English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Terra é redonda todo mundo sabe, mas para um aviao permanecer sobre a mesma é preciso qu o piloto corrija sempre a altura para que o avião não siga em linha reta e acabe saindo da rota. Caso o mesmo não faça isso, o avião iria parar no espaço ou ele explodiria? O que aconteceria de verdade, já que se ele permanecer reto e a Terra é redonda iria chegar um ponto que o avião sairia da atmosfera, não?

2006-12-16 06:45:25 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

7 respostas

Podemos considerar duas situações: Uma teórica e outra real.

a) Teórica: O avião continuaria em linea reta e se perderia no espaço, considerando que pudesse chegar lá.
b) Real: Na realidade o avião não se desplaza em linha reta, mas percorrendo uma trajetória que acompanha a curvatura da Terra. Esta trajetória é corrigida automaticamente pela atração gravitacional exercida pela Terra. Por isso o avião mantem sua altura constante, embora aparentemente se desloca em linea reta. A manutenção da altura é resultado da composição da força gravitacional (para baixo) e da força de sustentação do avião (para cima). Então se o piloto continuasse sempre em frente, "em linea reta", percorreria uma circunferência perfeita e depois de viajar mais o menos 40.000 Km (dependendo da altura a qual está viajando) voltaria exatamente ao mesmo ponto.

2006-12-16 07:09:03 · answer #1 · answered by Sergio Pensador 2 · 0 0

Isso não acontece porque o tamanho do avião e o tamanho do seu percurso é muito pequeno em relação ao tamanho da Terra.

ASSIM...

Apesar da Terra ser esférica, para todos nós ela parece plana.

Lembre-se também de que o avião é sempre atraído pela gravidade da Terra, voando sempre paralelamente ao solo.

DESSA FORMA...

Uma trajetória em ''linha reta'' para o avião seria na verdade uma volta ao redor da Terra.

OUTRO FATO....

É que para que o avião descrevesse uma ''linha reta'' em relação a um observador no espaço, ele precisaria aumentar cada vez mais a sua altitude em relação ao solo da Terra, assim como um foguete.

E isso é impossível.

MAS...

Se fosse possível, a uma certa altitude, os motores e todos os passageiros congelariam e o avião cairia, sendo atraído pela gravidade.

2006-12-16 06:49:52 · answer #2 · answered by Beakman 5 · 1 0

Pensem bem, mesmo que nosso querido avião estivesse em velocidade de escape "constante" ele não simplesmente se perderia, ja que segundo a relatividade a nossa galaxia "curva o espaço", portanto ele faria uma imensa curva antes de sair das fronteiras da galaxia , tem fundamento???

O avião não sairia da atmosfera de qualquer modo ja que eles não alcançam a velocidade de escape, como os onibus espaciais, ficando sempre presos a terra...

Pra nós uma linha reta é sempre uma curva ao redor da terra....

o que aconteceria com alguém estupido o bastante pra tentar subir em linha reta com o avião varia muito de avião para avião, a grande maioria das aeronaves perderia pra gravidade, perdendo a inclinação, em alguns casos caindo em linha reta ja que o avião em posição de faca não é aerodinamico...

Algums caças conseguem subir a um angulo de 90 graus, mas não a uma velocidade suficiente para vencer a gravidade e ganhar o espaço....

2006-12-18 16:12:04 · answer #3 · answered by jonny_poiseh 2 · 0 0

Iria ficar circundando a Terra.

2006-12-16 10:41:00 · answer #4 · answered by Daniel . 6 · 0 0

De uma forma ou de outra, se o piloto estivesse obstinado a manter uma mesma direção, correria o risco de acabar o combustível, e então, ele iria parar no chão, ou mesmo no mar, o que é muito provável. Os aviões comerciais não são projetados para suportar uma viagem espacial. Portanto, se acaso o combustível fosse suficiente para tanto, ao sair da atmosfera terrestre o avião explodiria, seja pela baixíssima pressão do vácuo ou mesmo pelo calor resultante do Sol.

2006-12-16 07:55:16 · answer #5 · answered by Arcturus 2 · 0 0

Se o piloto forçasse um vôo em linha reta real, tomaria o rumo do espaço sideral, se no início estivesse voando paralelamente ao solo. Mas na prática isso não ocorre, porque o avião precisa do ar para não cair e para queimar o combustível. Com o aumento da altitude e a redução da densidade do ar, ele perderia sustentação e os motores falhariam, entre outras encrencas.

É interessante notar que um avião é jogado para o lado leste numa viagem de uma cidade da linha do equador até um dos pólos, caminhando por um meridiano. Quando nos aproximamos do eixo de rotação, tendemos a girar cada vez mais rápido em torno dele. O piloto tem de forçar o vôo um pouco para o lado oeste, a fim de compensar esse efeito.
.

2006-12-16 07:21:04 · answer #6 · answered by Tau Ceti 5 · 0 0

bem ai depende
se o avião decolar dos EUA provavelmente ele seria bombardeado pq pensariam q era terrorismo (assim o avião iria para o inferno)
se decolasse do brasil (q ja eh dificil) ele provavelmnete iria cair em algum buraco negro pois para os controladores de vôo ele nem la estaria

2006-12-16 06:49:49 · answer #7 · answered by Danilo T 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers