English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pobre não tem tempo de ter essas doenças...

2006-12-16 02:16:57 · 11 respostas · perguntado por Castro 2 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Outras - Grupos e Culturas

11 respostas

Todo ser humano corre o risco:

Sintomas e Prevenção
Pesquisas modernas revelam que o TOC é muito mais comum do que se pensava. Cerca de 2 a 3 % da população tem TOC ou demonstra sintomas.

O típico portador desse distúrbio realiza tarefas (ou compulsões) para se sentir aliviado dessas obsessões. Para os outros, essas tarefas podem parecer simples e desnecessárias. Mas para quem sofre dessa doença, essas tarefas podem se tornar fundamentais e mais importantes ainda em modos particulares em que a não execução dessa tarefa pode representar que algo ruím irá acontecer. Exemplos de algumas tarefas: ao estacionar, verificar repetidas vezes se o carro está fechado antes de sair; acender e apagar a luz uma série de vezes antes de sair do quarto; lavar as mãos diversas vezes em intervalos regulares de tempo durante o dia, ou alinhar os objetos do quarto simetricamente.

Portadores da doença podem ser supersticiosos, acreditanto que se não realizar determinado ritual, algo ruim pode acontecer, ou se sair de casa no dia 13, este sofrerá um acidente de carro. Estas compulsões são chamados de rituais mágicos.

O que pode contribuir para a manifestação ou intensificação do TOC é a realização de rituais, e a convicção do portador nas crenças disfuncionais (se não fizer isso, algo ruim acontecerá com alguém, pensar é o mesmo que agir, entre outros).

A maioria dos portadores de TOC está ciente de que tem esse distúrbio e seu comportamento não é racional, mas têm dificuldade para romper com o medo da mudança. Os portadores estão cientes de que essa prática é irracional mas precisam de auxílio para acabar com isso, TOC é frequentemente visto como um das maiores frustrações e problemas da órdem das disfunções de ansiedade.

Algumas (muito poucas) pessoas com TOC não notam nada de anormal com elas; elas tem prazer em explicar porque as ações "são racionais", e é impossível convence-las do contrário. Essa forma de TOC assemelha-se com problemas ilusórios.

Embora ainda seja um mistério para estudiosos, pesquisas apontam que a origem do transtorno tem um fator genético e de criação. As "crises" podem se intensificar em momentos de dificuldades, mudanças e incertezas.

É uma disfunção crônica, ou seja, não existe cura, o que se pode fazer é realizar um controle com a ajuda de medicação e terapias. Mas as vezes se é necessário testes com vários medicamentos até um efetivo sucesso. Esse tratamento deve levar em torno de 20-30 dias para que o indivíduo comece a sentir melhora.

Se não for realizado nenhuma espécie de tratamento, seja com remédios ou com terapia, o TOC pode intensificar-se, limitanto a vida do portador do transtorno ao extremo, fazendo-o tomar atitudes radicais, como não sair de casa.

Diversos especialistas apontam que o transtorno obsessivo-compulsivo é idealmente combatido quando o portador é capaz de realizar exatamente o contrário do que pede seu ritual. Dessa forma, a pessoa que convive com TOC se livra aos poucos de seus medos e apresenta significativa melhora em curto espaço de tempo. O apoio da familia e amigos é fundamental.

2006-12-16 02:22:43 · answer #1 · answered by Paulo 7 · 0 0

Oi. Não sei se vc tem acesso a todos os tipos de informação, mas faço questão de te passar uma importante: qualquer ser humano, possui rins, fígado, braço, orelhas, olhos, intestino, pulmão, coração, cerebro (que no seu caso já me causa dúvida). E até onde penso, esses orgãos não são capazes de distinguir quando o corpo que eles funcionam tem recursos financeiros ou não. De fato, as informações que são levadas até o cerebro vêm de nós mesmos, do que nos cerca, do que vemos... mas, doenças, independente qual seja, não diferencia quem vai portar-la. Sabe pq muitas pessoascom simples problemas, pequenos disturbios, depressão são internadas indevidamente? Pq parentes mal informados, com forte carga de preconceito feito vc não são compreensivos. Espero mesmo, de verdade, que nenhum problemas desses um dia bata a sua porta. Vc tendo dinheiro ou não.

2006-12-18 08:53:05 · answer #2 · answered by FaThiMa 2 · 0 0

QUE PRECONCEITO! Pobres ou ricos são passíveis de sofrer doenças mentais, a diferença é que as pessoas mais esclarecidas têm a oportunidade de tratar-se e descobrir o que tem. Os pobres, cuja doença mental não é diagnosticada tornam-se dependentes de álcool e outras drogas, vivem jogados nas ruas, são abandonados pelas famílias nos manicômios, morrem jogados na s calçadas. Muitos mendigos e moradores de rua não o seriam se tivessem tido a oportunidade de um tratamento. Não pense que uma doença que não sangra e nem mostra as chagas é menos dolorida, não acredito que uma pessoa viva mal e sofrendo por decidir ter "doença de rico".Por preconceito da sociedade e da própria família muita gente legal se perde no caminho.

2006-12-17 12:36:02 · answer #3 · answered by Zazie dans le metro 4 · 0 0

Axo q sim pq sou pobre e nunca ouvi fala dessa doença...

2006-12-16 18:36:33 · answer #4 · answered by GATA100%ATITUDE 1 · 0 0

Castro, eu vejo que doença é coisa bem democrática.
É prá todos.

Já o tratamento, isso sim costuma ser coisa aristocrática.
Pra poucos.

Melhorando um pouco o que eu disse.

O TOC (Transtorno Obcessivo Compulsivo) afeta um tanto de gente mas, o pobre, habitualmente não é tratado com medicamentos, assistência psiquiátrica e psicológica como é necessário.

O pobre recebe tratamento na base da porretada, da família, dos amigos, da sociedade etc...
Ele recebe tratamento de choque.

Já os que são mais abastados (ou esclarecidos também), procuram saber o que tem, e investem grana e tempo no tratamento.
Porque esse transtorno, como qualquer outro que acomete o ser humano, causa desconforto na pessoa.
Ela se sente inconveniente em todos os lugares e não consegue administrar suas ações. E isso é uma doença.
Então, suas chances de recuperação ou de uma convivência menos dolorida com o problema, é mais facilmente atingida.
Ele recebe tratamento de cheque (ou de chique).

Isso costuma confundir e levar a percepções como as que você trouxe na pergunta. Dá a impressão que o problema e apenas "ter tempo de ter doenças", mas, quando falei do esclarecimento da pessoa, é bom a gente lembrar que milhares de pessoas que tem doenças nem sabem que tem. As famílias de origem mais simples sempre conviveram com diversos problemas sem identificá-los como doenças, ficando com a impressão de que eram "manias" ou coisa parecida. Aquela história comum "fulano é assim mesmo". E, talvez, não precisasse ser assim. PUdesse ser melhor (pra ele e para os outros).

Abraço
Márcio

2006-12-16 11:03:30 · answer #5 · answered by Marcio 4 · 0 0

Obsessões são pensamentos ou idéias (p. ex. dúvidas), impulsos, imagens, cenas, que invadem a consciência de forma repetitiva, persistente e estereotipada seguidos ou não de rituais destinados a neutralizá-los. São experimentados como intrusivos, inapropriados ou estranhos pelo paciente em algum momento, ao longo do transtorno, causando ansiedade ou desconforto acentuados. A pessoa tenta resistir a eles, ignorá-los ou suprimi-los com ações ou com outros pensamentos, reconhecendo-os, no entanto, como produtos de sua mente e não como originados de fora. Não são simplesmente medos exagerados relacionados com problemas reais.

Compulsões são comportamentos repetitivos (p.ex.lavar as mãos, fazer verificações), ou atos mentais (rezar,contar, repetir palavras ou frases) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente. Os comportamentos ou atos mentais são destinados a prevenir ou reduzir o desconforto gerado pela obsessão, prevenir algum evento ou situação temidos e em geral não possuem uma conexão realística ou direta com o que pretendem evitar, ou são claramente excessivos .

Ou seja...todos independente da classe social pode apresentar os sintomas, oq ocorre é que na maioria das vezes as pessoas nem sabem que apresentam sintomas da doença, algumas pessoas até pensam que teêm muitas superstições, quando na realidade estam manifestando os sintomas do toc.
Na verdade, oq eu realmente acho que acontece, é que na maior parte da população de baixa classe social, as pessoas não tem nem tempo pra se atentar a doenças já conhecidas e graves tbm, então não ficam atentas e muitas vezes nem tem tempo pra ver e identificarem que estão doentes, seja de toc ou de qualquer outra doença...muitas vezes só se dão conta que estão doentes quando os sintomas já se agravaram.
Infelizmente é este país que agente vive, onde muitos tem informação, mas não tem tempo pra assimilá-la.
Coisas de Brasil!!!

2006-12-16 10:31:31 · answer #6 · answered by Andrea C 1 · 0 0

Você está enganado. Tempo é o que o pobre mais tem.
Tempo de .... SOFRER, PASSAR FOME, VER OS FILHOS PASSANDO FOME, PROCURAR EMPREGO E RECEBER UM SONORO NÃO, DE VOTAR EM PESSOAS RIDÍCULAS (ME FALTOU UM ADJETIVO MELHOR), ...


sds

2006-12-16 10:26:43 · answer #7 · answered by pateta 3 · 0 0

Pobre tbm tem T.O.C. só que por não tratar... vai parar em um manicômio...

2006-12-16 10:20:11 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

ué,eu tenho e sou pobre

2006-12-16 10:19:48 · answer #9 · answered by AMOReninha 7 · 0 0

não
pobre tbém tem.rs

2006-12-16 10:19:39 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers