English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que ainda impera o medo da repressão?

2006-12-15 21:57:40 · 6 respostas · perguntado por safiraceres 1 em Governo e Política Participação Civil

6 respostas

Isso é meio complicado, não deveria ser...mas é.
Essa apatia tem raízes mais profundas que pensamos. Na minha humilde opinião, o inconsciente coletivo ainda não se livrou da tutela do estado, estamos sempre procurando um SALVADOR DA PÁTRIA, uma espécie de super-herói que resolverá de uma única vez, todos os problemas e anseios da nação. Somos como adolescentes que brigamos, discutimos e reprovamos nossos país, mas não temos coragem de deixa-los pra seguir o nosso próprio caminho. A hora que entendermos que desenvolvimento é um processo contínuo, que temos que ser RESPONSÁVEIS pelas nossas escolhas e que por isso mesmo temos que nos aprofundar no tema:POLÍTICA; começaremos a deixar esta "adolescência" pra trás e a nos portar com mais maturidade.
A política não é pra ser complicada, coisa de intelectuais, ela interfere na vida de todos nós indistintamente. É bem verdade que um povo mais culto está propenso (nem sempre isso é uma verdade, vide EUA), não só por ter mais quantidade de informações mas também por saber interpretá-las melhor, a fazer escolhas menos desastrosas do que as que já fizemos por aqui. Mas não podemos e nem devemos deixar que meia dúzia de classes, que ainda são dominantes por que nós deixamos, resolvam sempre por nós o que é melhor...como se fossem os PAIS do Brasil.
A solução pra isso é simples, trabalhosa mas não difícil. Já que escolhemos a via democrática, temos que saber jogar o jogo. As pessoas que aí estão dando esse banho de corrupção e imoralidade foram eleitas por nós mesmos, isso temos que assumir. O que nos cabe é usar os erros como aprendizado, criarmos uma memória e uma consciencia nacional. Devemos ter sempre em mente que nosso voto de um único dia, poderá ser nossa decepção por, pelo menos quatro anos.
Por fim a história mundial nos mostra que nenhum regime, de nenhum grupo que se disser dominante, resiste por muito tempo a reação de um povo insatisfeito, consciente e mobilizado.

2006-12-16 05:13:36 · answer #1 · answered by Dudu Leone 44 2 · 0 1

sim

2006-12-16 06:03:02 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Porque preferimos sofrer com a corrupção no fotebol, já que a polícia só faz nos bater, enquanto a dos políticos pode nos matar. Ex.: Golpe de 1964.

2006-12-16 07:59:33 · answer #3 · answered by Aprendiz 5 · 0 1

Olhe-se no espelho e pergunte quem é VC?
Daí vc pergunta para si mesma, porque votar?
Se vc descobrir quem é vc, aí irá descobrir se é apática.

2006-12-16 07:45:01 · answer #4 · answered by Marcio B 4 · 0 1

Essa apatia talvez se deva a ver-mos sempre um grupo de pessoas denominados politicos só se aproveitando do poder publico enquanto outros passam fome, talvez pela necessidade de atender as prioridades urgentes de sobrevivencia, a justiça por sua vez ao aparecer uma situação que compromete alguma pessoa com muitos recursos, simplesmente não trata ou age como deveria, principalmente nas questões de peculato, corrupção e tudo que desmotiva o que gera uma certa incapacidade de combater provoca essa apatia e esse desinteresse pela politica.
Felizmente aos poucos e cada vez mais rápido as coisas estão mudando.

2006-12-16 06:58:36 · answer #5 · answered by Clainei Randeles 2 · 0 1

Apáticos... não sei. Talvez!
Que medo de repressão?
Vivemos o pior momento político da história.
Hoje em dia, quase toda a população tem consciência da desonestidade política e injustiça social.
Mas nós brasileiros somos pacatos por natureza, tolerantes, afetivos, boa índole (a exceção está nos políticos e na bandidagem conivente).
Safiracer, "repressão" é um termo largamente usado pela imprença, que mesmo no regime militar nunca afetou à população que trabalha e produz. O regime militar reprimiu a desordem, a insurreição, alguns movimentos de guerrilha, sindicatos ativistas da época, movimentos comunistas e do tipo MST ou MLST... coisas assim.
Claro que houve injustiça e a imprensa foi afetada pelo seu papel interferente nas ações políticas.
Mas concordo com você em parte.
Nosso povo não tem muito interesse em política.
.

2006-12-16 06:31:03 · answer #6 · answered by Francisco S 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers