English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Línguas escritas e faladas do povo Judeu.

2006-12-17 06:43:57 · 8 respostas · perguntado por intermeira 1 em Educação e Referência Ensino e Instrução

8 respostas

Hebraico é a língua judia do tronco cananeu, na qual foi escrita grande parte da Bíblia, tendo ficado vários séculos como língua morta, passou, em fins do séc. XIX, a língua viva, com o movimento sionista, e é hoje a língua oficial do Estado de Israel.
Aramaico é a língua judia falada no Irã, no Iraque e na Síria; (arameu, neo-aramaico; neo-siríaco). Falada pelos arameus, e que atingiu o apogeu entre os anos 300 a.C. e 650 d.C. (O siríaco é um dos dialetos dessa língua).

2006-12-17 06:51:45 · answer #1 · answered by Anonymous · 13 0

Na palestina dos tempos se Jesus o aramaico era uma língua popular e o Hebraico usada pelos doutores da lei, Rabis, escribas, saduceus, fariseus e membros do sinédrio, sacerdotes e sumo-sacerdote era uma língua de elite. O Senhor Jesus falava, hebraico, aramaico, grego e latin. O antigo testamento foi escrito em hebraico e o novo em grego.

2006-12-17 10:14:45 · answer #2 · answered by baretta 6 · 5 0

A língua aramaica, juntamente com o acádico árabe e fenício, constitui a família de língua semítica dos habitantes das tribos nômades do deserto da Síria.

O aramaico surgiu na região do deserto da Síria. Chegou a ser língua franca --como é hoje o inglês-- e passou a ser usada na Palestina como língua principal. Segundo a tradição judaica, o aramaico foi falado por Adão (Sanhedrin 38b) e foi, provavelmente, a língua materna de Jesus e de numerosos rabinos do Talmude e Midrash.

Por ter sido uma língua dominante no mundo judaico, muitos textos importantes foram escritos em aramaico. Partes do livro de Daniel e Esdras Bíblia Hebraica (Antigo Testamento) estão em aramaico. Muitos rolos de Qumran, encontrados nos anos 50, nas proximidades do Mar Morto, estão em aramaico. Hoje ainda é usada na liturgia da igreja siro-ortodoxa.

Hebraico é o idioma mais antigo conhecido pela humanidade. É a interface da humanidade com D’us. A terminologia na qual o universo foi criado. O idioma da Torá. A resposta da erudição judaica ao latim. O vernáculo dos Patriarcas. A língua mãe do povo judeu. A palavra "hebreu" deriva de "Ivri," ou "que está do outro lado," uma frase da Torá descrevendo Avraham, que imigrou para Israel vindo do lado leste do Rio Eufrates. Um judeu – descendente de Avraham – era assim chamado de Ivri até chegar à palavra "Yehudi," ou "Judaíta" (da Judá bíblica) que deu origem à palavra "judeu." "Hebraico" também pode significar "judeu" ou algo referente ao judaísmo, i.e., Escola Hebraica.

O hebraico atualmente tem duas formas: Lashon Hacodesh ou a Língua Sagrada, e Ivrit, ou hebraico (moderno). Lashon Hacodesh é a linguagem que os profetas receberam, e o idioma oficial da prece, ao passo que Ivrit, uma versão ocidentalizada da Língua Sagrada, é a linguagem de Israel atual.

Embora o hebraico pareça ser apenas outro idioma, existem camadas ocultas de sabedoria cabalista encerradas em seu alfabeto de 22 letras. As letras são símbolos de energias espirituais, e as combinações de letras conhecidas como palavras são símbolos de combinações de energia espiritual conhecidas como matéria física. Por exemplo, a palavra hebraica even (pedra) é escrita com as letras Alef, Beit e Nun. Cada letra simboliza uma energia espiritual distinta, e quando estas energias são combinadas e condensadas, resulta uma rocha física. O mesmo ocorre com todos os minerais, vegetais, animais e o homem – Hebraico é o código DNA de todo o universo.


Hebraico ou Hebreu (עברית ‘Ivrit)
Falado em: Israel
Total de falantes: 11 milhões
Posição: não está entre as 100 primeiras
Classificação genética: Afro-asiática
Semítica
Ocidental
Central
Noroeste
Cananita
Hebraico ou Hebreu
Escrita: Alfabeto hebraico
Estatuto oficial
Língua oficial de: Israel
Regulado por: Academia da língua hebraica
(האקדמיה ללשון העברית)

2006-12-17 10:12:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

A língua ARAMAICA é o idioma semítico usado pelos povos que habitavam o oriente médio. Um idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos.
O aramaico foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.

O HEBRAICO renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, substituindo o árabe, o ladino, o iídiche, e outras línguas da Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel, do qual é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial

2006-12-17 09:47:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 0

O hebraico (עברית, ivrit/ibrit) é uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas. A Bíblia original, a Torá, que os judeus ortodoxos consideram ter sido escrita na época de Moisés, cerca de 3.300 anos atrás, foi redigida no hebraico dito "clássico". Embora hoje em dia seja uma escrita foneticamente impronunciável, devido à inexistência de vogais no alfabeto hebraico clássico, os judeus têm-na sempre chamado de (לשון הקודש), Lashon ha'Kodesh ("A Língua Sagrada") já que muitos acreditam ter sido escolhida para transmitir a mensagem de Deus à humanidade. Por volta da primeira destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C., o hebraico clássico foi substituído no uso diário pelo aramaico, tornando-se primariamente uma língua franca regional, tanto usada na liturgia, no estudo do Mishná (parte do Talmude) como também no comércio.

O hebraico renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, adotando alguns elementos dos idiomas árabe, ladino (Dialeto dos Judeus sefarditas), iídiche (Dialeto dos Judeus oriundos da Europa), e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel (Medinat Israel), do qual é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial).

Aramaico é uma língua semítica pertencente à família linguística afro-asiática. O nome da língua é baseado no nome de Aram,[1] uma antiga região do centro da Síria. Dentro dessa família, o aramaico pertence ao subgrupo semítico, e mais especificadamente, faz parte das línguas semíticas do noroeste, que também inclui as línguas canaanitas assim como o hebraico e o fenício. A escrita aramaica foi amplamente adotada por outras línguas, sendo assim, ancestral do alfabeto árabe e hebraico moderno.

Foi a língua administrativa e religiosa de diversos impérios da Antiguidade, além de ser o idioma original de muitas partes dos livros bíblicos de Esdras e Daniel, assim como do Talmude.

O aramaico foi a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria; e sua longevidade se deve ao fato de ser escrito e falado pelos aldeões cristãos que durante milênios habitavam as cidades ao norte de Damasco, capital da Síria, entre elas reconhecidamente os vilarejos de Maalula e Yabrud, esse último "onde Jesus Cristo hospedou-se por 3 dias" além dessas outras aldeias da Mesopotâmia, como Tur'Abdin ao sul da Turquia, fizeram com que o aramaico continuasse a ser falado até os dias de hoje.

2015-09-13 10:56:51 · answer #5 · answered by HEBRAICOLIZANDO 1 · 2 0

A língua ARAMAICA é o idioma semítico usado pelos povos que habitavam o oriente médio. Um idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos.
O aramaico foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.

O HEBRAICO renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, substituindo o árabe, o ladino, o iídiche, e outras línguas da Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel, do qual é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial). O nome hebraico para a língua é עברית, ou ivrit.

2006-12-17 06:54:52 · answer #6 · answered by Papori_Ctba 7 · 2 0

R=O hebraico renasceu como língua falada durante o final do século XIX e começo do século XX como o hebraico moderno, substituindo o árabe, o ladino, o iídiche, e outras línguas da Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel, do qual é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial). O nome hebraico para a língua é עברית, ou ivrit.

A língua aramaica é o idioma semítico usado pelos povos que habitavam o oriente médio. Um idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos. Seu alfabeto, uma criação espontânea do povo que lá vivia, foi adotado por reis e imperadores para transcrever à gerações futuras o modo de administração de seus antigos impérios e também os rituais usados em adorações de divindades, sendo, portanto a língua original em que foram escritos os livros bíblicos de Daniel e de Esdras e também a reedição do Talmude.

2006-12-18 02:18:51 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

É A MESMA COISA DO PORTUGUÊS E O ESPANHOL !*

2006-12-17 07:08:20 · answer #8 · answered by SEM NOME ! 7 · 1 4

fedest.com, questions and answers