English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-19 00:01:27 · 16 respostas · perguntado por KR 4 em Governo e Política Governo

P/ o Carlos Henrique

Diz a nota da Globo "Por esse motivo [comportamento incompatível com as nornas éticas da emissora], a TV Globo decidiu (...) a licença que havia sido concedida ao funcionário e desligá-lo da empresa."

2006-12-19 07:01:37 · update #1

16 respostas

Eu diria que a Globo ao demitir jornalista acusado de envolvimento com crime organizado, agiu bem e mal, simultaneamente.

Agiu BEM, enquanto simplesmente o demitiu, e MAL, ao declarar que, "diante do conteúdo das gravações telefônicas, está claro, para a TV Globo, que o comportamento do jornalista foi incompatível com as normas éticas da emissora", embora também tenha feito constar da mesma declaração não ter dúvida "de que somente a Justiça poderá concluir se o jornalista é culpado ou inocente dos crimes de que é acusado, depois de uma investigação consistente".

Agiu BEM porque, tenha ou não o jornalista infringido as normas éticas da emissora — e a declaração torna implícita a existência de normas éticas na TV Globo ... —, seja culpado, ou não, dos crimes de que é acusado, a empresa tem o direito de demitir qualquer funcionário (salvo as exceções legais), sem nenhuma motivação ou explicação, desde que não alegue justa causa e pague seus direitos trabalhistas, quando lhe for conveniente, e no caso lhe era conveniente, diante da negativa repercussão do fato, AINDA QUE O JORNALISTA ESTIVESSE ATUANDO DE ACORDO COM PLENO CONHECIMENTO DA GLOBO, como alega, E DESDE QUE NÃO IMPONHA DANOS MORAIS AO DEMITIDO FUNCIONÁRIO.

Agiu MAL porque, ao declarar que "o comportamento do jornalista foi incompatível com as normas éticas da emissora", aparentemente sem nenhuma prévia sindicância e oportunidade de defesa", estabelece confusão entre o desrespeito a ditas normas e o outro desrespeito, às normas legais, que constituiria crime, ou seja, de um lado a Globo age corretamente, ao afirmar que " somente a Justiça poderá concluir se o jornalista é culpado ou inocente dos crimes de que é acusado, depois de uma investigação consistente", mas de outro, e simultanea e farisaicamente, condena-o, por ter tido "comportamento incompatível com as normas éticas da emissora", nesse passo procurando livrar sua conduta de qualquer pecha, mas à custa de lançá-la no jornalista.

Por outro lado, a presunção da inocência é direito de todos, assegurado pela Constituição Federal, art.5º, LVII – "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória", note-se bem, "até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória", sendo de lembrar que não foi, sequer, instaurada ação penal.

De tudo o que foi dito, resta-me a convicção de que a Globo mais agiu mal do que bem, e que pode vir a receber elevada condenação por danos morais ao jornalista, ainda que este venha a ser definitiva e criminalmente condenado.

PS. Uma observação à afirmação do WebMaster de que

"A maioria dos contratos de trabalho prevêm a cláusula de demissão por justa-causa instantânea se o empregado estiver sob investigação criminal."

Não creio na existência dessa cláusula e entendo que seria nula, se existisse.

2006-12-19 06:40:57 · answer #1 · answered by podocarpo 7 · 0 1

Mas eh claro que sim...

E de certo elis iam querer ficar com uma pessoa que naum se sabe se eh de confiança???

Hehehehhehehehe...

2006-12-19 11:53:29 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Acho que era o minimo que deveria ser feito, pois quando ela fala dos outros fala sem dó nem piedade então tem que dá bom exemplo.

2006-12-19 08:53:27 · answer #3 · answered by ** Liz ** 5 · 1 0

Sim , agiu bem, o indiretamente o nome da empres estava ligado ao ocorrido...
é mais demitir e verificar depois a veracidade do caso...

2006-12-19 08:35:06 · answer #4 · answered by celma r 1 · 1 0

E você ainda tem duvida? Claro que agiu. Um profissional denegrindo a sua profissão e a empresas onde trabalha? Que ele vá procurar emprego agora de onde estava recebendo, pelas suas falcatruas.

2006-12-19 08:15:32 · answer #5 · answered by LÚCIO 5 · 1 0

Se a moda pega em Brasília, não fica um deputado empregado...

2006-12-19 08:08:37 · answer #6 · answered by HHH 2 · 1 0

É o mínimo que eles teriam que fazer.

2006-12-19 08:03:39 · answer #7 · answered by Maximu's 4 · 1 0

Diferentemente do governo a Rede Globo demonstrou entender que o exemplo tem de vir de cima. Agiu pois foi muito bem. É a minha opinião.
Abraço,

Clayton.

2006-12-19 13:28:00 · answer #8 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 1

Não obstante as provas serem contundentes, estamos em um pais onde a polícia acusa e a opinião pública condena.

É uma prática em grandes corporações, suspender os envolvidos em qualquer coisa inidônea.

A bem da verdade, fizeram isto para que as outras redes não explorassem o caso de forma escandalosa e acabassem por envolver as organizações. Sacrificam o funcionário a fim de preservar a imagem da empresa. Se vai ou não ser condenado é outra história.

2006-12-19 08:12:28 · answer #9 · answered by kao kabeci ilê 7 · 0 1

claro... ainda mais se tratando da globo q 'mete bronca' em cima do crime organizado

2006-12-19 08:10:09 · answer #10 · answered by ♫Äline♫ 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers