English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A linguagem de certos repórteres é esquisita, sem intenção depreciativa, mas revela a forma rara, fina e requintada que, não sendo usual à maioria, soa excêntrica, extravagante ou fora do comum. Acho engraçado ao ouvir certos absurdos lingüísticos, mormente transmitidos por respeitáveis jornais e noticiários televisivos que falam em “hélices” de helicópteros já que, em Aviação, apenas os aparelhos de “asas fixas” - como aviões - possuem hélices, assim como as embarcações impulsionadas dentro d´água pelos seus hélices - imagine se alguém lhe “apontar a bujarrona içada entre o mastro de vante e o gurupés mostrando uma patesca que é um poleame de laborar num cadernal de um só gorne ou ou roldana, usado para dar retorno ao cabo, explicando que é um aparelho semelhante ao moitão ferrado com gato de tornel, tendo na alça uma peça que quando levantada deixa gornir o cabo pelo seio"! Também não lhe soa esquisito? Mas dizer que "o navio está ancorado no cais" é demais. O certo é "atracado".

2006-12-16 06:56:12 · 4 respostas · perguntado por Origem9Ω 6 em Artes e Humanidades Filosofia

4 respostas

É verdade. Outro dia uma repórter disse que certa pessoa tinha sido deixada na mão. Achei isso bem vulgar. A gente pode até sair por aí dizendo essas coisas, mas vindo de um jornalista é bem estranho.

2006-12-17 03:42:13 · answer #1 · answered by Satori 6 · 0 0

"Dos males o menor". Antes, uma lingüagem não apropriadamente técnica, do que deixar de mostrar detalhes importantes em uma reportagem. Eu penso que, não usando um lingüajar chulo, falar com capricho no português e moderação, são suficientes.

2006-12-17 02:39:41 · answer #2 · answered by frankestein 6 · 0 0

TV massificada... se usar a linguagem correta as pessoas provavelmente não entenderão. Mesmo utilizando a lingugem coloquial, ainda percebe-se um grande obstáculo construído pelo regionalismo. É relevante afirmar que a intenção é informar de maneira clara e objetiva, por isso ao explicar algo cientificamente correto certamente será complexo.

2006-12-16 15:23:09 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Isso aí é até legal, pior é o João Gordo na MTV!! Aquilo sim é que é linguagem de nível inferior, se é que se pode chamar de linguagem!! Um abraço!

2006-12-16 12:38:32 · answer #4 · answered by ◘ Ysis ◘ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers