivas de desenvolvimento, de AS até o autismo clássico. Embora a idéia de um contínuo PDD (pervasive developmental disorder) ao longo de uma única dimensão seja útil para entender as semelhanças clínicas de condições ao longo do espectro, não é totalmente claro se AS é somente uma forma atenuada de altismo ou se as condições são relacionadas por algo mais que suas grandes semelhanças clínicas.
Nao conheço ninguem assim.
2006-12-19 04:36:17
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é um tipo de autismo,só que é mais leve.
as pessoas geralmente evitam contatos em público.
mais informações no link abaixo:
http://www.autismo-br.com.br/home/Asperger.htm
2006-12-19 04:35:12
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não
2006-12-19 04:30:29
·
answer #7
·
answered by Thiago B 2
·
0⤊
0⤋