Com os rápidos e fantásticos avanços tecnológicos do mundo atual , o conhecimento, as idéias, os inventos, etc, tornaram-se elementos intangíveis, ou melhor, um conjunto de bens imateriais (softwares, drivers, programas utilitários, etc.) que conferem funcionalidade ao que é material (hardware).
Mas para garantir os direitos de propriedade intelectual da pessoa que o idealizou (produziu, inventou), ou seja, o autor, é necessário a existências de leis vigorosas que visem a proteção dessa propriedade inventada - seja ela tangível ou intangível. Portanto, o criador original de um invento importante deve obter o reconhecimento e receber devidamente o retorno financeiro por sua invenção - já que ela (a invenção) passou a facilitar a vida de milhões de pessoas, agora "dependentes" dela.
Atualmente, o conhecimento é difundido através de livros, artigos, textos, mídias eletrônicas, enfim, todo o tipo de saber é amplamente difundido pela Internet, fluindo "livremente", principalmente através dos atuais meios virtuais, digitais, cibernéticos...
Por isto, torna-se mais do que necessário o reconhecimento de uma obra, seja ela material ou imaterial. Caso patentes deixem de existir, as pessoas critativas poderão deixar de produzir novos inventos, pelo simples medo de que alguém possa roubar a sua idéia, ou seja, não haveria incentivo à criatividade ou à inventividade humana.
Sugiro a leitura de um especialista no assunto. Acesse o link a seguir:
http://a2kbrasil.org.br/Propriedade-Intelectual-e-acesso
Boa sorte na sua busca!
2006-12-19 00:21:11
·
answer #1
·
answered by Prof. Elias Galvêas 6
·
0⤊
0⤋
No Brasil, o registro da invenção é feito no INPI.
http://www.inpi.gov.br/
Cada país possui a sua legislação e existem tratados internacionais.
2006-12-19 00:02:19
·
answer #2
·
answered by Charles Brown 6
·
0⤊
0⤋