O que ocorre é que a partir daí(em avanços de pressão ou temperatura) a fase líquida deixa de existir(veja que ele é o fim da curva de vaporização).A densidade da fase líquida esta tão baixa que ele é indistinguivel de gás.
As coordenadas no gráfico P X V do ponto crítico são a temperatura critica e a pressão crítica.
A partir da temperatura critica, não é mais possível produzir liquido aumentando a pressão sobre o gás.
A pressão crítica é a pressão de vapor da temperatura critica.
Pressão de vapor(que depende da temperatura) é a pressão exercida por um vapor sobre o liquido que o originou quando ambos estão em equilíbrio(taxa condensação=taxa de vaporização).A qualquer tempertura, liquido forma vapor até que a pressão desse vapor seja a Pressão de vapor.Ou seja, quanto mais volátil o liquido, maior sua pressão de vapor.
Esse negócio é complicado..não encontro no índice remissivo do Halliday 2(geralmente usado em cursos de exatas), e algumas escolas (Batista de BH) estão cobrando de seus alunos do 3o ano do ensino médio.Coitado do pessoal....
Recomendo ler os artigos da wikipedia sobre ponto críitico e diagrama de fase(inglês).Existem links neles para tópicos relacionados.
http://en.wikipedia.org/wiki/Critical_point_(thermodynamics)
http://en.wikipedia.org/wiki/Phases_of_matter#Phase_diagrams
2006-12-15 18:12:29
·
answer #1
·
answered by gabrl 1
·
2⤊
0⤋
Nó ponto critico não coseguimos distinguir mais entre gases e líquidos.
O ponto crítico é término da curva de vaporização, que é a curva num gráfico de pressão por temperatura, onde se relacionam a pressão e a temperatura que um fluido muda da fase gasosa para a líquida, ou vice-versa.
Por exemplo, quando se aumenta a pressão de um gás gradativamente, sendo que este se encontra abaixo da temperatura critica, haverá um ponto em que ocorrerá a liquefação desse gás. Isso é visível porque durante a vaporização podemos ver duas fases, ou sejá existe uma grande diferença de propriedades entre a fase gasosa e liquida, o que causa uma ruptura em dua fases. Agora por exemplo se o gás estivesse com a temperatura acima da temperatura crítica, e aumentassemos a pressão da mesma forma a mudança da fase não seria perceptível, ou seja o gás iria se tranformar em líquido de forma gradual sem ruptura.
O mesmo ocorre quando o gás se encontra acima da pressão crítica e tentamos liquefaze-lo abaixando a temperatura, ou seja, a mudança de fase seria gradual e imperseptível.
Uma fase é geralmente considerada um líquido quando ela pode ser vaporizada pela redução da pressão a uma temperatura constante. Uma fase é considerada um gás se ela pode ser condensada pela redução da temperatura a pressão constante. Assim acima da pressão e temperatura critias, a substancia não é gás nem líquido, e sim um fluido supercritico
Normalmente para medirmos o ponto crítico enchemos um tubo herméticamente fechado com o o fluido e aquecemos. Se o tubo estiver praticamente cheio e o restante preenchido com vapor em equilíbrio com o líquido, quando aquecermos, o menisco começara a subir devido a dilatação térmica do líquido, até que o líquido complete todo o tubo.
Se o tubo estiver quase vazio, o menisco começara a descer, enquanto o líquido evapora até a ultima gota. Agora se o líquido estiver em um nível muito específico, intermediário aos outros dois, quando aquecermos, o menisco não irá se movimentar, e a medida que o ponto crítico se aproxíma o menisco se torna indefinido, depois uma névoa e finalmente desaparece.
Normalmente os fluidos supercriticos, tem caracteristicas intermediárias a líquido e gases, sendo utilizados em aguns processos especiais, como a extração supercritica, pois possuem baixa viscosidade (igual aos gases) gerando baixa perde de carga e dissolvem muito bem outras substancia ( igual aos líquidos)
2006-12-16 20:00:22
·
answer #2
·
answered by adriano2 2
·
1⤊
0⤋
No ponto crítico de um gás, suas moléculas, ao se movimentarem no interior da sua estrutura, liberam muita energia, provocando aumento significativo da temperatura, até chegar o momento em que elas se rompem, provocando uma grande explosão, mesmo sem a presença de uma fonte externa de calor.
2006-12-16 08:47:17
·
answer #3
·
answered by marcianito 5
·
0⤊
1⤋
DEPENDENO DO GÁS ELA SE ESPANDE.
E DE OUTROS GAZES ELA ESPANDE E CABUM.
EXPLODEM.
2006-12-15 23:20:42
·
answer #4
·
answered by Reporter Corujinha 3
·
0⤊
1⤋
Explosao pummmm
2006-12-15 23:19:22
·
answer #5
·
answered by lua 5
·
0⤊
1⤋
VIRA UM PUM....
2006-12-15 23:18:13
·
answer #6
·
answered by cellao10 4
·
0⤊
1⤋