Isso é muito complexo, até porque pode ocorrer a separação por vários motivos, dentre eles os que você observou: uma união equívocada ou muitos erros de ambas as partes ou ainda as duas coisas juntas, como consequências naturais uma da outra.
Vejamos:
O que é uma união equivocada? Se existe uma coisa que não pode ser racionalizada é o amor. Não se escolhe a quem se vai amar...simplesmente acontece! Mas é claro que existem algumas uniões que já nascem falidas, isso não tem dúvida. Normalmente acontece assim quando as pessoas se unem pelos motivos errados: sexo sómente, condição econômico-social, imposição da família e etc... Nesses casos a separação, na maioria das vezes, é apenas uma questão de tempo. Existem ainda as uniões precipitadas, de pessoas muito jovens que, por não terem ainda experiência de vida não conseguem avaliar bem os próprios sentimentos e também não tem ainda a maturidade e paciência necessárias pra manter e desenvolver bem uma relação. É preciso ter em mente que qualquer relação, de qualquer tipo, pra ter sucesso, equilíbrio e estabilidade, tem que ser calcada em duas coisas fundamentais: respeito mútuo e paciência! É muito fácil se amar alguem "POR CAUSA DE", o difícil, mas necessário pra se ter uma relação sólida é amar o outro "APESAR DE".
Quanto ao número de separações de hoje em dia eu acho muito natural, ruim, mas ainda assim natural e previsível. Os casais hoje são mais independentes e abertos (nem sempre..rs) entre si e não arrastam uma relação em que eles não estejam bem só por convenções sociais. E o outro motivo é que aumentou e muito o número de casamentos, o que só faz aumentar também, infelizmente pelos mesmos motivos que já citei aqui, o número de separações.
2006-12-17 13:21:52
·
answer #1
·
answered by Dudu Leone 44 2
·
0⤊
0⤋
Acho que hoje os casais são mais francos para falar de seus sentimentos, e não se prendem as conve~ção sociais, por isso não ficam presos a relacionamentos só para manter as aparências.
2006-12-17 18:02:47
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Essa pergunta não tem uma resposta única. Cada caso é um caso.
É preciso ver que as pessoas se sentem cada vez menos obrigadas a ficarem presas a uniões que às vezes, não dão certo. Por ter havido nos últimos anos uma abertura na antiga moral, que previa um casamento vitalício independente da felicidade do casal, muitas pessoas preferem se separar.
Mas isso também não justifica o erro de vários casais, que se unem de maneira irresponsável, sem conhecer verdadeiramente o cônjuge e recorrem logo ao divórcio. Isso é sem dúvida, fruto de uma falta de maturidade de ambos.
A história de cada casal, os motivos da separação, só o próprio casal poderá saber. Pessoas de fora jamais poderão saber o que se passa entre quatro paredes. Às vezes só um errou, às vezes o erro é de ambos.
Para que tantas separações sejam evitadas, acho que as pessoas deveriam conhecer melhor o seu futuro marido ou mulher. E, se optarem por realmente se casar, que façam de tudo para manter essa união, com muita conversa e compreensão.
;)
2006-12-17 17:16:51
·
answer #3
·
answered by ana 1
·
1⤊
0⤋
didi qdo vc namora é uma coisa a convivencia é outra....
2006-12-18 11:47:53
·
answer #4
·
answered by vanyacat 5
·
0⤊
0⤋
Nós q casamos n podemos advinhar q será um fracasso na convivência,as pessoas passam anos se mostrando de um jeito,dizem-se amar,aí um dos dois descobrem uma traição,vem a tona a pergunta:se amavam tanto e houve brecha p uma traição?como pode isto acontecer?estas respostas ficam no ar ,num casamento sadio n deveria ocorrer certas situações,mas nós n somos profetas,a vida a todo instante nos coloca diante das provações,só nos resta pedir proteção lá de cima e esperar q n sejamos premiadas c a separação.
2006-12-17 17:36:38
·
answer #5
·
answered by salmo 6
·
0⤊
1⤋