English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-16 09:17:04 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Sociologia

8 respostas

Globalização

Muito se fala de globalização, raramente se chega ao ponto da questão.
A globalização é um processo muito antigo, passou por diversas revoluções durante a historia humana.
As primeiras formas de globalização conhecidas surgiram quando as sociedades humanas formaram as primeiras cidades. O processo de globalização se iniciou com as primeiras trocas mercantilistas como o escambo e as interações culturais entre as cidades.
O processo de globalização de inicio foi lento e se acelerou com as guerras e domínios das grandes nações sob o mundo.
A coisa se intensificou muito no século XIV e XV com as grandes navegações e o aperfeiçoamento da imprensa por Gutemberg .
A globalização é lenta e progressiva e irreversíveis, onde todos sofrem alguma influencia de todos, assimilando e criando culturas diversas.
Não posso me estender pois isso rende livros, mas ultimamente se fala tanto pois a Internet é a nova fronteira bem mais profunda que o telefone e as mídias tradicionais. Nunca a informação foi tão mutante e publica como agora.
Aonde chegaremos? No fim das línguas? Universalização dos Idiomas?

2006-12-16 10:15:31 · answer #1 · answered by Orion 2 · 1 0

A globalização, quer queiramos quer não, interfere com a vida de todos os povos e em qualquer continente. Daí o chamar-se Globalização.
Como o económico condiciona tudo o resto, e perante as crescentes liberdades de circulação de capitais, da informação e de pessoas, as empresas, sobretudo as maiores, tendem a deslocar-se para os continentes e paises que lhes garantem menores custos para assim manterem ou aumentar as suas competitividades. Claro que, muitas vezes à custa do sacrifício dos direitos humanos e de uma concorrência desleal.
No entanto, hoje é impensável e impraticável colocar barreiras a esta circulação global. Daí o antes que lutar contra impossíveis, seja preferível acompanhar o processo e conseguir captar o que ele tem de positivo.
Neste contexto, para fugir a uma igualização "por baixo" atentatória de uma sociedade desenvolvida, a disputa entre Estados, organizações, empresas ou, simplesmente, pessoas, deve-se fazer "por cima", ou seja pela maior qualificação dos seus intervenientes. Ou seja, lutando contra os baixíssimos salários de países asiáticos, sem o mínimo de respeito pela condição humana, os países desenvolvidos devem salvaguardar a sua competitividade concorrencial pela inovação tecnológiva e modernização dos processos produtivos.
Neste sentido, também, os Brasileiros para sobreviverem a uma concorrência global - em mercadorias, serviços, empregos, etc. - deverão apostar na educação e na qualificação das pessoas, para se poderem distinguir pela positiva, num contexto mundial forte, crescentemente competitivo e temporalmente irreversível. Se queremos ser "cidadãos do mundo" teremos que o saber integrar da melhor maneira . Para isso teremos que globalmente possuir maior grau de educação e um nível de qualificação profissional mais elevado para, assim, podermos vencer os desafios globais da competitividade!

2006-12-17 05:25:32 · answer #2 · answered by R Campos 5 · 0 0

A globalização, como foi dito, é um processo de integração espacial e econômica promovida pelas potências econômicas. Embora alguns defendam que o processo seja antigo, outros acusam a globalização de ser um processo de "ocidentalização" do
mundo, através, principalmente, da difusão de valores norte-americanos ( grande ícone do processo), como o consumismo exagerado, culto ao moderno e o desprezo pelas "tradições culturais" ou sua incorporação ao modo de espetáculo economicamente rentável (como é o caso do Boi-bumbá do Amazonas, mais parecido com os desfiles das escolas de samba cariocas) e, principalmente, a democracia ( segundo os "teóricos" norte-americanos, os E.U.A . devem implantar a democracia em todo o globo, nem que seja na base do cacete, como acontece com os países islâmicos como o Iraque e o Afeganistão). Os pontos geralmente abordados quando se fala em globalização são: trocas tecnológicas e de informação. Entretanto, estas são apenas duas facetas do processo. O termo em questão (globalização) dá uma idéia de que existe uma troca equilibrada desses valores e mercadorias entre os países do globo, o que não é verdade. As trocas são bastante desiguais, fazendo com que os países menos desenvolvidos se coloquem na posição de consumidores de tecnologia dos países mais avançados e exportem matérias-primas, principalmente alimentos, que, no âmbito das trocas econômicas, possui um valor monetário bem menor. Por isso se diz que na globalização, os países ricos ficam mais ricos, enquanto os países pobres ficam mais pobres. O aspecto mais visível desse contexto são as empresas multinacionais, que promovem a descapitalização dos países em que se instalam, além de promover a "quebra" de empresas nacionais, diminuindo, assim, as ofertas de emprego,além da garantir para si o monopólio dos preços, visto que eliminam as suas concorrentes...

2006-12-16 12:42:47 · answer #3 · answered by ... 3 · 0 0

Como você sabe,a globalização refere-se ao processo de integração entre as economias e sociedades dos vários países,
especialmente no que se refere à produção de mercadorias e serviços,e aos mercados financeiros,e a difusão de informações.Diante de tudo isso,eu penso que precisamos estar engajados nessa nova etapa pela qual o mundo está passando.Na minha opinião a globalização está proporcionando uma melhora significativa na vida da humanidade.

Abração!!.

2006-12-16 09:50:35 · answer #4 · answered by sebasca 5 · 0 0

Na minha opinião existem duas Globalizações ocorrendo.
Uma "imposta" por nossa goela abaixo pelos governantes e políticos de todo mundo, principalmente pelos americanos.
A outra Globalização que está ocorrendo já de muito tempo e certamente unirá todos os povos ocorre dentro de cada um de nós...

2006-12-16 09:40:12 · answer #5 · answered by Pedro Vitor 4 · 0 0

A globalização é irremediavel e espero qie a medio prazo contribua para que as desigualdaes sociais em todo o planeta diminuam de modo a existirem menos pessoas sem nada.
O mundo ainda não é uma aldeia global como apregoa Alvin Toffler mas para aí caminha e na minha modesta opinião devemos tentar mudar o mundo por nos mesmos isto é ajudar primeiro os que estão em nosso redor e depois tentarr criar uma cadeia de favores tentando envolver os nossos semelhantes par a lentamnete ajudarmos quem precisa e são tantos a começar por nos mesmos. .
Por vezes choca-me que pela informação sabemos mais rapidamente o que acontece no Iraque do que aquilo que acontece no nosso predio.

2006-12-16 09:32:31 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Ta descaracterizando o mundo, aumentando as diferencas sociais, exterminando culturas regionais e impondo a cultura da burrice, hedonismo e consumismo.

2006-12-16 09:31:35 · answer #7 · answered by Hardkito 6 · 0 0

Globalização Rico cada vez mais rico e pobre se f.o.d.e.n.d.o para tentar ganhar algum trocado

2006-12-16 09:24:55 · answer #8 · answered by Ale 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers