Leme,
Se você doa, a integridade está na tua intenção. Na vontade de fazer o bem, na esperança de que esteja auxiliando a quem necessita (e tem muuuuuuitos por aí que necessitam mais do que nós aqui).
Se você recebe (faz parte da instituição, por exemplo), a integridade está no que você fará com o que recebe.
A quem destinará, o que destinará, e qual a melhor maneira de fazer e, principalmente, não fazer apenas doação do que recebeu (não adianta só alimentar, por exemplo - palavra de quem foi tesoureiro de uma instituição pequena durante os últimos 3 anos).
Mas, é necessário criar maneira de que as pessoas que recebem sejam beneficiadas por novos aprendizados que permita que elas passem a obter o próprio ganha pão.
Por exemplo, montando escolinhas para ensinar a costurar, ensinar a ser pedreiro, ensinar um pouco de informatica etc...
Ensinar a pescar (já ouviu isso né) ao invés de apenas dar o peixe.
Isso constitui a dignidade da pessoa - que é a maior porta que uma doação pode abrir a quem recebe.
Então, a integridade está em cada uma das atitudes - em cada um dos que participa do processo.
Importante é a gente ter clara a nossa parte - e fazer de forma íntegra (de preferência, procurando instituições que tenham um perfil no rumo desse que eu exemplifiquei).
Abraço
Márcio
2006-12-15 22:43:31
·
answer #1
·
answered by Marcio 4
·
0⤊
0⤋
Dízimo: O que quer dizer a palavra dízimo? O que era o dízimo nos tempos bíblicos?
Bem,sobre o dízimo alguém poderá afirma ou perguntar:
“Mas o dízimo não é bíblico?”
Sim, o dízimo é bíblico; pois está na bíblia.
Assim como também é bíblico e está na bíblia a lei sobre sacrifícios de animais, ofertas de cereais, a circuncisão, leis sobre animais impuros e puros para o consumo, festividades judaicas, incenso, o sacerdote arônico a guarda do sábado e muito mais.
Mas isso não quer dizer que ainda continuam em vigor para os cristãos.
Pois sabemos que tudo isso teve um fim não é mesmo?
Então por que só o dízimo continuaria em vigor e as outras coisas não?
Gálatas.5:18 "Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei"
Assim a bíblia que é nossa bussola nos orienta dizendo que não estamos mais debaixo da lei mosaica.
Então vimos que nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIU toda a lei mosaica, e assim Deus pôs fim a esta lei. Certamente é obvio que os cristãos não estão mais presos a tais regulamentos.
Mateus.5:17,18 e Romanos.7:6
De modo que não dão dízimos e nem têm também a obrigação de dar alguma oferta.
Pois Cristo já deu está oferta a Deus.
Hebreus.9:15
“De modo que é por isso que ele é mediador dum novo pacto, a fim de que, por ter havido uma morte para o [seu] livramento, por meio de resgate, das transgressões sob o pacto anterior, os chamados recebessem a promessa da herança eterna”
Portanto, guando Jesus morreu a própria bíblia diz, e não eu, que Jesus Cristo aboliu (Anulou) a lei de mandamentos que consistia em ordenanças da lei mosaica.
Efésios.2:15 “Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz;”
Colossenses.2:13,14 “Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas;e apagou o documento manuscrito [que era] contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”
Que ordenanças eram estas que Cristo anulou para seus seguidores?
Era tudo o que envolvia partes cerimoniais da lei do templo: Tais como; ofertas, dízimos, sacrifícios de animais e etc...Raciocine um pouco:
Assim como os sacrifícios de animais no templo não era mais necessários para os cristão, então sub-entende pela razão lógica e também pela bíblia que o dízimo também não.
Pois o dízimo já havia atingido o seu objetivo até nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIR o último sacrifício perfeito! leia:Romanos. 10:4
Mas é por meio da antiga lei do passado que Jesus Cristo nos libertou que muitos lideres religiosos pretendem manter muitas pessoas na sua tutela.
Leiamos Gálatas.3:13 e Tito.2:14
1Coríntios.7:23 ”Fostes comprados por um preço;Portanto não vos façais servos dos homens”
Vamos ler junto o que Cristo disse aos que querem viver da lei?
Lucas.11:52”Ai de vós,doutores da lei,que tirastes a chave da ciência;vós mesmos não entrastes,e IMPEDISTES os que entravam”
Assim milhares de igrejas impedem que o povo entre no descanso da graça, por novamente escravizá-los sob a lei! Gálatas.4:9
Estes lideres religiosos corruptos são como O apóstolo Paulo disse:
“Instrutores de ignorantes,mestres de crianças,tendo na lei a forma de sabedoria e verdade”Romanos.2:20
Estes lideres religiosos são como Cristo os descreveu em Mateus.15:14 e Mateus.23:16
Pra todo lugar que se vira há “abutres”e ladrões nas suas costas.E é somente você quem continua construindo a mentira que você mesmo quer acreditar.
1Coríntios.15:56 "O poder para o pecado é a Lei"
Portanto não peques mais por continuar a dar força ao pecado e a corrupção!
Pois estes homens não têm nenhum respeito ou verdadeiro temor de Deus.
Graças ao meu senhor Jesus Cristo, que ele me tirou desse poço sem fundos!
João.8:32
2015-08-28 10:10:00
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Segundo o adágio popular: "dinheiro é o diabo e este é o dinheiro". Isso se aplica até nas religiões, pois já tem pastores que, por ganhar tanto, não entram nem no inferno porque vai fazer concorrência!
Falando sério, no início, a maior parte do dízimo destinava-se manter as viúvas e os órfãos. Hoje, com o advento da previdência estatal, tem servido para os espertalhões fazerem fortunas pessoais. Ex.: LBV, RENACER, UNIVERSAL, etc.
2006-12-17 09:01:38
·
answer #3
·
answered by Aprendiz 5
·
0⤊
0⤋
Na oferta do dízimo estamos devolvendo a Deus uma parte do que Ele nos dá. Não é uma esmola, é um ato consciente de que contribuindo com minha Igreja estou contribuindo com os irmãos. Portanto é algo íntegro sim quando é feito por intermédio de igrejas sérias, que têm trabalhos sociais conhecidos e que aplicam esse dinheiro em favor da comunidade e não para o próprio bolso dos pastores.
2006-12-16 02:21:46
·
answer #4
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
Olha amigo os dizmos e ofertas é um ato de fidelidade com Deus independente das opniões exteriores.
2006-12-16 01:47:55
·
answer #5
·
answered by M. A. D. S. 5
·
0⤊
0⤋
Desde que não comprometa o sustento de quem oferta. Agora obrigar o fiel a dar, isto é pilantragem da pura.
2006-12-16 00:52:27
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Te digo, vc como bom religioso fará a sua perte entregando os 10% de dizimos e fazendo ofertas se necessários, o que vão fazer com o dinheiro e assunto da Igreja e vão prestar contas com Deus depois.....
2006-12-15 20:43:51
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ô meu brother, integrantes de partido politicos como o PT, por exemplo, pagam não 10% é sim 25%. Se vc acredita, crê que em uma ideologia faça o melhor. O dizimo e ofertar é apenas um mandamento de Deus para que sua obra germine em lugares antes secos, e dê frutos.
è claro que como qualquer denominação ou instituição tem o seu fruto podre corrompido por esse "poder"ou ganancia. Reflita, abraços.
2006-12-15 19:00:11
·
answer #8
·
answered by valdenir C 1
·
0⤊
0⤋
Até quando o dinheiro é usado exclusivamente para melhorias na igreja, ajuda a instituições de caridade e etc. Oque não pode é virar uma coisa comercial que busca o lucro na fé das pessoas.
Se você quiser ta aki um video de como uma igreja nao deve ser: http://www.youtube.com/watch?v=t-W08nr2oes
2006-12-15 18:32:03
·
answer #9
·
answered by TonyIommi 1
·
0⤊
0⤋
Até o ponto em que, quem recebe, não abuse da crença dos fieis. Exorbitando nestas cobrança. E em que, quem paga não achar que esta fazendo negócios com Deus comprando um terreno no céu.
2006-12-15 18:10:19
·
answer #10
·
answered by poeta 6
·
0⤊
0⤋