English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na minha cidade, minha casa é praticamente a única a estar enfeitada. As pessoas não se mandam mais cartões, não se felicitam mais, aquele ar de alegria, aquela palpitação eufórica...nada mais resta! Posso estar sendo um pouco nostálgica. Fui eu que cresci ou realmente as pessoas não se importam mais com o Natal e sua significação? Não no âmbito religioso, mas solidário, fraternal, emotivo?

2006-12-15 23:54:16 · 15 respostas · perguntado por ..N?ti.. 3 em Artes e Humanidades Filosofia

15 respostas

Está sim...
e o espírito capitalista tá invadindo mais do que td!
Não que eu seja contra o capitalismo em si, mas as pessoas realmente já não tem o mesmo empenho emocional com relação ao natal e com o que essse período deveria representar.
Sejamos nostálgicos ainda que poucos...

2006-12-16 00:23:01 · answer #1 · answered by XL 2 · 0 0

A celebração do Natal de Jesus tem por objetivo recordar a primeira vinda do Filho de Deus entre a humanidade e ao mesmo tempo nos tornar vigilantes à espera de sua segunda vinda, no final dos tempos.

Ante à perda do sentido da vida, temos no Natal do Senhor razões suficientes para aprofundar a nossa espiritualidade "enquanto força do Espírito que sustenta e faz novas todas as coisas" (cf. Ap 21, 5).

Especialistas afirmam que o vazio existencial do ser humano na sociedade contemporânea é acelerado pela pressão do consumismo, que valoriza e reconhece a pessoa pelo que ela tem, parece ter ou parece ser.

Passa-se então a forjar uma aparência de sucesso, fama, beleza, magreza, não importando o custo. Isso está afetando profundamente as relações sociais e cotidianas da sociedade, famílias e comunidades.

Por outro lado, percebemos uma sede de espiritualidade, revelando a falta que ela faz. As pessoas têm desejos profundos de viver em comunhão ou união com o divino.

Uma feliz Natal para você e sua família!

2006-12-19 14:00:34 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Isso está acontecendo em qualquer lugar. Creio q é porque vivemos em uma época de correria, insegurança e das "facilidades" da tecnologia. Muitas pessoas acham que o Natal se resume a dar e receber presentes e se esquecem do verdadeiro significado da época.

2006-12-17 05:58:35 · answer #3 · answered by Dharma 2 · 0 0

Culpa do comércio local, sem ele o natal se esvai mesmo!!Agora o lula tem colaborado para isso! Quem votou no papai inacio aí gente?

2006-12-16 16:51:39 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

NATAL !

Cada ano que se passa as representações do NATAL se tornam mais confusas. O verdadeiro sentido do Natal está cada vez mais esquecido, em detrimento de novos personagens que compõem esta história.
Papai Noel, Mamãe Noel, enfeites, luzes, presentes, comércio, banquetes.............
Mas onde o verdadeiro sentido do Natal ? Onde está ? Esquecem que Jesus nasceu..
No nascimento de Jesus prenuncia-se a sua morte.O Sacerdote é ao mesmo tempo o próprio Sacrifício .
Mas Jesus nasceu ! É momento de Louvor ao único que merece toda a Honra, toda a Glória e toda a Adoração

Em Cristo

feliz natal
Jesus Nasceu !

SUZI

2006-12-16 16:10:52 · answer #5 · answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7 · 0 0

"Depende de nós, quem já foi ou ainda é criança, que acredita ou tem esperança, que faz tudo por um mundo melhor!" ... É querida, depende de nós, darmos continuidade às coisas que nos são importantes. Que tenhamos boa sorte! Que a comemoração do nascimento de Jesus esteja presente também em nossos corações.

2006-12-16 10:29:43 · answer #6 · answered by anjos 3 · 0 0

O natal virou comercio, apenas vendas é q interessam, o espirito dele nem existe mais, até pq Cristo nem nasceu em 25 do 12

2006-12-16 08:36:21 · answer #7 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 0 0

Sua impressão está correta, este ano tá todo mundo desanimado, nem parece que está perto do natal..!!!

2006-12-16 08:30:49 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

A religiosidade mudou muito no Brasil nesses últimos anos. Quando eu era criança, a maioria das pessoas eram católicas, e ainda mais aqui no interior, você quase não conhecia outras religiões. Hoje, a gente vê uma igreja nova em cada esquina, parece que surge uma por semana, e sempre tem muitas pessoas em todas as igrejas. Mesmo sendo a maioria cristã, acho que isso acaba com tradições como o Natal. Parece que existe uma espécie de "corrida pela espiritualização", e as pessoas só se interessam pelo que é novo e diferente, como se romper com os laços das religiões tradicionais pudesse torná-las mais espiritualizadas.
E no meio disso tudo, as tradições acabam sumindo, perdendo o significado. Já faz tempo que não só o Natal, mas Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança, e outros, são apenas datas comerciais, onde o consumismo manda e a única coisa que interessa é o presente.

2006-12-16 08:23:30 · answer #9 · answered by Minerva 2 · 0 0

A febre consumista destrói qualquer coisa que aparece em sua frente. Mas podemos tirar algo positivo disso tudo. Sua pergunta nos leva à seguinte reflexão. Diante desse estado de coisas, será que realmente, os cristão verdadeiros (como imagino que sejas) podem refletir verdadeiramente sobre o significado do Natal, que é a vinda de Cristo Salvador entre os homens. Para o cristão é isso que deve importar. É momento de alegria para todos!

2006-12-16 08:23:09 · answer #10 · answered by . 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers