É uma excelente idéia!!
Mas você sabe que não interessa para as autoridades que as pessoas sejam mais instruídas, com senso crítico mais desenvolvido e que entendam como o sistema funciona, né?
É bem por isso que se não se investe como deveria na educação.
Então, cara colega, não podemos esperar muito!
Eu faço a minha parte. Já ensinei pessoas a ler e escrever, a arrumar emprego e a ´ser cidadãos decentes, mas faço por conta própria, porque é a educação religiosa que tenho que me desenvolveu esse lado, o amor ao próximo, ensinar a pescar e não dar o peixe, entende? Eu sou a favor da fé racional, sentimento conjugado com conhecimento, e isso é o que vi dar mais certo até agora. Porém, há pessoas que não querem mesmo aprender, aí também não dá pra forçar.
Um abraço e parabéns por essa preocupação tão importante!!
2006-12-19 04:18:16
·
answer #1
·
answered by xx 4
·
0⤊
0⤋
Acho que a questão principal seria o custo, e a possível depredação ou roubo desses aparelhos. Pelo menos seria isso que qualquer órgão público diria.
No fundo, acho que não existe um interesse real em educar o povo. Quero dizer, o governo tem seus projetos de educação, e uma enorme e linda publicidade em cima de cada projeto, mas nem sempre eles são realmente tão bons ou funcionam como deveriam. Sempre tive a impressão que o governo brasileiro (não só o atual, mas os anteriores também) não tem um interesse verdadeiro na educação. Basta comparar nossos índices de educação com os dos países vizinhos, fica claro que até países considerados menos desenvolvidos têm índices melhores. O que as pessoas parecem ignorar é que um povo menos instruído é mais fácil de governar. Um exemplo disso: por que as leis usam uma linguagem tão rebuscada? Porque se o povo não entender o que está escrito, não poderá se basear em leis para defender-se.
Até projetos de alfabetização são usados apenas para gerar bons números nas estatísticas. Acho ótimo que ensinem pessoas a ler e escrever, mas apenas isso não quer dizer que a pessoa seja alfabetizada. Acho que alfabetização é ensinar a interpretar, a ler e entender, ensinar a formar opinião. E isso não ocorre, a alfabetização hoje é instrumental, apenas para que a pessoa aprenda a ler o texto, mas não compreendê-lo de fato. Forma-se leitores, mas não formadores de opinião. E é interessante para o governo que seja assim, porque pessoas que não têm opinião não fazem protestos, não têm visão crítica a respeito das ações do governo.
O Brasil evoluiria muito se o povo tivesse ensino de qualidade, e não de quantidade como é hoje.
2006-12-19 09:10:28
·
answer #2
·
answered by Minerva 2
·
1⤊
0⤋
Primeiro: um povo instruído é um povo perigoso para os governos, então pra que eles vão querer perder tempo e recursos com as massas se isso pode voltar mais tarde contra eles, do governo? O negócio é dar ao povão as migalhas dos banquetes que eles fazem o ano todo;
Segundo: não traz nenhum benefício para as empresas de transportes, que já amargam prejuízos por causa dos transportes alternativos, integrações e passes livres que são obrigadas a fornecer.
Terceiro: o povo não está acostumado a esse tipo de tratamento; assim, tão logo fosse possível, eles iriam depredar as instalações e levar os equipamentos pra casa, simplesmente pela razão que eles acham certa de que "eles tem pra comprar, eu não", esquecendo-se da coletividade.
E por último: o custo de manutenção desse tipo de serviço é alto e não daria o retorno desejado. Imagine o trabalhador interessado nas aulas pasando no vídeo, com o cadernino e o livro do telecurso aberto, se equilibrando em pé na condução lotada cheia de gente fumando, peidando, gritando, fazendo culto religioso, vendedores passando pra lá e pra cá, empurra-empurra pra entrar e sair, o cara vai ter disposição pra aprender o que?
2006-12-19 09:09:08
·
answer #3
·
answered by ZikZira 7
·
1⤊
0⤋
A sua idéia é ÓTIMA.
Mas os donos das empresas de ônibus não iriam gostar, afinal, deve custar caro.
E o governo não iria aceitar. Imagine: educar o povo? Que loucura!!!!
2006-12-19 09:03:19
·
answer #4
·
answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6
·
1⤊
0⤋
assim eu perderia o ponto todo dia. rsrsrs mais gostei da ideia
2006-12-19 08:59:14
·
answer #5
·
answered by mhyro 3
·
1⤊
0⤋
Oi,
Inviável, no momento.
Para que essa iniciativa tivesse bom resultado precisaria, antes, oferecer transportes coletivos suficientes, onde todos os cidadãos viajassem sentados e se sentissem confortáveis.
Mas a idéia de "chamadinhas educativas" são atraentes, de imediato. Tipo: não jogue lixo pela janela; cuide deste veículo: este é seu meio de transporte; etc; poderiam fazer com cada um se conscientizasse de seus deveres e direitos, enquanto cidadãos.
Deveriam ser abordadas de forma convidativa, para que não fossem percebidas como mais uma imposição.
Acredito mesmo que o resultado seria ótimo!
Um abraço
2006-12-19 09:04:26
·
answer #6
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
ta querendo de mais
2006-12-19 08:58:54
·
answer #7
·
answered by Lorem Firmino 3
·
0⤊
0⤋