O movimento foi desarticulado a muito tempo. É um fator-sócio cultural. Já não há o estímulo da repressão. A liberdade virou ócio e alienação. Falta agora retormar a consciência. É necessário reinventar a tradição. Tradição pois o ato de reinvindicar é criado como uma celebração da consciência. O ato reinvindicatório revivido em momentos pertinentes personaliza uma prática coletiva de intervir sobre qualquer fato dado não consentido. As pessoas precisam ser estimuladas a falar. A expressar sua opinião, mesmo em pequenos grupos. Faltam os encontros de CAs para discutir os interesses dos alunos. Faltam propostas condizentes com a utilidade e viabilidade. O aluno deve saber como funciona o Estado e as instituições universitárias... e quais as falhas e abusos no sistema, bem como as tensões sociais como um todo. Fóruns de discussão e dabate com a participação de professores acadêmicos podem ser interessantes. Lancem temas pertinentes. Marquem fóruns, e chamem a imprensa. O resultado virá. O movimento tem que vir de dentro, conscientemente.
2006-12-16 04:46:45
·
answer #1
·
answered by SKY´UP 3
·
0⤊
0⤋
A universidade se tornou fábrica de mão-de-obra. Não existe mais a contestação. Hoje, quem não está no "mainstream", está marginalizado. Até os partidos políticos se assemelham...eles só brigam entre si, quando é do interesse deles.
2006-12-16 12:50:08
·
answer #2
·
answered by frankestein 6
·
1⤊
0⤋
AHH COMO EM NOSSO PAÍS PRECISA DE PESSOAS QUE PENSA IGUAL A MIM E A VOCÊ, OS MOVIMENTOS ESTÃO NOS BARES DA NOITE REGA DA A MUITO ÁLCOOL E BLA,BLA,BLA QUE DIZEM; TIPO ASSIM MEU. MEUUUU É IRADO. ;KARA VOU FAZER OUTRA TATU IRADA;MEU COMPREI UM CARRO CARA. ONDE DEVERIA SE APRENDER SE APRENDE MUITO O QUE NÃO PRESTA É O FIM DA CULTURA E DA CAUSA SOCIAL DE NOSSO PAÍS
2006-12-16 12:45:58
·
answer #3
·
answered by Vagner A 1
·
0⤊
0⤋
Não como vc o imagina. Os movimentos estudantis apesar de sua importância para o país, tanto na formação de líderes quanto nas lutas políticas (como a que encerrou a ditadura) acabaram. Desde que a UNE e UEEs passaram a receber dinheiro do governo Lulla transformaram-se em instituições pelegas, serviçais do estamento governamental.
2006-12-16 12:42:51
·
answer #4
·
answered by caleal 2
·
0⤊
0⤋
Não, meu caro!! Os Movimentos Estudantis, que foram um marco em nossa sociedade Tupiniquim, com tantas lutas, tanata resistência ao golpe militar, tantas mortes e torturas, não existem mais no Brasil!! Hoje o que vemos, são jovens alienados, culturalmente,politicamente, socialmente e enquanto seres humanos, só se preocupando com Internet, em ficar com alguém na balada, em ver o capítulo da novela da GROBO, em ter,ter,ter, etc...Não vemos mais ninguém querendo ser - ser alguém, ser algo, ser um diferencial para si e para toda a sociedade!! Os nossos antepassados, que deram a vida e a pele nas lutas,guerrilhas, pancadarias nas Universidades, nosso saudoso Edson Passos e muitos outros, nosso irmãos que lutaram tanto para que vivêsemos em uma democracia - devem estar se revirando nos túmulos!! Um abraço!
2006-12-16 12:42:23
·
answer #5
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
0⤊
0⤋
Temos que pedir para que alguma liderança ética inicie este movimento a Heloisa Helena seria ideal . Temos que levantar nossa bandeira para acabar com esta bandalheira e derrubar os imorais corruptos saqueadores da nação.
2006-12-16 12:38:53
·
answer #6
·
answered by pena 5
·
0⤊
0⤋
axo q ficou no passado mesmo
2006-12-16 12:36:57
·
answer #7
·
answered by Mau! 1
·
0⤊
0⤋
nunca mais ouvi falar, os estudantes de hoje não tem participação politica..uma pena.
2006-12-16 12:31:53
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋