Fagocitose é um mecanismo utilizado por alguns protistas para obter alimento, englobando moléculas grandes, como microoganismos e restos de outras células.
Lisossomo é uma organela que possui enzimas e sua função é a digestão intracelular. Suas funções:
Heterofágica - as particulas alimentares penetram na célula por meio de fagocitose ou pinocitose e são envolvidas por um vacúolo alimentar.
Autofágica - Ocorre em muitas células normais como um processo de digestão de estruturas citoplasmáticas, fazendo a renovação do material citoplasmático. Muitas vezes os lisossomos acabam destruindo a célula (em condições normais), como acontece na metamorfose dos anfíbios.
2006-12-18 02:51:16
·
answer #1
·
answered by Natasha 6
·
2⤊
0⤋
Digestão intraculular é aquela que acontece dentro da célula, certo. Fagocitose é quando a membrana plasmática "abraça" certo composto que estava próximo à sua superfície ela reconhece o composte que é de seu interesse levando-o para dentro da célula, este composto que foi fagocitado chama-se fagossomo. O fagossomo precisa ser digerido então o complexo golgiense libera "sacos" que contem enzimas digestivas, estes sacos são os LISOSSOMOS os lisossomos vão até fagossomo e fazem a digestão das partículas que foram fagocitadas. O que é de proveito da célula ela absorve o que não é ela elimina através da exocitose.
2006-12-19 12:10:39
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A fagocitose é um processo de alimentação de muitos protozoários unicelulares, que consiste no englobamento de partículas sólidas pela célula, através da membrana celular..
Lisossomos ou lisossomas são organelas citoplasmáticas que têm como função a degradação de materiais advindos do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo, proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos, e lipídios), catalisada por cerca de 50 enzimas hidrolíticas.
Concluindo.. Durante a digestão intracelular ocorre a endocitose - incorporação de partículas em vacúolos intracelulares, formados pela invaginação da membrana plasmática. Se o material a ser englobado é grande como uma bactéria, temos a fagocitose. Se o material for de dimensões moleculares temos a pinocitose. Concomitantemente a este processo, das membranas do complexo de Golgi, ou do retículo endoplasmático rugoso (GREL), surgem os lisossomos primários, com suas enzimas hidrolíticas. Quando os vacúolos estão formados no interior do citoplasma, as vesículas do lisossomo primário se fundem às do vacúolo e liberam suas enzimas, formando o vacúolo digestivo. O material digerido, passa para o citoplasma e o material não digerido permanece no vacúolo, que recebe o nome de corpo residual. Este caminha em direção a membrana citoplasmática e se funde a esta, eliminando a matéria não digerida (exocitose, ou clamocitose).
2006-12-18 10:25:00
·
answer #3
·
answered by Carlinha 3
·
1⤊
0⤋
Pense de uma forma simples....Imagine uma "sujeirinha" que entra no seu organismo e consegue entrar dentro da sua celula (que seria uma bacteria, ameba, etc...)!! Como um mecanismo de defesa ela faz a FAGOCITOSE (que nada mais é do que capturar aquilo que a esta incomodando...basicamente como se ela "engolisse", digamos assim)...entao aí vem os LISOSSOMOS fazendo o papel das "enzimas digestivas" (qdo algo é ingerido, precisa ser digerido, certo?? e quem faz isso na celula é o Lisossomo), para poder "dissolver"/ digerir e consequentemente eliminar esse conteudo que estava incomodando a celula!!
PS: Se vc tiver algum livro de Histologia, procure um esqueminha em desenho mostrando esse precesso!! Vai ficar mto mais simples de vc entender!!
2006-12-18 09:22:19
·
answer #4
·
answered by medmed 1
·
1⤊
0⤋
As enzimas, sendo proteínas, são sintetizadas nos ribossomos. Distribuídas pelo retículo endoplasmático, algumas enziamas migram até o complexo de Golgi, onde ficam armazenadas. Das bolsas e cisternas do Complexo de Golgi desprendem-se vesículas cheias de enzimas digestivas cujo papel é promover a digestão de substâncias englobadas pelas célula por fagocitose ou pinocitose. Essas pequenas vesículas são denominadas lisossomos ou lisossomos primários.
Quando uma ameba, por exemplo, engloba uma partícula alimentar por fagocitose, ou quando um glóbulo branco do sangue humano engloba uma bactérica por fagocitose, através da emissão de pseudópodes, forma-se no interior da célula um pequeno vacúolo, denominado fagossomo, que contém o material englobado. Então, os lisossomos aproximam-se do fagossomo e com ele se fundem, liberando suas enzimas digestivas. Assim, forma-se o vacúolo digestivo, também chamado de lisossomo secundário.
No interior do vacúolo digestivo ocorre a digestão do material ingerido e a conseqüente absorção das substâncias aproveitáveis pela célula. Após a absorção das partículas úteis, restam no interior do vacúolo digestivo resíduos diversos, que devem ser eliminados para o meio externo. O vacúolo digestivo passa, então, a ser denominado vacúolo residual. Esse vacúolo dirige-se até a periferia da célula, onde, fundindo-se à membrana plasmática, lança para o exterior os resíduos digestivos. A esse fenômeno dá-se o nome de clasmocitose.
A autólise ou citólise -- A ruptura dos lisossomos no interior da célula pode acarretar a destruição da mesma por dissolução. Nos organismo pluricelulares esse fato podem ter algum valor no processo de remoção de células mortas. É evidente que a autodissolução celular (autólise) reveste-se de grande interesse como processo patológico.
Na silicose, doença em que a inspiração de sílica leva à formação de um tecido fibroso nos pulmões, com a conseqüente redução da superfície respiratória, o acúmulo de sílica nos lisossomos afeta a estabilidade da membrana lisossômica. Isso pode levar os lisossomos a agirem como "bolsas suicidas", derramando suas enzimas no interior da célula, e, conseqüentemente, promovendo a autólise.
2006-12-18 07:26:49
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋