O funcionamento da panela de pressão pode ser explicado pela equação dos gases ideais: PV=NRT.
Quando se tampa a panela de pressão, há eliminação da atuação da pressão atmosférica sobre o interior da panela, então com o aquecimento e o isolamento atmosférico os itens no interior da panela possuem ponto de ebulição e fusão mais baixos, a pressão é proporcional a temperatura, então quanto maior a temperatura maior a pressão e menor o tempo de cozimento dos alimentos.
2006-12-20 12:07:39
·
answer #1
·
answered by Eng.Quimico 4
·
0⤊
0⤋
A panela de pressão foi inventada no final do século 17 por Denis Papin, um físico francês que foi perseguido em seu país natal e se refugiou na Inglaterra. Ela foi inventada para permitir o preparo de alimentos de maneira mais rápida, cozinhando-os numa temperatura mais elevada do que 100 °C.
Como isso é possível?
- Sabemos que o produto da pressão pelo volume é proporcional à temperatura de um fluido. Assim, toda vez que comprimimos um fluido, sua temperatura aumenta; toda vez que aumentamos a temperatura de um fluido, a pressão entre as moléculas que o compõe aumenta, desde que o volume ocupado pelo fluido não varie. Este último comportamento é o que permite o funcionamento da panela de pressão!
Assim, o que acontece? Ao colocarmos a panela de pressão no fogo, ela está hermeticamente fechada. Ao aquecê-la, aquecemos a água - tanto a dos alimentos quanto a que usamos para preparar a comida. Desta maneira, estaremos aquecendo esse fluido, sem permitir que o volume que o contém não varie, em termos práticos. Ou seja, a única possibilidade que existe é que a pressão no interior da panela aumente!
Por outro lado, o aumento de pressão no interior da panela implica também um aumento do ponto de ebulição da água presente no interior da panela. A água, ao invés de evaporar a 100 °C, vai evaporar a uma temperatura bem mais elevada. Assim, os alimentos cozinham a uma temperatura maior que a 100 °C sem que a água do cozimento se evapore e os alimentos se queimem! E isso num tempo bem menor que o de uma panela normal.
O grande risco da panela de pressão é o material de que ela é feito não suportar a pressão aumentada da água que ferve dentro dela. Dessa forma, se uma panela de pressão não usar materiais adequados ou for deixada no fogo mais do que o tempo necessário, ela pode explodir, sujando a cozinha inteira ou, pior ainda, machucando alguém.
Pelo mesmo motivo, a maior parte das donas de casa coloca a panela de pressão ainda tampada e com a válvula de segurança sob água fria. Com isso, a temperatura da panela de pressão diminui e, conseqüentemente, a pressão em seu interior, o que permite a utilização segura das válvulas da panela para igualar a pressão do seu interior com a pressão exterior.
Isso feito, basta servir a refeição e bom apetite!
2006-12-18 03:13:43
·
answer #2
·
answered by Abutre2013 3
·
0⤊
0⤋
Panela de Pressão é uma panela cuja tampa veda a saida dos vapores aquecidos de seu interior.Existe um dispositivo chamado comumentemente de pino que serve como valvula de alívio quando a pressão atinge valores perigosos no interior da panela.O aumento de pressão na panela faz com que a agua atinja seu ponto de ebulição um pouco mais acima dos 100graus celsius que é o normal nas CNTP..Fisicamente se explica pela formula:(p1.v1)/t1= (p2.v2)/t2 ou seja mantendo o volume e aumentando a pressão aumenta-se a temperatura.
2006-12-18 01:37:41
·
answer #3
·
answered by danyroxx 2
·
0⤊
0⤋
O vapor da fervura, retorna para o cozimento, controlado por uma válvula. Assim teremos uma temperatura interior muito mais alta que nas demais panelas, acelerando o cozimento.
2006-12-18 01:27:08
·
answer #4
·
answered by Manjarí 6
·
0⤊
0⤋
Ti ti ti ti ti ti ti ti ti ti ti
2006-12-18 01:23:51
·
answer #5
·
answered by Branca_Master 2
·
1⤊
2⤋
Panela de pressão - Utensílio culinário, usado normalmente para cozinhar mais rápidamente alguns tipos de alimentos, a exemplo o feijão pois em seu interior é possível armazenar uma quantidade maior de vapor,que forma uma pressão superior a do meio em que se encontra. Daí o perigo de graves queimaduras no mau manuseio desse artefato culinário.
2006-12-18 01:19:22
·
answer #6
·
answered by Alexandre M 6
·
0⤊
1⤋
Princípio de funcionamento da panela de pressão
Na panela de pressão o alimento é colocado com certa
quantidade de água. O calor da chama do fogão faz a água ferver. Como a panela é totalmente fechada
(a tampa é vedada com guarnição de borracha), o vapor da água não pode dispersar-se e assim a pressão interna da panela aumenta, tornando-se maior que a pressão
atmosférica. O aumento da pressão faz a água entrar em ebulição, a uma temperatura acima de 100ºC; o vapor formado levanta o pino da válvula central e sai da panela. Nesse momento a pressão do vapor se estabiliza e a temperatura do interior da panela não aumenta mais. Embora as moléculas do vapor formado se choquem entre si e contra a parede da panela e da tampa, a realização do trabalho ocorre somente
apenas no pino da válvula, pois ele é a única peça
que pode DESLOCAR-SE.
2006-12-18 01:18:51
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋