English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os fatos acontecidos no senário político brasileiro não nos remete a situações semelhantes ocorridas em outros países que acabaram gerando conflitos, guerras, genocídios e tantas outras situações terríveis?

2006-12-17 23:23:28 · 9 respostas · perguntado por xerxes 3 em Governo e Política Lei e Ética

9 respostas

Não acredito, assim como a maioria dos sociólogos também não acredita no retorno do modelo de lutas de classes nas sociedades

Esse é um aspecto que mudou muito no mundo atual de uma forma geral - e quando tratando-se de um país eterogênio e desorganizado nacionalmente como o Brasil então, nem se fala.

O que é mais provavel, é ocorrerem lutas segmentadas entre grupos de interesses representados na sociedade, mas não necessariamente que este recorte seja feito por classes sociais

Pode haver um aumento dos conflitos étnicos, como temos visto por exemplo no mundo pós comunista e que ocasionou a divisão da Iugoslávia entre: Sérvia, Croácia, e Bósnia. Pode haver o aumento das guerras religiosas, especialmente as guerras Santas movidas pelos povos islâmicos fundamentalistas, bem como guerras comandadas por outros grupos de interesses.

Um desses grupos de interesses mais próximos de nós e que pode ser erroneamente confundido como um conflito de classes diz respeito à guerra de poder motivada pelo controle do tráfico de drogas nos conglomerados urbanos, especialmente pelo volume de dinheiro envolvido. Este conflito que tem origem econômica, pode até ser disfarçado de conflito de classes, mas no fundo é mesmo uma disputa comercial. Aliás, apenas para encerrar, deve-se ressaltar que os ultimos trabalhos de sociólogos como Manuel Castells, apontam praticamente o fim da sociedade de classe (vide seus ultimos livros como "A sociedade em Rede"), portanto, esse tipo de mobilização popular nos dias de hoje é improvável.

2006-12-18 10:48:52 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 6 0

Na década de 30 na Alemanha foi criada a milícia dos nazistas, hoje na Venezuela existe a milícia de Hugo Chaves e agora o Lula-Ali-Baba já fala em criação de uma milícia dos PTralhas.

UM, DOIS, TRÊS... LULA COMO CHÁVEZ

Venezuelano promete lançar no Brasil seu modelo de "presidente perpétuo"

Ditadura com eleições - com o Presidente eleito periodicamente, com reeleições permitidas indefinidamente e controle absoluto dos Poderes Legislativo e Executivo - é a fórmula venezuelana que Chávez vem apresentar no Brasil. Ele exortou Lula a seguir a mesma fórmula como Evo Morales já o fez na Bolívia.

Depois da sua espetacular vitória com mais de 60% por cento dos votos e com a oposição isolada, Hugo Chávez sente-se fortalecido para expandir seu modelo de "ditadura com eleições", ou seja, governo discricionário (ele faz o que quer, gastando os petrodólares venezuelanos para ações políticas internacionais, com prejuízo para o povo venezuelano) com os mecanismos formais do governo democrático em funcionamento.

Chávez que fala abertamente em exercer a "presidência perpétua" da Venezuela, como Fidel Castro em Cuba, diz que o Brasil deveria fazer o mesmo, garantindo a Lula um terceiro mandato. "Depois, trataremos do quarto, quinto mandatos, tudo devidamente aprovado pelo Congresso eleito", como ele mesmo fez na Venezuela. Segundo Chávez deve-se aproveitar o entusiasmo da vitória eleitoral para promover as reformas na legislação, como está fazendo Evo Morales, sob a orientação dele

2006-12-18 17:08:33 · answer #2 · answered by Luiz Antonio de G 5 · 2 0

Olá "xerxes"...

Sim sim, só que o brasileiro fica quieto, o bolsa-esmola está sendo pago em dia, então dane-se.

Não dá para comparar o brasileiro com os demais, brasileiro é um ser singular e único, estando o seu garantido, o resto não importa. Agora, nunca vi tamanha "pechicha" igual aqui, alguns se vendem por miseros R$ 35,00. Mas é o que temos, é a cultura que temos, somos um povo pacífico, festeiro, alegre... e frouxo!.

B-jos para todos.

2006-12-18 06:35:36 · answer #3 · answered by Si 7 · 2 0

Acredito que por muito menos episódios e escânda-los motivaram outros povos a se revoltar violentamente nas ruas. O povo brasileiro é extramamente cordeiro não por falta de tempero à revolução, mas por ser servil e ganhar somente o mínimo para não morrer de fome. Fora o pessoal do vale gás, bolsa família e vale-miséria, que estão satisfeitos com a situação, pois "nunca ganharam nada de ninguém" e agora estão ganhando, os brasileiros que suam a camisa trabalhando simplesmente tem um medo mortal de sair às ruas e faltar no emprego, perdê-lo, e não de ter opinião firme e nojo dessas falcatruas. O que acontece é que não há força de coalisão que una a todos a brigar por uma causa, pois há um sentimento enraizado de impotência contra os donos do poder. A última ação dessas (porém não sangrenta) foi o impeachment do Collor, onde a classe dos estudantes é que foi às ruas, impulsionados pelos ideais que norteiam os jovens, além é claro de todo um suporte para que isso acontecesse, ou seja, mobilização em massa.

2006-12-17 23:45:43 · answer #4 · answered by the1 2 · 2 0

Infelizmente o brasileiro é o único ser humano na face da Terra que pode morrer de fome com um prato de comida bem em frente do próprio nariz. Outra exclusividade do brasileiro diz respeito à piadas. Alguns povos do mundo, colonizados e colonizadores, contam piadas uns dos outros, assim como os brasileiros e portugueses. Porém, o brasileiro é o único que conta piada de si próprio (você vai ver o povinho que vou por ali...).
O que esperar de um povo que conta piadas de si próprio e ainda da risada.

2006-12-17 23:32:30 · answer #5 · answered by Safo 2 · 2 0

Permaneçemos "deitados eternamente em berço explendido" ao som da mídia podre a serviço de uma elite que habilmente fragmenta a sociedade em guetos dos mais variados matizes, impossibilitando qualquer iniciativa de interesse de uma maioria ávida em participar da vida nacional e orgulhar do seu país pelos projetos em educaçao, infra-estrutura, biotecnologia, saúde, esporte, alimentação.Então, quando surge uma "liderança", construida ao longo de algumas décadas, esta mesma elite, se encarrega de coopta-lo, mostrando-lhe que os benefícios do poder são voltados para "alguns". Assim, como provocar uma revolta neste país, se a própria NEO-PEQUENA-BURGUESA-FARISAÍCA elite brasileira, ora empossada ainda não se deleitaram ou saciaram do sangue, suor e lágrimas do trabalhador brasileiro que sustenta todo esse poder!? Não creio, que neste século, haja prenúncios revolucionários nos céus brasileiros.

2006-12-18 00:01:44 · answer #6 · answered by Adailton S 1 · 1 1

Não há clima para isso, e ao contrário do que alguns dizem o brasileiro tem um histórico enorme de revoltas e revoluções, o problema é que algumas pessoas que de certa forma sempre foram favorecidos acham que o povo deve brigar por eles, para manter suas benesses e o status quo, e disso o povo está cansado.

2006-12-17 23:36:21 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 1

Sim, são o tempero, mas no Brasil não há o que temperar. Sabe por que? Por que aqui as coisas acontecem muito lentamente e, geralmente, com os pobres. A crise dos aeroportos seria um bom prato para temperarmos, pois mexeu com os ricos, mas niguém se mexeu. "O Brasil não está a beira de um precipicio, mas, descendo a ladeira. O Brasil vei quebrar como uma máquina velha". Esta frase é do Prof. Francisco Weffort pronuncianda em 1991, mas, está cada vez mais atual. Sabe o bêbado que bebe bem devagar e só vai constatar a embriaguez muito tarde? É o que acontece com o Brasil. Já estamos bêbados. Estamos sendo conduzidos, de fora, pelos EUA, Alemanha, Inglaterra, mas não nos damos conta. Infelizmente, ainda não há o que temperar.

2006-12-17 23:34:15 · answer #8 · answered by Zé Paulo 7 3 · 1 1

Che Guevara faz falta.

2006-12-18 00:37:33 · answer #9 · answered by archi 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers