English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

...à outra maré cheia, já que que a influência da Lua e SOL só estão de um lado. Caro Zeca e caro Cézar G, voces não teriam uma explicação mais simples ? Desculpem a citação desses dois nomes, mas todos podem responder.

2006-12-16 22:30:43 · 5 respostas · perguntado por jairo c 3 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

5 respostas

A outra maré é causada pela força centrífuga!
Veja a explicação em:
http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/a_dicas/24_A06.htm

2006-12-19 08:17:19 · answer #1 · answered by Obs. Phoenix 7 · 0 0

A força da gravidade atua na razão direta das massas e no inverso do quadrado da distância. Isso quer dizer, quanto mais próximo, maior a força e quanto mais distante menor
Isso significa que o lado da Terra que está mais próximo da Lua sofre uma atração maior que o lado oposto, portanto de um lado as aguas dos oceanos tendem a aproximarem-se da Lua enquanto as do outro levantam-se um pouco por estarem sujeitas a uma força menor. A maré alta do lado que está voltado para a Lua tende a ser maior que a que está do lado oposto.
Quanto a influência do Sol nas marés, ela é bem menor devido à distância.

Acho que mais simples que isso não consigo.

Espero ter ajudado.

2006-12-17 04:48:24 · answer #2 · answered by Peter Kanthropus 5 · 1 0

Esta idéia é intuitiva mas errada. Intuitivamente pensamos que a maré é causada pela "atração" da Lua e por isso ela deveria ocorrer apenas do lado onde a Lua está. Mas se assim fosse teríamos um desequilíbrio nas órbitas pois estaria ocorrendo um puxão apenas para um lado e fatalmente a Terra toda se deslocaria para o lado da Lua. Na verdade o sistema Terra;Lua está em equilíbrio. Mas a rigor o que acontece é que são os "centros de massa" da Terra e da Lua os únicos pontos que estão em equilíbrio, o que estiver mais próximo da Lua tende a "cair" na direção da Lua e o que estiver no lado oposto tende a "sair pela tangente".
Em outras palavras estamos imersos no campo gravitacional da Lua, este campos varia com a distância (conforme as leis de Newton) assim o lado próximo está sujeito a um campo mais forte que o centro da Terra e o lado oposto à Lua está sujeito a um campo mais fraco ainda. A órbita se estabelece pela média portanto todos os pontos forçosamente acompanham a Terra mas alguns (lado próximo) estão sob gravidade mais forte e outros (lado afastado) sob gravidade mais fraca.

Veja mais:
http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node3.htm

.

2006-12-17 21:27:58 · answer #3 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Sim, é complicado, mas vou tentar explicar como eu convenci a mim mesmo sobre as marés.

Esqueça o Sol e vamos pensar somente na Lua. Se você achar que as marés ocorrem por causa da atração pura e simples que a Lua exerce sobre a Terra, não vai dar para entender como o mar "do lado oposto" (à Lua) não afunda. Então, deve haver algo mais.

A gravidade só se faz notar quando resistimos a ela. O normal é cair e, quando você fica de pé sobre o solo, você não está deixando a gravidade fazer com você o que ela quer. Então ela aparece para você como um campo de forças. A partir do momento em que você deixa ela atuar, o campo de forças desaparece (localmente). É o caso do elevador parado, no qual a gravidade é evidente, mas, se os cabos se romperem e ele cair, quem estiver dentro vai pensar que a gravidade da Terra foi desligada. Na Estação Espacial Internacional também não se nota a gravidade, já que ela está sempre caindo livremente (órbita). Os astronautas flutuam porque não lutam contra a gravidade. Se alguém pudesse segurar a Estação, parada, na altitude em que ela está, os astronautas sentiriam o próprio peso e logo teriam de ficar de pé sobre uma das paredes da nave, no lado em que a Terra estiver.

Agora pense na Terra e na Lua. Estão livres no espaço. Não se opõem aos efeitos da gravidade. Estão sempre “caindo” como a Estação Espacial Internacional. Por isso o efeito direto da gravidade lunar sobre a Terra também deve desaparecer. Então, as marés que ocorrem na Terra só podem ser o resultado de um efeito extra, além da simples atração gravitacional.

Sendo a Terra extensa e estando ela imersa em um campo gravitacional que varia com a distância à Lua, ela não pode, toda ela, ao mesmo tempo, estar em queda livre, já que cada partícula da Terra está a uma distância diferente do centro lunar. A Lua atrai cada partícula da Terra, mas ela atrai com mais força o lado da Terra que está mais perto dela. O lado oposto da Terra também é atraído pela Lua, mas com uma força um pouco menor. É como se cada parte da Terra quisesse correr para a Lua com uma velocidade diferente.

Portanto, não é a simples atração lunar sobre a Terra que causa as marés. É a diferença entre as forças gravitacionais que atuam em lados opostos da Terra, um deles mais perto da Lua e o outro mais distante dela. Essa força estica a Terra sobre a linha Terra-Lua e eleva os mares nos dois lados.

Se a Terra fosse menor, essa força seria menor. É por isso que não existe maré em copo d’água nem em nosso sistema circulatório.

O mesmo efeito é causado pelo Sol, mas com intensidade menor. O efeito total, resultante da atuação do Sol e da Lua sobre a Terra é o que vemos ocorrer no mar.
.

2006-12-17 03:26:41 · answer #4 · answered by Tau Ceti 5 · 0 0

ISSO É MUITO COMPLICADO E DIFICIL DE EXPLICAR AQUI !*

2006-12-16 22:33:41 · answer #5 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers