A Idéia é que se possa refletir acerca dos ditames da informática e modos de utilização da mesma. Obviamente, que a informática é um potencial agente catalizador do aprendizado. No entanto, há de se pensar em um ponto de equilíbrio para a sua utilização, uma vez que formas, digamos, "mais arcaicas" de aprendizado também são capazes de ativar o aprendizado e, portanto, potencializar áreas cerebrais . Pensa-se, então, até mesmo, que há um "cronos" biológico que deve ser respeitado., uma vez que o homem segue um estilo, pode-se dizer, de evolução fisiológica, que lhe é peculiar.
Além disso, há a questão da própria cultura: uma cultura de globalização, em que tudo deve ter um tempo real aceleradíssimo, não criando espaço para as necessárias experimentações que, paradoxalmente, fazem o ""homo sapiens sapiens" evoluir para o seu peculiar próximo estágio.
2006-12-18
02:36:37
·
12 respostas
·
perguntado por
MARCELO N
1
em
Computadores e Internet
➔ Outros - Computadores
.
Depende da idade do usuário e finalidade de uso.
A quantidade de informações disponíveis na web é muito grande. Dependendo da idade do internauta, essa variedade de informações pode resultar em desordem psicológica real. Ele pode vir a ser mais uma vítima do uso compulsivo da Internet.
Além do longo tempo (sem critérios) passado na internet, sentimentos como intimidade, eternidade e falta de inibição contribuem para viciar os internautas.
Existem, hoje, cerca de 11 milhões de pessoas ( 6% do total de usuários) vítimas desse vício.
A web fascina muito. Há um poder nela que é diferente de qualquer coisa que tenhamos lidado antes.
Por isso, racionalidade é essencial para evitar esse "vício".
.
2006-12-18 03:09:41
·
answer #1
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
A informática pode educar...a trabalhar com ela. Computadores nada mais são do que ferramentas que usamos para facilitar o aprendizado. Quem não sabe o que procura, não reconhece quando acha.
2006-12-18 14:06:13
·
answer #2
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋
Eu acho que interfere positivamente. Hoje, nas boas escolas, ensina-se a pensar e não mais em decorar coisas sem sentido. Antigamente caia numa prova " diga o comprimento do rio Amazonas" ou "qual a capital da África do Sul?" hoje não se pergunta mais isso pois são coisas que se encontram em 5 segundos na Internet.
2006-12-18 11:50:08
·
answer #3
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
*Os pais que interferem negativamente na aprendizagem, pois deixam seus filhos pegarem os trabalhos prontos na internet. Tiro como exemplo meu irmão, que com 17 anos, nunca fez um trabalho consultando livros, nunca foi em uma biblioteca, ele vai no google, copia e cola, muito mal formata o arquivo.
2006-12-18 11:17:39
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se esse "cronos" realmente existe ele também deve estar passando por profundas mudanças. É a evolução da espécie. Ou não. Só esperando as próximas gerações para saber. Mas como não vamos estar mais aqui pra conferir, prefiro pensar que o proximo estágio já chegou.
2006-12-18 10:54:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não. A internet não interferi, mas no futuro pode vim a ter crianças copia e cola. O ruim da internet é isso, mas ela pode ser utilizada para derrubar a velha informação dos livros, o poder que é a intituição escolar impoe, e apos alguns anos a gente descobre que não era só aquilo.
Tenho fé, que mesmo com o avanço tecnologico, a informatica/ internet, futuramente possa vim a ser usada de forma adequada e conciente.
2006-12-18 10:52:34
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que não depende de ficar ou não jogando o dia inteiro na frente do computador e sim como direcionar a atenção da mesma para coisas mais úteis, já fui de ficar jogando horas na frente do micro perdi algumas coisas por conta disso mas ganhei outras. Hoje procuro estimular meus sobrinhos de uma forma diferente da que fui quando era pequeno as vezes consigo bons resultados! Acho que depende muito da pessoa que ensina a usar a informática e do ambiente também! Você pode ter um "prêmio Nobel" e não sabe passar quase nada da mesma forma como uma pessoa comum pode passar muito mais com carinho!
2006-12-18 10:51:21
·
answer #7
·
answered by Mk2 2
·
0⤊
0⤋
Pelo contrário. Tem muito a acrescentar!
A internet é uma ótima ferramente de pesquisa. Facilitou e muito a vida de milhares e milhares de pessoas, mais o importante é saber usar. Saber dividir. Não creio que se estude aqui no computador, até porque vamos abrindo uma série de outras páginas nada a ver, como msn, orkut e etc...
O importante é saber dividir, e ter consciência. Se sabe que tá atrapalhando os estudos, evita um pouco. Dê preferência para estudar, e depois fique com o tempo disponível na net. Acho que a internet tem muito a acrescentar sim, mais depende da forma e do modo que você usa.
Bjus
2006-12-18 10:50:03
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
a educação é de responsabilidade dos PAIS, se um pai deixa o filho o dia todo na internet vendo saba lá o que.. (ah pai to jogando.. e vendo sites pornô e enxendo o pc de vírus rsrsrs) ou no MSN ou no ORKUT... dai não vale a pena! a informática não é o problema, é a solução o problema são os "usuários". Se vc passar o dia todo procurando na internet vc acha muitos cursos online gratuitos em diversas áreas, isso sim ajuda e muito, mas se vc passa o dia todo no orkut... ai é osso né...
2006-12-18 10:49:11
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não a informatica é mais um mecanismo que deve ajudar na educação fazendo com que a apredizagem se torne menos cansativa , fazendo com que as crianças gotem mais de estudar.
2006-12-18 10:48:51
·
answer #10
·
answered by jair giacomelli ferraz g 1
·
0⤊
0⤋